O volume uterino varia normalmente de 90 a 240 cc, entre a mulheres em idade fértil. No período pré-menstrual e menstrual pode estar um pouco mais elevado e depois de terminado o fluxo volta a diminuir.
O parâmetro consultado nos exames de ultrassom é o de circunferência, medida em termos de volume. Para um útero “normal” de mulheres sem filhos, o padrão é de 50cm³ a 90cm³. Porém, são também possíveis valores em torno de 30cm³ e até 160cm³ para mulheres que já tiveram uma ou mais gestação.
O volume uterino considerado normal para mulheres adultas é entre 50 e 90 cm3, podendo variar de acordo com a idade da mulher, alterações hormonais e com o fato da mulher estar grávida, sendo notado nesse caso que o volume do útero aumenta à medida que a gravidez se desenvolve.
O útero é um órgão fundamental no sistema reprodutor feminino. Mede entre 6 e 10 cm e tem formato de uma pera de cabeça para baixo. Com sua grande capacidade de expansão, o útero pode aumentar em várias vezes seu tamanho, chegando a cerca de 35 centímetros de altura no final da gestação.
Durante a idade fértil, o esperado é que o tamanho do útero fique entre 6,5 a 10 cm de altura, por cerca de 6 cm de largura e 2 a 3 centímetros de espessura. Em alguns casos, no entanto, uma má-formação congênita impede o desenvolvimento completo deste órgão, originando o que chamamos de útero infantil ou hipoplásico.
Aprenda sobre Útero e entenda seu Exame Transvaginal em 5 minutos Thalia Maia Ginecologista Brasília
Qual tamanho do útero saudável?
Um útero, que apresenta um formato semelhante ao de uma pera, em sua condição normal, apresenta cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura (dimensões modificadas durante uma gravidez). O útero destaca-se por ser um órgão relativamente móvel e fixado por ligamentos.
Em relação ao IMC pré-gestacional, calculado conforme o peso relatado pelas pacientes, as que estavam abaixo do peso tiveram comprimento médio do colo de 37,9 ± 9,7 mm, as com IMC normal apresentaram média de 37,3 ± 7,9 mm e nas com sobrepeso ou obesidade o comprimento médio do colo foi de 39,1 ± 9,4 mm ( p = 0,565).
O volume ovariano normal de uma paciente que se encontra no período de vida reprodutivo é de 3 a 9 cm³; A ultrassonografia transvaginal consegue avaliar o colo uterino, porém não pode substituir a realização do exame de Papanicolaou.
Como é feito o cálculo para achar o volume do útero?
O volume uterino foi calculado pela fórmula: DL X DAP X DT X 0,45. Nesta etapa também foram consideradas somente as pacientes sem doença uterina. Este trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Já o colo do útero tem entre 2,5 e 3 centímetros e o útero propriamente dito tem em torno de 5 centímetros e pode pesar de 40 a 60 gramas no caso de mulheres que nunca tiveram filhos.
O útero aumentado pode ser indicativo de doenças como miomas, pólipos, adenomiose e tumores. A endometriose pode não alterar o volume uterino. Uma avaliação médica é necessária para correlacionar o quadro clínico com exames complementares.
O esperado após a 20ª semana de gestação é que a altura uterina coincida com a idade gestacional. Ou seja, para uma gestação de 23 semanas, a altura deve estar em torno de 23 cm. Via de regra, o crescimento é de 0,7 cm por semana.
O tamanho normal do útero durante a idade fértil pode variar entre 6,5 a 10 centímetros de altura por cerca de 6 centímetros de largura e 2 a 3 centímetros de espessura, apresentando uma forma semelhante a uma pera invertida, o que pode ser avaliado através de uma ultrassonografia.
Podem cursar com irregularidade menstrual, dor pélvica, cólicas menstruais, infertilidade, dor na relação sexual, etc. A simples presença do mioma e da adenomiose não indicam a cirurgia por si só. Não se retira o útero apenas pelo tamanho.
Qual o tamanho do útero que é necessário fazer cirurgia?
Um utero de 326 de volume com miomas de ate 6 cm , é um útero relativamente grande e na maioria das vezes necessita de cirurgia, mas o que vai determinar a indicação ou não da cirurgia são principalmente os sintomas da paciente.
O volume uterino varia normalmente de 90 a 240 cc, entre a mulheres em idade fértil. No período pré-menstrual e menstrual pode estar um pouco mais elevado e depois de terminado o fluxo volta a diminuir.
O volume uterino pode chegar até a 140 cm3 pois o volume uterino pode sofrer influencia da idade, paridade e fases do ciclo menstrual em que foi realizado. Então este volume citado pode ser considerado normal se o útero não apresentar nenhuma anormalidade da forma e textura.
Os ovários são órgãos em formato de amêndoas que possuem cerca de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Eles estão localizados na porção superior da cavidade pélvica, um em cada lado do útero.
A avaliação da altura uterina é realizada com fita métrica flexível. Consiste da medida da distância da borda superior da sínfise púbica até o fundo do útero, estando a mulher em decúbito dorsal, com a finalidade de observar o crescimento fetal que é normalmente 4 cm por mês (REZENDE, 2005).
Qual o tamanho normal do ovário direito e esquerdo?
Ovários normais tem de 3 a 18 cm cúbicos. Durante a ovulação, por exemplo, o ovário que se prepara para liberar um óvulo, vai ficar um pouco maior que o outro. Mulheres que tomam algum método contraceptivo hormonal, como a pílula, que inibe a ovulação, também podem ter os ovários até um pouco menores.
O útero é um órgão que apresenta um formato que lembra uma pera e possui cerca de 7,5 cm de comprimento, 5 cm de largura e 2 cm de colo. Na mulher que nunca teve filhos, o útero pode apresentar cerca de 40 a 60 gramas; já na mulher que já teve bebês, ele pode apresentar entre 60 e 80 gramas.
Se houver presença de tecido endometrial de forma difusa pelo miométrio, o útero pode aumentar de tamanho, chegando a ter o volume semelhante ao de uma gravidez de 11 ou 12 semanas. Dor e uma pequena distensão da região inferior do abdômen são sintomas possíveis.