Iansã: A cor da vela associada a Iansã é o rosa ou o laranja, simbolizando a transformação, a força dos ventos, a liderança e a proteção. Iansã é a orixá dos raios, dos ventos e das tempestades.
Pombagira Rosa Caveira é frequentemente evocada em rituais de Umbanda e Candomblé para ajudar aqueles que buscam auxílio em questões amorosas, financeiras ou espirituais.
Esconde uma fonte de força não comparável a qualquer Orixá, tem forte ligação com as Iamis-Oxorongá as (mães ancestrais), carrega um espelho e uma alfange (espada curta) para guerrear, dança com doçura e ao mesmo tempo com agilidade e rapidez nos passos, veste dourado e rosa, seu filhos têm problema de hipertensão e ...
Ouça o texto abaixo! Iansã (Oyá) é uma orixá guerreira muito associada aos ventos, às tempestades e aos rituais funerários, e casada com Xangô. Iansã é associada ao rito funerário Axexê e guia os espíritos dos mortos para o Órum. Sua história envolve mitos sobre sua relação com Ogum e Xangô.
Oyá Oníra é doce e autoritária. Controla junto com Oxum o conhecimento das magias para encanto e sedução. Na Nigéria seu culto é feito no encontro das águas dos rios. Número: 9 (Odù òsá – ajuda).
Saúde: Iansã, por estar ligada aos elementos fogo e ar, de grande intensidade mental, pode “causar” em seus filhos, quando vibrando no negativo do Orixá por muito tempo, processos psíquicos de crises de identidade, perda de memória, bipolaridade, transtornos de personalidade, conjugados com crises psicológicas, de ira, ...
A linda de todas as lindas Ciganas tem o nome de Rosa. Tem esse nome pois ela tem a beleza e o perfume dessa flor divina. Ela trabalha na Umbanda na linha do Oriente trazendo ensinamentos, paz, amor e caminhos abertos a quem lhe dedica uma oração com carinho e fé.
Filhas De Iansã Onira. Por que onira veste Rosa. em irá existia bela onira, senhora de irá, conhecida por liderar seu povo com sabedoria. No entanto, ela tinha 1 problema, sua paixão por lutar e matar seus inimigos.
O senhor do amor e da fraternidade gosta muito da luz de velas brancas, azuis ou amarelas. Flores e frutos de todos os tipos, essências de rosas, champanhe e licor de cereja também o agradam e devem ser oferecidos bem próximos de alguma cachoeira.
Suas cores são as mais clarinhas e suaves, com tons de azul e rosa, coral e amarelo muitas vezes, diferente das cores fortes de Iansã como o vermelho. Nem por isso ela deixa de ser uma guerreira, e de ser agressiva e violenta. Onira é uma mãe da água doce, e essa é seu principal elemento.
Oxalá, pai de Onira, o senhor da paz, pediu para que sua filha fosse até ele. Chegando lá, Oxalá disse a Onira que filha dele não poderia ser sanguinária, então ele soprou o Efun ( pó branco sagrado) sobre as suas roupas, e o vermelho fundiu-se com o branco, tornando-as rosas.
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.
Curiosidade: Oyá, Iansã ou Inhançã é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim um dos seus símbolos.
O orixá da tempestade usa franja cobrindo o rosto, pois é uma rainha. Seu outro emblema o eruexim, além de ser sinal de sua realeza, é o artefato com o qual conduz os eguns, os espíritos dos mortos ao outro mundo, e também os afasta dos humanos quandonecessário.
Alguns aromáticos que fazem parte da base do perfume: benjoim, baunilha, madeira guaiaco, cera de abelha, e ládano. O coração do abebé é repleto de flores brancas e amarelas. Doce e poderoso. Coração que caminha tanto pelos mistérios noturnos quanto pelo brilho dourado do sol.