Para a Hilux 3.0 Diesel, o óleo recomendado deve atender às especificações técnicas da Toyota. Geralmente, óleos 5W-30 ou 10W-40, classificados como API CJ-4 são os mais adequados. Esses óleos garantem uma boa viscosidade, protegendo o motor em diferentes condições de temperatura e operação.
Pode usa tranquilamente, eu uso também 15W40, só que da Ipiranga. Tenho uma Hilux AT 2010 com 108 mil KM Troquei o Óleo coloquei o Top Turbo 15w 40. O manual é um pouco confuso diz que posso usar o mineral, porém o recomendado é o 10w 40.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
No verso da capa tem uma etiqueta colorida da ESSO informando os tipos de óleo. Para o cambio e caixa de transferencia o óleo indicado é o ESSO GEAR OIL GX 75W90.
Equipada com motor Dual VVT-i Flex 2.7 ou motor diesel 2.8 1GD, a Toyota Hilux 2019 entrega potências que vão de 163 cv a 177 cv, acompanhadas de torque robusto para enfrentar qualquer desafio. A capacidade do tanque de combustível de 80 litros garante autonomia em longas jornadas.
Descricao do Lubrificante: OLEO MOTOR 5W30 API SN TOYOTA SAE: 5W30 API: SN TIPO: SEMISSINTETICO Oleo semissintetico de alto desempenho, desenvolvido especialmente pela Toyota para uso em seus motores a gasolina, etanol e diesel.
O total para manter a Hilux será de R$ 18.678 por mês com o combustível mais barato. A média mensal para manter uma Toyota Hilux por mês é de R$ 1.556,00.
Todas usam o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, com câmbio automático de seis marchas, exceção para a caixa manual de seis velocidades da STD e das chassi-cabine e CS - nessas duas o torque máximo é de 42,8 kgfm, ao contrário dos 50,9 kgfm das cabines duplas.