Às vezes é confundida com o bánjókó (Acmella brasiliensis), erva também consagrada a Senhora dos Rios. Suas flores são consagradas a Exú, orixá da procriação, aquele que promove as uniões. O jambú costuma crescer em regiões úmidas, estando também, de certa forma, associado a Oxalá, o Senhor da Criação.
No contexto da Umbanda, o jambo é uma fruta que é geralmente utilizada em oferendas aos orixás e entidades espirituais. Acredita-se que o jambo tenha propriedades energéticas que podem atrair boas vibrações e favorecer o contato com o mundo espiritual.
Quando cultuamos nosso Orixá, cultuamos também as forças da natureza. Então, vamos a eles e aos seus significados! As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde.
Alguns dos alimentos ofertados são frutas como maçã, pêra, melão e melancia. Além de manjar, peixe no milho branco, mungunzá, arroz branco, canjica, calda de pêssego ou ameixa.
FLORES e FRUTAS de cada Orixá da Umbanda - Os tipos mais oferecidos para cada orixá. RECOMENDO .
Qual é a fruta de Exú?
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.
Além disso, é rico em vitaminas A, C, B1 e B12 e, também, em cálcio, ferro e fósforo, assim, sendo capaz de melhorar a saúde da pele, fortalecer ossos e dentes e fornecer energia ao corpo. Outro benefício de consumir a fruta é o auxílio na perda de peso e prevenção de diabetes.
O Jambo ou Jambolão é uma espécie exótica, originária da Ásia e quando foi introduzida no Brasil, ganhou muito destaque principalmente nas regiões Norte e Nordeste devido aos seus frutos de cores avermelhadas. Nome popular: Jambolão, jambo, joão-bolão, baga-de-freira, brinco-de-viúva (Bahia) ou guapê (Paraná).
Por exemplo, o abacaxi é a quizila maior do terreiro que é a quizila de Kisimbi. Kisimbi rejeita essa fruta, ela não gosta, então a gente não come, quem é filho da casa não come abacaxi.
Oba é o damasco, a maçã e a pera, Oxumare, a banana da terra, o ingá e a graviola, Nanã, uva roxa, banana roxa e a jabuticaba, Oxalá, a uva verde, a laranja Lima e a maçã verde. em vez de pega, a banana prata, a goiaba e a cereja. Essas são as principais frutas dos orixás.
No cristianismo a imagem de Oxóssi está associada a São Sebastião. Alguns exemplos de oferendas comuns em vários centros e tendas umbandistas: milho cozido; coco em lasca; girassol; rosas brancas; velas brancas, amarelas e verdes; cerveja; licor de caju; flores do campo, entre outros.
Já para uma “Oferenda para ter boa saúde e resolver problemas”, a receita tem como ingredientes bananas, maçã, uvas verdes, mamão, melão, milho e uma vela de sete dias. Para uma “Oferenda… pedindo abertura de caminhos e para manter a casa bem abastecida”: melancia, milho, bananas, mamão, uva verde, maçã e açúcar.
Além das velas, Iansã também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas. A oferenda para esta Orixá deve ser deixada em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
O FRUTO É OFERECIDO A OSSAIN. ORIXÁ: NA UMBANDA É ASSOCIADA AOS ORIXÁS XANGÔ E OXALÁ. NOS CULTOS DE NAÇÃO É ASSOCIADO AO ORIXÁ OXOSSI. CURIOSIDADES:OS FRUTOS (ABACATE) SÃO NUTRITIVOS PARA O HOMEM, MAS SÃO TÓXICOS PARA ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS.
Como é o caso do girassol que foi incluído no conjunto das folhas litúrgicas dos Orixás: Oxum, Oxossi, Oxumarê e Oxalá. O girassol era cultivado por nativos de terras que hoje são os Estados Unidos, México, Cuba, Peru e Brasil e ficou conhecido pelos colonizadores das Américas como "flor da boa sorte".