Ewá é próspera, e é irmã de Oxumaré senhor do arco-íris, por isso possui assim como Oxumaré uma serpente como símbolo. Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência.
Segundo a mitologia, Nanã é responsável pelo portal entre a vida e a morte, pois ela limpa a mente dos espíritos desencarnados para que eles possam se livrar do peso que sofreram em sua jornada, reencarnando sem os rastros da vida anterior.
Ele morreu por pneumonia em um hospital da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O babalorixá Jair de Ogum, de 75 ... Vítima de pneumonia, o babalorixá Jair de Ogum, de 75 anos, considerado o rei da umbanda no Brasil, faleceu, na manhã desta segunda-feira (31/8), em um hospital ...
Filha de Nanã com Oxalá, Ewá tem como símbolo a serpente, que é menor do que a serpente que representa Oxumaré. Carrega consigo elementos como a espada, o ofá (o arco e flecha usados na guerra), o arpão e a lira, além disso, assim como seu irmão Oxumaré, Ewá também possui a energia do arco-íris.
Ieuá é o orixá da beleza, geralmente cultuada junto a seu irmão inseparável Oxumarê, juntos conduzem o arco íris e o ciclo da água, por ser orixá pouco cultuado é muitas vezes identificada como Oxumarê fêmea, devido também levar uma cobra só que pequena.
Sagrado Feminino - “Oxum” é um termo que vem da língua iorubá, tendo como origem o nome do rio Osun, localizado no sudoeste da Nigéria. Não por coincidência, Oxum é considerada dona das águas doces tanto no Candomblé quanto na Umbanda (religião na qual é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, santa católica).
Oxalá (em iorubá: Òrìsànlá), também chamado Obatalá (em iorubá: Obàtálá), é o criador da humanidade, na mitologia iorubá e religiões Candomblé e Umbanda. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê, sendo o próprio Oxalufã, Grande Orixá Rei de Vestes Brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Ewá é próspera, e é irmã de Oxumaré senhor do arco-íris, por isso possui assim como Oxumaré uma serpente como símbolo. Conta um mito yorubá, como Ewá enganou a morte e ganhou o dom da vidência.
Deusa do céu rosado e estrelado, rainha do cosmos, Ewá é a dona do mundo e horizontes. Regente da neblina e dos nevoeiros, desafiar Ewá pode levar à perdição, mas para aqueles dispostos a enxergar além das brumas, ela oferece orientação através da intuição e vidência.
Mas Xangô traiu Ogum. Aconteceu que lemanjá organizou a cerimônia e, no dia da festa, quando a coroa ção de Ogum ia ser feita, eles estavam todos lá e Xangô disse para si: “de ma neira nenhuma posso deixar de ser rei” .
Contudo sua dor maior não foi a do fogo queimando sua carne, mas a do coração pela traição que sofreu do próprio irmão e que agora queimava ao seu lado. Esses 49 espíritos de homens e mulheres que desencarnaram naquele dia formaram a falange principal de Exu Caveira.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Na cultura ocidental, a Morte é frequentemente associada a esta figura, de aspecto semelhante ao enraizado no século XV. No oriente é chamada de Iama, Enma, ou mais recentemente, Shinigami (deus ou anjo da Morte na mitologia japonesa).
Segundo as informações de amigos e parentes do artista, o corpo de Omolú foi achado com marcas de perfurações no sítio em que ele morava, na região da praia de Buraquinho.
Ossaim é um orixá ligado ao mato, às florestas e às plantas medicinais. Guardião das folhas, é considerado o verdadeiro bruxo e dono do mato. É responsável por fornecer folhas aos outros orixás, sendo crucial para rituais de cura. Entretanto, ele guarda a maioria dos segredos para si.
Ewá e Santa Luzia – O sincretismo #Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos lhe concedeu por esta razão é sincretizada com a Santa católica; a protetora dos olhos que é comemorada em 13 de dezembro.
Ewá é um orixá feminino das religiões de matriz africana, conhecida por sua ligação com a natureza e sua sabedoria. Ela é considerada a protetora da virgindade e da pureza, tanto dos seres humanos quanto dos elementos naturais.
Seus números para sorte: 5 e 15. Ewá é a Dona das nuvens e chuvas. Rege os astros com todos os seus mistérios e magia. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas, amarelas e brancas e ofereça-lhe canjica com banana-ouro.
As filhas de Ewá são preguiçosas e faladeiras, tendem muitas vezes a serem chamadas de arrogantes. Seu jeito pode não agradar muito as pessoas. A maioria delas são namoradeiras, se apaixonando muito fácil, são fofoqueiras, malcriadas, se julgam tão auto-suficientes que não pedem ajuda a ninguém, preferem antes ajudar.
Òrìsànla (deus da criação) era responsável pela modelagem dos seres humanos, enquanto que Òrúnmìlá, também conhecido como Ifá (deus da divinação), foi encarregado com o uso da sabedoria para a interpretação do passado, presente e futuro, e também para a organização geral da terra.