As quatidades de água dentro do corpo humano variam. Os órgãos com mais água são os pulmões e o fígado, seguidos pelos rins, sangue e posteriormente o cérebro, os músculos e o coração.
Conhecido como um órgão que ainda possui muito mistérios, o cérebro é o órgão que mais possui água em sua composição, sendo constituído por aproximadamente 92% de água.
Um homem de 70 quilogramas tem 42 litros de água no corpo: 28 litros dentro das células, 10,5 litros no espaço ao redor das células e 3,5 litros, ou aproximadamente 8% da quantidade total de água, no sangue.
Parece muito, mas o percentual de água no organismo humano diminui com a idade. É mais ou menos assim: Entre 0 e 2 anos de idade é de cerca de 75%; entre 10 e 15 anos diminui para 65%; e por aí vai até que o organismo de pessoas idosas, com mais de 60 anos, seja mais ou menos 50% de água.
Biologia: benefícios da água no nosso corpo por Samuel Cunha
Pode tomar 500 ml de água de uma vez?
Resumindo, beber 500 ml de água de uma só vez geralmente não é prejudicial para a maioria das pessoas, mas é importante estar ciente da própria capacidade de ingestão e considerar a distribuição adequada ao longo do dia. Se houver preocupações específicas de saúde, é sempre melhor consultar um médico.
Rins. A água exerce um papel fundamental no funcionamento dos rins, isso se dá pelo simples fato dela agir na eliminação de substâncias tóxicas. É principalmente por meio da urina, que é 95% composta de água que o corpo elimina as substâncias que estão em excesso ou que não possuem nenhum tipo de função no organismo.
Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em um quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.
O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.
Nosso corpo não é capaz de armazenar água, portanto, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo. Um copo d'água leva em torno de 30 a 60 minutos para percorrer todo o seu caminho, deixando um pouco de sua fórmula no sangue, que irá disseminar seus benefícios para todos os órgãos e músculos.
É quando a água se acumula dentro do nosso corpo e causa inchaço. Pode acontecer nas pernas e pés, nos olhos, na barriga, no pescoço ou mesmo no corpo todo.
O tecido adiposo contém cerca de 10% de água, enquanto o tecido muscular contém cerca de 75%. No Atlas da Fisiologia Humana de Netter, a água do corpo é dividida nos seguintes compartimentos: Fluido intracelular (2/3 da água do corpo) é fluido contido nas células.
Para se ter ideia, o cérebro e os músculos possuem cerca de 75% de água e vale chamar a atenção para o coração, que é um músculo, o sangue e os rins 80%, fígado cerca de 65% e ossos 25%.
Depois de passar pelo sistema digestivo, a água é levada até o sangue. Com a ajuda do coração, ela é transportada para todas as células do corpo, promovendo hidratação. Por fim, o excesso de água no organismo vai parar nos rins, que filtram o sangue e controlam a água que não pode mais ser aproveitada.
Ela não é absorvida na boca nem no estômago. A maior parte é absorvida no intestino delgado, e um pouquinho, no intestino grosso. Esse percurso pode levar, sim, de 30 a 60 minutos. Mas é importante que você tome, em média, quatro copos de água por dia.
No que se refere, portanto, à distribuição da água na biosfera terrestre, podemos perceber que a maior parte da água existente no mundo é salgada (97%) e está concentrada principalmente nos oceanos e mares, mas também presente em alguns lagos salinos, tais como o Mar de Aral e o Mar Morto.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%. Não pare agora...
No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.
A maioria das pessoas necessita em torno de 2,5 a 3 litros de água por dia, mas o organismo pode tolerar bem o consumo de 8 litros. Os rins, quando funcionam adequadamente, filtram o excesso de água e aumentam o volume da urina para eliminar esse excesso.
A saber, quando ingerimos substâncias líquidas, espera-se que grande parte seja eliminada pela urina. Especialmente quando falamos da água! Portanto, quando há uma hiper hidratação, geralmente o volume e a frequência da urina aumentam.
De acordo com especialista, a frequência normal é de cinco a oito vezes por dia a partir do consumo diário de 2 litros de água. Beber água é uma necessidade fisiológica humana. Uma das consequências para quem tem o hábito de consumir a quantidade correta diariamente é o aumento das visitas ao banheiro.
Cada rim é composto por aproximadamente 1 milhão de glomérulos. Graças a eles, saem de circulação todas as impurezas, encaminhadas para a bexiga por meio dos ureteres. Mas a filtragem não é a única função dos rins. ;O par de órgãos é responsável também pelo equilíbrio entre sal e água no corpo.
Beber água garante maior capacidade de concentração e memória. Se você cuida bem da sua nutrição com objetivo de garantir a saúde, o seu cérebro é igualmente beneficiado dessa decisão. Beber água é um hábito simples e barato.