Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.
Embora os preto velhos pertençam a linha originária de Obaluaê, eles trabalham também na vibração dos demais orixás, de acordo com as regiões das quais eles vieram, tais como: Obaluaê (Pai Joaquim das Almas), Oxalá (Pai José de Aruanda), Iansã (Pai Joaquim do Congo), e assim os demais.
"Na umbanda, ele é o preto velho. E também há uma relação de São Benedito com os orixás", pontua. Tanto na umbanda como no candomblé, ele é o orixá Ossain, da cura. Mas há uma história curiosa que exemplifica bem como a tradição de rezar para São Benedito se transformou no Brasil: a data de sua festa.
Na Umbanda, ele é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos. Os Pretos Velhos, são espíritos de antigos africanos que vieram para o Brasil na época da colonização, e que baixam nos Terreiros para orientação e caridade. Os filhos de Ọmọlu são reservados, trabalhadores e práticos.
Naquela época, cada negro era denominado de acordo com as suas regiões de origem. Por isso, são fundamentados a partir de cada campo de atuação. Alguns mais comuns são: Pai Francisco do Congo - linha de Iansã; Pai Francisco de Aruanda - linha de Oxalá; Pai Francisco das Matas - linha de Oxóssi.
Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice.
Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.
Pai, Jacó. preto velho da linha de Oxalá com Xangô, mas também podem vir na linha de outros orixás, 1 senhor Negro, muito bondoso e carinhoso, 1 sábio, profundo, conhecedor da cura pelas plantas.
Áries - Pai Antônio de Angola. Esse Preto-Velho pode ser chamado quando o ariano precisar de mais paciência e força para lidar com as situações que fogem ao controle. ...
Câncer - Tia Maria Redonda. Essa Preta-Velha é apaixonante. ...
Adorei as almas! Frase usada para saudar os Pretos e as Pretas Velhas. Existem algumas histórias da origem desta saudação: "Adorei" ou "adoratio (em latim, Ad oris, para a boca)". É um gesto reverencial de tocar com a mão direita a pessoa ou objeto sagrado e cobrir a boca com a mão esquerda.
Descendentes dos africanos traficados e trazidos para o Brasil, a maioria foi escravizada. Após sua morte, os Pretos e Pretas-Velhas se tornaram espíritos evoluídos e hoje voltam para ajudar e orientar todos que a eles recorrerem. A principal lição que nos passam é a sua humildade, simplicidade e generosidade.
Mais velho, senhor de todas as possibilidades e Pai da Criação nas religiões de matriz africana, Oxalá é o mais respeitado entre todos os orixás. O pouco para ele se torna muito, não para si, mas para dividir com os outros. Por isso, as oferendas para Oxalá são simples.
Na vibração de Omolu, patrono da cura, os Preto-Velhos se manifestam, portando seus cachimbos e ramos de arruda, símbolos de purificação e cura espiritual.
Quem é o Preto Velho na Igreja Católica? Na Igreja Católica, a figura do Preto Velho é muitas vezes associada a São Benedito, um santo negro venerado por sua humildade e devoção. Sua imagem ressoa na espiritualidade católica, representando a diversidade e a união espiritual.
Os Pretos-Velhos são algumas das entidades mais carismáticas da Umbanda. Muito sábios, dominam diversos elementos da natureza. Desfazem demandas, embora pareçam extremamente calmos e serenos, pois têm luz divina espiritual que emana de Deus. Conheça os Pretos-Velhos, se proteja do mal e abra seus caminhos.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
nos terreiros e casas de santo do Rio de Janeiro, os pretos e. Pretas velhas podem se apresentar com muitos nomes, vovô Benedito, vovó Maria conga, vovô Crispim.
Os Pretos-Velhos são espíritos de alto grau de evolução, que se manifestam sob a aparência de negros escravos, trazendo-nos o exemplo da humildade e simplicidade da alma. Seu campo de atuação é vastíssimo; trabalham nos sete sentidos da vida.
Trecho de um dos pontos cantados desta corrente, os Pretos-Velhos possuem o hábito de fumar, ou “pitar” como eles chamam, o cigarro de palha e o cachimbo. Memória da época que viveram em cativeiro, carregam na fumaça os elementos deletérios para a limpeza espiritual das pessoas e purificação dos ambientes.