O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.
Qual o verdadeiro significado do batismo na Bíblia?
Nós podemos definir o batismo como um ato litúrgico de inserção numa comunidade. Para o povo judeu a circuncisão era a forma de inserção do indivíduo na comunidade judaica. Da mesma forma, o batismo com água é o meio de inserção do cristão no corpo de Cristo, a Igreja. É ele que inicia o novo membro no corpo de Cristo.
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
O batismo é uma das coisas que os recém-convertidos ouvem falar quando chegam à igreja. Ele marca uma etapa importante de vida do cristão. Contudo, nem todos sabem que há três tipos de batismo. São eles: batismo nas águas, batismo com o Espírito Santo e batismo de fogo.
Terminologia. Nada mais é que o étimo grego "βαπτο" (bapto), ao qual se acrescentou o sufixo “-ismós” para formar "βαπτισμα" (baptisma), inarredavelmente significa “imersão”, posto que exatamente esta é a etimologia do verbo “βαπτιζειν” (baptizein, "imergir"/"mergulhar").
VOCÊ SABIA - QUAL O VERDADEIRO MOTIVO DO BATISMO DE JESUS?
Qual é o objetivo do batismo?
O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência. Confere uma vida nova.
O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.
O batismo é nosso renascimento espiritual. Ele nos limpa da cabeça aos pés e permite que tenhamos a companhia do Salvador por meio do dom do Espírito Santo. Ele irá acompanhar-nos em todos os caminhos da vida.
O batismo nos dá, pela primeira vez, a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração. Junto com a graça recebemos o dom da fé, da esperança e da caridade, assim como todas as demais virtudes que devemos procurar proteger no nosso coração.
Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse. Ele deu o exemplo para nós, obedecendo ao mandamento de Deus de ser batizado. Quando Jesus saiu da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Deus falou do céu, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.
Quando Jesus foi batizado, Mateus registra que Ele “saiu logo da água” (Mateus 3:16). Essa imersão completa na água simboliza renascimento, à medida que uma pessoa é imersa na água e se levanta, limpa e comprometida a seguir a Jesus Cristo e Seu evangelho.
A Festa do Batismo do Senhor, está sendo celebrada neste ano da graça de 2023 na primeira segunda-feira após o domingo da Epifania. Com o Batismo do Senhor, encerra o ciclo das Festas da Manifestação do Senhor, o ciclo de Natal. Comemoramos o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão.
O batismo, portanto, não faz parte da salvação, porém é um processo que acontece na vida do cristão depois que ele aceita Jesus em sua vida. Para ser salvo é preciso crer em Jesus Cristo, portanto, se uma pessoa se converter e, por algum motivo, não se batizar a tempo ela será salva sem qualquer impedimento.
Pelo Sacramento do Batismo renascemos, em nome da Santíssima Trindade, como filhos e filhas de Deus, e somos acolhidos na Igreja, comunidade de fé. Acolhidos não por acaso, mas para vivermos uma missão, a de testemunharmos Jesus Cristo.
Permite-o crescer no bem pelas virtudes morais, concede o poder de viver e agir sob a ação do Espírito Santo, o faz membro do Corpo de Cristo e o incorpora à Igreja (CIC 1266, 1267).
Quem foi a primeira pessoa a ser batizada na Bíblia?
De acordo com os textos bíblicos, João era parente de Jesus. Ele era filho de Zacarias, um sacerdote, e de Isabel, uma prima de Maria, a mãe de Jesus. Segundo a literatura sagrada, Jesus iniciou sua missão evangelizadora somente após ter sido ele próprio batizado pelo primo nas águas do Rio Jordão.
Batismo vem do grego baptizein e “significa 'mergulhar', 'imergir'. A 'imersão' na água simboliza a sepultura do catecúmeno na morte de Cristo, de onde sai pela ressurreição com Ele como 'nova criatura'” (nº 1214).
O símbolo batismal mais importante e significativo é, sem dúvida, a água. Aprofundar este símbolo é penetrar no sentido e na espiritual idade do batismo. Ora, o sentido da água aparece muito bem na oração feita sobre ela.
O batismo, além da graça da filiação divina, concede o perdão dos pecados. A criança possui pecado? Sim, ela possui o pecado original, que significa o mal cometido por Adão e Eva. Eles foram chamados à santidade original – todos os homens foram e são chamados à santidade em Adão e Eva.
O batismo consiste em uma breve imersão na água. Essa é a maneira como Jesus Cristo foi batizado. O batismo por imersão é um símbolo sagrado da morte, sepultamento e Ressurreição de Jesus Cristo; representa o fim de sua antiga vida e o início de uma nova vida como discípulo de Jesus Cristo.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).