Números 14:26-39 Almeida Revista e Corrigida (ARC)
Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim. Dize-lhes: Assim como eu vivo, diz o SENHOR, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, possa gloriar-me de não ter corrido nem ...
Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moises; Deus teve que esperar toda a raça dos murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.
Tem um salmo na bíblia que diz: Reclamar é como estar em uma areia movediça, quanto mais reclamamos mais afundamos. Um abismo chama outro abismo” (Salmos 42:7). E realmente é isso que acontece. Quando reclamamos, vivenciamos o que está ruim o tempo todo e isso não trará soluções nem ao menos acalanta nossa angustia.
Versículos sobre Murmuração - Versículos de Murmuração
O que acontece com quem vive reclamando?
"Reclamar constantemente pode afetar nossas relações sociais e retroalimentar um humor deprimido ou irritadíço. O comportamento de se queixar por si só não é nocivo. Inclusive, ele é importante em algumas situações da nossa existência.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para utilidade da edificação, para que dê graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
A murmuração é um típico pecado da língua, pelo qual a pessoa expressa seu aborrecimento e má vontade para realizar alguma ação que não lhe é agradável.
A prática de murmurar é um perigo que pode minar nossa vida espiritual, prejudicar a comunhão na igreja local e nos impedir de desfrutar das promessas divinas. Vamos meditar sobre isso juntos. A palavra “murmurar” tem raízes profundas na Escritura. Ela vai além de simples reclamações ou insatisfações.
A vida espiritual do murmurador se esfria e definha. O murmurar é falar baixinho, para não ser ouvido pelos outros nem as claras e nem frente a frente. Sempre murmuramos contra alguém ou alguma coisa. E isso nos leva a sermos falsos uns com os outros e contagia pessoas que estão a nossa volta.
Podemos não perceber, mas a murmuração nos afasta de Deus, pois quando murmuramos não estamos sendo capazes de enxergar tudo aquilo que ele tem feito em nossas vidas. Nosso Senhor é fiel conosco e não se alegra da ingratidão. Ser grato é um ato de adoração e que demonstra confiança em Deus.
É aquela reclamação constante, um descontentamento que muitas pessoas mostram, é o falar mal da vida, é o falar mal de pessoas, o questionamento malicioso, é a difamação, é o desacreditar, é o maldizer.
A murmuração configura um ato de impiedade extrema contra Deus. Além de revelar ausência de fé, limita a nossa capacidade de enxergar as ações de Deus. A murmuração cega-nos diante de Deus. Não lembramos das grandes obras do Senhor em nossa vida.
A rebelião liderada por Coré era uma murmuração não apenas contra a autoridade de Moisés e Arão, mas também contra o próprio Deus (Nm 16.1,11). Coré e duzentos e cinquenta aliados questionaram a escolha divina de confiar à liderança do povo e o ministério a Moisés e Arão (Nm 16.2-3).
Quando precisamos de Sua ajuda, Ele nos provê auxílio de modo a exigir que façamos coisas difíceis que nos edificarão e fortalecerão. Murmurar contra o Senhor é mostrar que temos falta de fé em Seu conhecimento do que é melhor para nós.
Murmuração não nos distingue dos ímpios como filhos de Deus sem defeito. Deixamos de brilhar como astros. Outra noção do versículo 15 é que devemos ser distinguidos da geração corrupta e ainda mais brilhar como astros no meio deles. Há quilômetros de distância entre deixar de murmurar e estar satisfeito em Deus.
No v. 10, ele faz a seguinte advertência: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”. Esse versículo é uma referência ao episódio narrado no texto de Números 14, quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor por causa da murmuração.
Alternativas para não ceder ao descontentamento e buscar a humildade; Como promover a gratidão e evitar a murmuração; Como escolher a confiança em Deus e abandonar a prática da murmuração.
Isso significa que um crente que vive praticando a murmuração já se encontra espiritualmente morto, perdeu a comunhão com o Senhor e não tem mais o prazer nas coisas espirituais. Logo, o seu destino é a morte, que, à luz do Antigo Testamento, infelizmente, tem caráter físico e espiritual.
26 Se alguém entre vós supõe ser religioso, e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a religião desse é vã. 27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se imaculado do mundo.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; 13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-o vós também.
20 Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo: Até sete; mas, até setenta vezes sete.