As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.
Geralmente coloridas, as bolas representam os desejos humanos para a época, como amor, alegria, felicidade e esperança. Elas podem aparecer em tamanhos e materiais diferentes, mas sempre deixam qualquer decoração natalina mais alegre.
Qual o significado das bolas de Natal para os evangélicos?
Não há árvore sem bolas
Inicialmente, São Bonifácio decorou esta árvore com maçãs, que representavam tentações. Porém, hoje as esferas aludem aos dons que Deus deu à humanidade, segundo a fé cristã; por exemplo, sabedoria, compreensão, piedade e força, entre outros.
Olha, as bolas usadas na decoração de fim de ano, representam os frutos da árvore de Natal, os desejos e boas intenções da data, sabe? Então, cada uma pode ser dedicada a uma intenção, por exemplo, saúde, felicidade e amor!
Segundo a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho. Para convertê-los, São Bonifácio derrubou a árvore e mostrou às pessoas que nada havia acontecido com ele. Assim, aproveitou a oportunidade para convertê-las ao cristianismo.
VOCÊ SABE QUAL FOI A VERDADEIRA ORIGEM DA ÁRVORE DE NATAL? - RODRIGO SILVA E MARCELA TAÍS
O que significa a árvore de Natal para os evangélicos?
A “Árvore de Natal” é um símbolo natalino que representa agradecimento pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O costume de preparar este belo complemento do presépio foi passando de vizinhança em vizinhança, alcançando hoje até países onde a neve é um fenômeno desconhecido.
Alguns acreditam que o item foi inspirado na árvore do paraíso, símbolo do Jardim do Éden apresentado em uma popular peça teatral da Idade Média sobre Adão e Eva. Outros acreditam que seja uma evolução das pirâmides de Natal, estruturas de madeira decoradas com galhos de pinheiros e figuras religiosas.
Qual o significado das bolinhas penduradas na árvore de Natal?
As coloridas bolas de Natal, colocadas nas pontas dos galhos dos pinheiros ou árvores artificiais, representam os frutos da vida humana e seus desejos, tais como amor, esperança, perdão e alegria. De formas e tamanhos diferentes, os enfeites também representam os gestos concretos de amor entre irmãos da Terra.
Quantas bolas são necessárias para uma árvore de Natal?
"Por exemplo, uma árvore de Natal de 180 centímetros (1,8 metro) precisaria de 37 bolas, cerca de 919 centímetros de fita e 565 centímetros de luzes, e seria necessário um anjo ou estrela de 18 centímetros para arrematar a decoração perfeita", destacou a universidade.
Então, como a gente viu, não existe nenhuma razão bíblica legítima para não celebrar o Natal em dezembro, ou para não montar uma árvore de Natal, nem para não colocar decoração de Natal na sua casa. Ao mesmo tempo, também não há um mandamento bíblico nem ao menos para celebrar o Natal.
Um soprador de vidro da cidade de Lauscha, no leste da Alemanha, inventou no século 19 os adereços para decorar a árvore de Natal. Assim nasceram as bolas usadas até hoje como decoração.
O que significam as bolas de Natal no mundo espiritual?
O significado das bolas de Natal para os evangélicos está relacionado à representação simbólica de diferentes aspectos do nascimento de Jesus Cristo. Cada bola possui um significado específico, como a bola vermelha que representa o sangue de Cristo derramado na cruz, ou a bola dourada que simboliza a realeza de Jesus.
O Natal - que para os cristãos marca o nascimento de Jesus, o filho de Deus - é celebrado em 25 de dezembro ou 7 de de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos. A natividade é descrita no Novo Testamento da Bíblia, mas os evangelhos de Mateus e Lucas dão versões diferentes para o evento.
Para os cristãos, as luzes de Natal expressam a iluminação trazida ao mundo pelo nascimento de Jesus. Todas essas luzes saúdam o início de uma nova era, a Era Cristã. As velas, por serem perigosas, foram substituídas pelos pisca-piscas com a generalização da eletricidade.
As bolas coloridas colocadas nas árvores, simbolizam os frutos da prosperidade e da vida humana com os seus grandes desejos, tais como o amor, alegria, paixão, felicidade, sucesso, perdão e paz.
Definido o tema da decoração da árvore, separe os enfeites e comece de baixo para cima com cada tipo de adorno, por exemplo: – Comece com as bolas: maiores em baixo, menores em cima. – Em seguida os laços, seguindo a mesma regra.
Qual o significado da árvore de Natal para os evangélicos?
A crença é de que Martinho Lutero foi o precursor das árvores iluminadas. Ele estaria caminhando para casa em uma noite de inverno estrelada, quando notou que o brilho das estrelas refletia nos pinheiros, o que fazia uma bela visão.
Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante à que se faz nos atuais dias. Essa tradição passou aos povos Germânicos, que colocavam presentes para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.
O dia de aniversário de Ninrode era 25 de dezembro, esta é a verdadeira origem da “Árvore de Natal”! Por meio de suas artimanhas e de sua astúcia, Semíramis converteu-se na “Rainha do Céu”dos Babilônicos, e Ninrode sob vários nomes, converteu-se no “Divino Filho do Céu”.
A planta é utilizada por simbolizar a vida, já que é uma das poucas árvores que se mantém verdes mesmo no inverno, quando quase todas perdem suas folhas. Além disso, a tradição de montar o pinheiro no Natal e enfeitá-lo abrange diversas religiões, como católicos, protestantes, ortodoxos e até mesmo, ateus agnósticos.