A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.
O ideal é não rodar mais do que 3 quilômetros em velocidade baixa para realizar o procedimento. Um pneu quente aumenta a pressão do pneu e pode causar acidentes. Por exemplo: se você coloca 30 libras com o pneu quente, a pressão pode chegar a até 40.
Quanto tempo esperar esfriar o pneu para calibrar?
Temperatura dos pneus é fundamental
A calibragem deve ser feita sempre com os pneus frios. O veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida.
Por que se recomenda calibrar um pneu apenas quando está frio? Porque ele se aquece quando roda. E o acréscimo de temperatura faz a pressão aumentar. Então, se um pneu está algumas libras abaixo da pressão recomendada, mas já rodou vários quilômetros, ele se aquece e pode ter chegado à pressão correta.
Como calibrar o pneu corretamente? Dá diferença calibrar o pneu quente?
É melhor calibrar o pneu frio ou quente?
A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta. Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento.
O ideal é que você calibre os pneus pela manhã, ao menos uma vez por semana, com os pneus em temperatura ambiente, em local próximo de onde seu carro estiver estacionado. Evite rodar mais que 2 ou 3 km e em alta velocidade antes de calibrar.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
A calibragem dos pneus é o ajuste da quantidade de ar que está dentro deles, que pode ser medida em libras por polegada quadrada (psi), em bar ou em quilopascal (kPa). A pressão ideal varia de acordo com o modelo, o tamanho e o tipo de pneu, bem como com a carga e a velocidade do veículo.
Em dias de chuva, a calibragem correta faz uma diferença ainda maior. Pneus calibrados com pressão abaixo do recomendado favorecem a aquaplanagem (perda total de aderência devido à água na pista).
Quando o item se encontra vazio ou então excessivamente cheio, a banda de rodagem (a área de contato do pneu com o solo) não roda de maneira eficaz. Isso reduz os níveis de aderência, proporcionando falta de estabilidade — algo muito perigoso para todo tipo de veículo.
Lembre-se também que, se for viajar com o carro cheio ou com bagagens, a pressão deve ser compatível (normalmente a indicação no próprio carro indica a pressão ideal nessa situação) e a calibragem deve ser feita 3 dias antes da viagem.
Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui. Sem poder contar com os ombros para o segurar, o carro pode aumentar seu espaço de frenagem.
Quanto tempo um carro parado para calibrar um pneu?
Especialistas indicam que o carro poderá ter algum dano mais complexo se ficar mais de 15 dias parado. No entanto, alguns cuidados podem ser fundamentais para evitar eventuais desgastes. Pneus: em relação aos pneus, é importante calibrar os pneus com a pressão máxima que consta no manual do veículo.
Por exemplo, um pneu de índice de carga standard deve poder suportar 2.4 bars, mas é comum encontrar pneus que se acomodam com uma pressão com até 3 bars. Estes valores estão no livrete do veículo e no autocolante da porta do condutor.
Essa informação pode ser encontrada no manual do proprietário, elaborado pelo fabricante do veículo. Normalmente, há a recomendação da pressão que deve ser colocada no momento da calibragem quando o veículo está vazio (com até duas pessoas) e quando o veículo está com carga(mais de dois ocupantes).
No Brasil, a padronização é em libras, embora no exterior seja mais utilizado a outra sigla. Se você quiser saber qual das duas procurar, não precisa se confundir, as medidas são as mesmas. Por exemplo, 100 libras é igual a 100 PSI.
Como calibrar pneus quando estão frios ou quentes? No entanto, se a calibragem for verificada enquanto os pneus estão quentes, adicione 0,3 bar (4,35 PSI) à pressão recomendada pelo fabricante do veículo. A pressão deve então ser verificada e reajustada com os pneus frios.
A calibragem correta para o cada pneu pode ser conferida no próprio automóvel: é normalmente encontrado na porta do motorista, na tampa de combustível ou no manual do carro. Lembre-se que ter a calibragem correta previne acidentes e melhora o desempenho do pneu.
A pressão correta dos pneus é tão importante quanto a frequência de calibragem. A pressão indicada para os pneus é encontrada na porta do carro e em etiquetas espalhadas pela carroceria, como na tampa do tanque de gasolina, além de ser encontrada no manual fornecido pelo fabricante.
Se o ar no interior dos pneus estiver quente, ele se expande e provoca uma leitura errada da pressão, indicando um valor maior do que o real. “Se não for possível calibrar com os pneus frios, o recomendável é considerar uma diferença de 10% a 15% na pressão para compensar o efeito do ar quente”, observa Magliano.
Quando deve ser feita a calibragem de pneus? O indicado é que o condutor confira a pressão dos pneus regularmente, de preferência, todos os dias. Mas o enchimento dos pneus deve ser feito, pelo menos, a cada 15 dias.
A boa notícia é que é muito simples saber a frequência correta para realizar a calibragem dos pneus do seu carro. Em condições de uso normais o correto é calibrar os pneus a cada 15 dias. Mas faça isso de preferência quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo 3 quilômetros.