O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, pode causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados.
Os estudiosos também identificaram, pela primeira vez, a presença da enzima ACE no veneno, molécula nunca antes encontrada em escorpiões. Em mamíferos, essa enzima tem a função de regular a pressão arterial.
O principal sintoma é a dor, embora muitas vezes acompanhada de formigamento e vermelhidão. Pode haver também aumento da sudorese, assim como, aumento da frequência cardíaca, vômitos, tremores e, nos casos graves, edema pulmonar, insuficiência cardíaca e até morte. Crianças tem maior chance de quadros graves.
O que é bom para cortar o efeito do veneno do escorpião?
Aplicar compressas frias no local para retardar a absorção do veneno; Manter o local da picada voltado para cima; Não cortar, furar, apertar ou espremer o local da picada; Beber bastante água.
Não. Na realidade, o escorpião morre desidratado pela ação do calor intenso. Os movimentos que simulam uma ferroada nada mais são que reação de defesa a um agressor, no caso, o fogo.
- Lavar o local da picada com água e sabão. - Manter o local da picada voltado para cima. - Não cortar, furar, nem apertar o local da picada. - Beber bastante água.
O lixo, por exemplo, atrai baratas, que servem de alimentação para os aracnídeos. Para a moradia e acesso, eles procuram entulhos e se infiltram em redes de esgoto, tubulações de água e de energia, que são ambientes mais escuros e úmidos.
A grande maioria dos acidentes com escorpiões é leve e o quadro local tem início rápido e duração limitada. Os acidentados apresentam dor imediata, vermelhidão e inchaço leve por acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor) localizadas, cujo tratamento é sintomático.
Todos devem estar atentos, pois picadas de escorpião podem ser dolorosas, além de deixar a região afetada inchada e avermelhada. - Lavar o local da picada com água e sabão. - Manter o local da picada voltado para cima. - Não cortar, furar, nem apertar o local da picada.
Qual escorpião é mais perigoso, o amarelo ou o preto?
No Brasil, existem 4 principais espécies: - Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) - Encontrado em todas as regiões do país. É o que mais preocupa por ser considerado o mais venenoso.
Evitar acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das residências; Em casas e apartamentos, utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; Afastar camas e berços das paredes; Evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão.
Encontrado em praticamente todo o Brasil, o escorpião gosta de lugares escuros e costuma se esconder debaixo de pedras, folhas, troncos de árvores ou montes de entulho deixados num canto da casa ou do quintal.
Qual é mais perigoso, escorpião adulto ou filhote?
Tanto o escorpião adulto quanto o filhote são perigosos e em nenhum dos casos o veneno é despejado totalmente. O biólogo Bruno Corrêa Barbosa explica que escorpiões adultos possuem um estoque superior de veneno por serem animais maiores, enquanto os filhotes armazenam veneno em quantidade menor.
Escorpiões são notoriamente difíceis de matar. Esses aracnídeos venenosos estão acostumados a viver sob condições extremas, portanto, o uso de inseticidas não dá conta do recado. A forma mais segura de matar escorpiões é perfurando seu exoesqueleto com um objeto pontiagudo.
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada que dura de algumas horas até dois dias.
Entre os seus predadores estão camundongos, quatis, macacos, sapos, lagartos, corujas, seriemas, galinhas, algumas aranhas, formigas, lacraias e os próprios escorpiões.
Esses animais são venenosos, porém pouco agressivos. As picadas quase sempre são acidentais e ocorrem quando eles são tocados ou se sentem ameaçados.Na picada o escorpião injeta veneno com um ferrão localizado na ponta da cauda.
O escorpião não sobe paredes, necessariamente. Ele ganha acesso a partes mais superiores de condomínios porque entra por tubulações de água, esgoto e até mesmo por dentro da estrutura do prédio, através dos dutos de energia.
Em pacientes com sintomas mais graves, é necessário o uso do soro antiescorpiônico, que será prescrito pelo médico do pronto atendimento, para cortar o efeito do veneno no organismo.
A grande maioria dos acidentes com escorpião não apresenta gravidade significativa. Os acidentados geralmente experimentam dor imediata, vermelhidão e inchaço devido ao acúmulo de líquido, piloereção (pelos em pé) e sudorese (suor), que desaparecem rapidamente.
A aplicação de um cubo de gelo envolvido em plástico e em um pano fino na ferida reduz a dor. A utilização de um creme ou pomada que contenha um anti-histamínico, um anestésico, um corticosteroide ou uma combinação deles é geralmente útil.