O clonazepam, mais conhecido pelo nome comercial Rivotril, é um medicamento que pertence à classe das benzodiazepinas, a mesma a qual também fazem parte diazepam, alprazolam, bromazepam, lorazepam, midazolam e vários outros.
Clonazepam pertence à classe dos benzodiazepínicos, medicamentos que causam inibição leve do sistema nervoso, com consequente ação anticonvulsivante, sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante.
Clonazepam 2mg Genérico Legrand 30 Comprimidos é um medicamento indicado para tratar crises epilépticas e espasmos infantis, ansiedade, pânico, fobia social, depressão, síndromes psicóticas, inquietação, dentre outros distúrbios. Uso adulto e pediátrico, de acordo com o quadro e indicação médica.
Clonazepam (Rivotril): Para que serve, efeitos e riscos – Saiba mais. Disponível em gotas ou em comprimidos que podem ser consumidos via oral ou sublingual, o clonazepam, conhecido pelo nome comercial Rivotril, é um medicamento potente e de efeito rápido, porém com muitos riscos, incluindo o de dependência.
Tanto o Rivotril (clonazepam) quanto o Diazepam são medicamentos benzodiazepínicos usados para tratar sintomas causados por transtornos de ansiedade, entre outros. Em geral, o efeito sedativo do Rivotril pode ter uma ação mais prolongada em comparação com o Diazepam.
Quando o problema é ansiedade, são preferidas medicações do grupo dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina para substituir o clonazepam, de modo geral. Na insônia, deve-se procurar a causa e, se não for encontrada causa específica, medicações como a mirtazapina e a trazodona são preferidas.
E o comprimido sublingual, que é de 0,25 mg, é uma dose baixinha e de uma ação rápida, porque é feito para ter uma ação rápida mesmo quando a pessoa está tendo, por exemplo, uma crise de pânico – é quando é mais utilizado.
O comprimido de clonazepam de 2 mg é o mais forte disponível. Outras opções são os comprimidos de clonazepam 0,25 mg (sublingual), de 0,5 mg ou a solução oral de 2,5 mg/mL. A dose de clonazepam depende do problema a tratar e deve ser ajustada individualmente pelo médico.
Sonolência, dor de cabeça, infecção das vias aéreas superiores, cansaço, gripe, depressão, vertigem, irritabilidade, insônia, perda da coordenação de movimentos e da marcha, perda do equilíbrio, náusea, sensação de cabeça leve, sinusite e concentração prejudicada.
Apelidado na internet de “Rivotril Natural”, por ser comprovadamente uma erva relaxante que melhora a saúde mental, o chá de Mulungu é comumente usado por quem busca dormir a madrugada inteira.
Ambos são medicamentos da classe benzodiazepínicos, porém, Lexotan tem em sua composição o Bromazepam, já o Rivotril, Clonazepam, ambos usados para tratar transtornos de ansiedade, porém o Rivotril também é usado no tratamento de desordens convulsivas, que é uma diferença notável entre os dois medicamentos.
Os remédios não-benzodiazepínicos, como a buspirona, são remédios ansiolíticos da classe azapironas, que não acarreta riscos de abuso, dependência ou abstinência, nem interage com outros remédios hipnóticos ou álcool. Além disso, esta substância também não apresenta sedação ou alterações a nível psicomotor.
O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.
Qual o melhor calmante para controlar ansiedade e nervosismo?
Nervocalm® é indicado como auxiliar no tratamento da ansiedade (angústia), nervosismo, irritabilidade, inquietude, impulsividade, agitação, depressão (melancolia), insônia, sono perturbado, tremores, palpitação e cefaleia (dor de cabeça).
O Rivotril ou outro medicamento da mesma classe se a idéia é deixar de usa-lo um dia, deve-se ir substituindo aos poucos por outro diazepínico que tenha meia-vida maior. Converse com seu médico, pois existem várias formas, a depender de qual sintoma de abstinência.
A Melatonina proporciona um efeito hipnótico e sedativo, ajudando a promover a manutenção do sono. A dose aprovada e recomendada pela ANVISA é de 0,21 mg por dia para adultos maiores de 19 anos. Deve ser tomada por via oral, na forma de comprimido ou gotas, 1 a 2 horas antes de deitar.
O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepinicos. Tem efeito ansiolítico o que pode promover o sono. O Zolpidem é um medicamento indutor de sono. Geralmente não é necessário o uso concomitante desses dois medicamentos embora não haja contraindicação formal.
O clonazepam, mais conhecido pelo nome comercial Rivotril, é um medicamento que pertence à classe das benzodiazepinas, a mesma a qual também fazem parte diazepam, alprazolam, bromazepam, lorazepam, midazolam e vários outros.
Alimentos gordurosos: Alimentos ricos em gordura podem retardar a absorção do clonazepam, mas isso não é geralmente considerado um problema sério. No entanto, se você perceber que o medicamento não está funcionando tão bem quanto deveria, pode ser útil evitar consumir alimentos muito gordurosos ao mesmo tempo.