Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Quando devo usar óleo mais grosso em um motor com alta quilometragem? A escolha de usar um óleo mais grosso só é necessária quando o motor está queimando óleo em excesso e requer que você complete o óleo constantemente.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
Cada tipo de óleo tem sua função específica e é adequado para diferentes carros e circunstâncias. Por exemplo, o óleo de motor 15W40 possui uma viscosidade mais fina, sendo ideal para climas mais frios. Já o 20W-50 é recomendado para temperaturas mais altas, quando o motor trabalha em condições de operação mais quente.
O óleo 20W50 é especial para carros que transitam em climas quentes e é compatível com motores que funcionam a base de Etanol, Gasolina, GNV e Biocombustíveis. Além disso, o lubrificante natural é ótimo para carros da GM e Ford, principalmente, os motores de carros antigos.
4- Eu posso misturar óleos de faixas de viscosidade diferentes? Fazer esse tipo de mistura é extremamente não indicado para qualquer veículo. Adicionar, por exemplo, óleo 20w50 a um reservatório previamente preenchido com óleo 15w40, pode ocasionar em sérios problemas para o motor.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
Recomendado para a lubrificação de motores a 4 tempos de alto desempenho, turbinados ou aspirados a gasolina, etanol, GNV ou biocombustível, garantindo o desempenho e a proteção contra o desgaste nas condições adversas de operação cotidianas do trânsito das grandes cidades.
O que acontece se colocar óleo 15W40 no lugar do 5W30?
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
Ajuda a manter a limpeza total de seu motor, prevenindo o acúmulo de vernizes, depósitos e sedimentos nocivos, além de combater o desgaste e a corrosão, mesmo nas mais variadas condições de direção.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
O ideal é sempre completar o óleo usando o mesmo produto. Ao completar o nível de óleo do carro, é preciso ficar atento para a marca, o tipo de desempenho e a viscosidade do lubrificante que está no motor. Só é recomendado fazer a mistura com um óleo que tenha as mesmas especificações.
O lubrificante precisa manter um bom filme de óleo em altas temperaturas, e em baixas temperaturas, deve garantir uma boa fluidez, por esse motivo, os lubrificantes multiviscosos 5W-30, por sua classificação a frio (5W) e a quente (30), atingir uma excelente faixa de temperatura, é comumente usado pelo mercado.
Lubrificante mineral multiviscoso SAE 20W50 para motores quatros tempos movidos a gasolina, etanol, gás natural e flex de veículos nacionais ou importados multiválvulas de injeção eletrônica e anteriores.
Os óleos de viscosidade alta, como o 40W, são mais espessos e oferecem uma maior resistência ao fluxo. Eles são mais adequados para temperaturas de operação mais altas, onde é necessário uma melhor resistência à quebra do filme lubrificante.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
Óleo 25W50 motor álcool/gasolina Lubrax Essencial Alta Rodagem é um óleo lubrificante mineral multiviscoso de elevado desempenho para uso em motores a gasolina, etanol, flex e GNV, com mais de 100.000 km de uso, inclusive os utilizados continuamente.
Os números indicam o grau de viscosidade do óleo de motor. O primeiro, "20" é equivalente à viscosidade em temperaturas baixas, por isso o "W" logo depois - de "winter", ou inverno em inglês. Já o o segundo, "50", alude à viscosidade em altas temperaturas.