Ao simbolizar a agremiação a borboleta se mostra como: encantamento, mudança e renovação. E na simbologia de Oyá, as várias faces da orixá: a transformação, o renascimento, o símbolo da mulher, da graça, ligeireza, pureza da alma e seres mágicos.
Iansã é uma orixá guerreira muito relacionada à força feminina. As cores de Iansã são o branco, o vermelho ou o rosa. Seus símbolos são a espada, o erexin, os chifres de búfalo e a borboleta. Seus elementos são os ventos, o raio e as tempestades.
A borboleta é vista como símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza, expressa recomeço, proteção, boas energias. Significa o puro símbolo da mudança e renovação. Essas encantadoras criaturas são mais que bonitas em nosso meio e polonizam flores.
Reza à lenda que a transformação de Iansã em borboleta nasce do medo do temperamento de Xangô, e por conta disso procurou seu amigo Exu que a concedeu o poder de mutação em borboleta, toda vez que tivesse medo.
A borboleta fica na forma de lagarta de 1 a 8 meses, aproximadamente, dependendo da espécie. As borboletas sofrem várias mudanças ao longo do seu desenvolvimento. Durante o estágio de lagarta, ocorrem várias mudas enquanto o animal cresce, geralmente de cinco a oito centímetros.
“Iansã, minha querida Oyá, vá até a floresta e colha um punhado das ervas que te descrevo, assim que terminar a tarefa, traga tudo para mim”. Assim Iansã fez. Exú preparou uma poderosa poção e mandou que Iansã tomasse. Imediatamente o encantamento fez efeito e Iansã se transformou em uma linda borboleta.
Iansã: búfalo – representa a força do trabalho, resistência, atrevimento, coragem. Um animal considerado por algumas tribos como o animal mais sagrado, guardião dos segredos ancestrais.
O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum , o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos. Mas, e a sua ligação com Omolu ? O mito yorubá que explica a relação do cachorro com os dois Orixás.
Borboletas representam alegria, liberdade, criatividade e mudança. Seus poderes transformadores também simbolizam a transformação e a evolução da alma. Quando você vê uma borboleta em seus sonhos ou na realidade, isso pode ser considerado uma mensagem.
Ver uma borboleta na casa ou na natureza pode ser um sinal de transformação, uma vez que essa pequena criatura é um dos seres que melhor representa o ato de se renovar. Por essa razão, o privilégio de observar uma borboleta é a oportunidade de refletir sobre a mensagem espiritual acerca da transformação.
Algumas Pombagiras de Iansã: Pombagira dos Ventos, Pombagira Ventania, Pombagira Fogueteira (de Egunitá e Yansã), Pombagira das 7 Giras (de Oxalá e Yansã), Pombagira Gira-mundo (de Oxalá e Yansã), Pombagira da Rosa Amarela. Ogum, na Linha da Lei, formando um par puro no elemento Ar.
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
Na dura luta pela sobrevivência, as borboletas enfrentam uma multidão de predadores. São eles: as formigas, as aranhas, os louva-a-deus, as vespas, os sapos, os macacos, os lagartos, os ratos, os passarinhos, as lagartixas, os fungos e o homem, este seu pior predador.
Conta-se, também, que quando Iansã se transformou em Orixá, ela apareceu para Oxum em forma de borboleta em tons de rosa, representando a transformação, o renascimento e a liberdade de ir e vir.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
Ao simbolizar a agremiação a borboleta se mostra como: encantamento, mudança e renovação. E na simbologia de Oyá, as várias faces da orixá: a transformação, o renascimento, o símbolo da mulher, da graça, ligeireza, pureza da alma e seres mágicos.
As borboletas são símbolos poderosos de transformação e renovação. Na Umbanda, o Povo das Borboletas é uma representação dessas energias de mudança espiritual. Neste artigo, mergulharemos na 'Prece ao Povo das Borboletas', uma forma de invocar sua energia para trazer transformação e renovação interna.
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.
As borboletas são grandes polinizadoras de plantas e colaboram com os ciclos de nutrientes presentes no ambiente, dois processos que são fundamentais para a vida na Terra. Além disso, as borboletas servem de alimento para diversos animais.