SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Recomendado para a lubrificação de motores a 4 tempos de alto desempenho, turbinados ou aspirados a gasolina, etanol, GNV ou biocombustível, garantindo o desempenho e a proteção contra o desgaste nas condições adversas de operação cotidianas do trânsito das grandes cidades.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Lubrificante mineral especialmente recomendado aos veículos que possuem motores com necessidades especiais de lubrificação, como é o caso dos motores com mais de 100.000 km de uso ou utilizados continuamente.
O 5w40 é melhor para dar partida no motor em baixas temperaturas, pois flui mais facilmente nessas temperaturas. Quando o motor está funcionando e quente, 5w40 e 10w40 têm altas viscosidades e são igualmente eficazes na proteção contra o desgaste do motor.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50. Por outro lado, há uma diferença no comportamento em quente.
O 10w40 é principalmente semi-sintético e é adequado para uso em motores a gasolina e diesel. Não é recomendado para uso em veículos equipados com filtros de partículas devido ao seu teor de enxofre e fósforo. Pode ser usado em motores catalíticos. É recomendável não percorrer mais de 10.000 km com este óleo.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos. Os principais são: Ford K 2000 a 2004.
Motores com alta quilometragem: Para veículos que já percorreram mais de 150.000 km, o 20W50 pode ser uma opção para reduzir o consumo de óleo e manter uma pressão adequada no sistema de lubrificação.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
Desde a CG 150, passamos a recomendar o óleo Móbil Super Moto 4T que tem viscosidade 20W50 e atende à norma API SF, portanto as trocas passaram para cada 4000 km. Com exceção da primeira que deve ser feita obrigatoriamente aos 1000 km ou após seis meses.”, explica Guedes.
Indicado para veículos Volkswagen Total Flex e veículos Volkswagen importados que utilizam as especificações VW 508 88 e VW 509 99 (Conforme manual do proprietário). O óleo lubrificante Maxi Performance 5W40 Sintético foi formulado para proporcionar o máximo desempenho e proteção ao seu motor Volkswagen.
Informações do produto: LUBRAX VALORA 5W-30 atende às especificações FORD WSS-M2C946-A e Chrysler MS6395. Podendo ser também utilizado em veículos que requeiram lubrificantes 10W30 como HONDA, TOYOTA e demais fabricantes.
Sua aplicação indicada para carros Chevrolet (gm), Peugeot, Citron, Renault, Fiat, Toyota, Nissan e Volkswagen. A Comp Autopeças recomenda atenção com esse item fundamental para o bom funcionamento do carro.
O óleo 20w40 é geralmente recomendado para motores a gasolina mais antigos, que operam em temperaturas moderadas a quentes. Ele é particularmente adequado para motores que não têm as tolerâncias apertadas de projetos mais modernos.
O óleo 20W50 é mais fino e pode ser mais adequado para motores de alta rotação e em climas frios, enquanto o óleo 25W50 é mais viscoso e pode ser mais adequado para motores de baixa rotação e em climas quentes.
- Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 10.000 KM, ou 6 meses; - Minimiza desgaste e atrito; - Dissipa calor; - Vedante fino e proteção contra a corrosão.
O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40.