Sem pensar nas extremidades, cabelos e unhas, só a córnea não tem sangue. Ela é uma membrana que fica nos olhos e ajuda a dar foco na visão, não é vascularizada, é muito fininha e sua manutenção é feita por líquidos dos olhos, como a lágrima e o humor aquoso.
Embora alguns, como o coração e o cérebro, sejam completamente vitais, existem outros que não são totalmente fundamentais e sem os quais podemos viver sem. Alguns exemplos são o apêndice, as amígdalas e a vesícula.
A córnea é um tecido avascular, isto é, não tem nenhum vaso sanguíneo em sua estrutura. Por isso, apresenta um privilégio imune no qual o tecido não é identificado como estranho pelo paciente que a recebe.
O átrio direito é uma câmera que recebe sangue de diversas partes do corpo, exceto os pulmões. Nele desembocam três veias: veia cava superior, veia cava inferior e seio coronário.
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce. Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da gestação.
Esta é a parte “invisível” do nosso corpo mais famosa. Segundo a ciência, antigamente, o órgão auxiliava na digestão de plantas com excesso de celulose, que formavam parte da dieta dos nossos ancestrais. À medida que a nossa dieta foi se tornando variada, o apêndice perdeu sua função, explica Amir.
Se a lesão for tão grave que o fígado não consiga se regenerar, a pessoa pode precisar de um novo órgão, ou seja, de um transplante. Você aprenderá que, devido a sua capacidade de “regeneração”, o fígado pode ser doado enquanto o doador ainda está vivo.
O sangue proveniente de todas as partes do corpo (cabeça, tronco, rins, fígado, pernas etc) chega ao coração pela veias cavas (superior - região da cabeça e inferior - tronco e abdômen) e entra pelo átrio direito. Depois, sai do átrio direto e vai para o ventrículo direito onde se inicia o processo de arterialização.
Na infância, o timo é conhecido por desempenhar um importante papel no sistema imunológico — a glândula é associada com a produção das células T desde antes do nascimento até os primeiros anos de vida. Com a idade adulta, este órgão linfoide passa a ser pouco lembrado e, às vezes, é cirurgicamente removido.
Exatamente, além de extraordinário, o cérebro comanda todo o organismo humano, e não dói. Curiosidades do corpo humano são aprendidas nos cursos da área da saúde.
Qual a única parte do corpo que não cresce desde o nascimento?
Pois é justamente porque as suas orelhas têm cartilagem. E a cartilagem, ela nunca para de crescer no nosso corpo. Outra coisa que também não para de crescer, mas também cresce.
Mesmo que os nervos sejam destruídos, o coração continua a bater. O volume total do coração é integrado de 30 a 35% de mitocôndrias. Essa grande quantidade de geradores de energia significa que o músculo cardíaco, em estado saudável, nunca precisa de descanso.
Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.