Podemos recomendar que todo paciente que venha em consulta com crise de asma (exacerbação) receba corticóide oral (exemplo: prednisona 40 mg via oral (VO) se adulto, prednisolona 1 a 2 mg/kg VO se criança ou equivalentes em dose única diária, com redução gradual ou em dose fixa, por 3 a 10 dias).
A dose inicial de prednisolona para adultos pode variar de 5 a 60 mg diários, dependendo da doença em tratamento. Em situações menos graves, doses mais baixas poderão ser suficientes, enquanto determinados pacientes necessitam de doses iniciais mais altas.
A prednisona é um medicamento seguro. Se for usada por 3-7 dias ela traz benefícios importantes, como diminuir a crise de asma e evitar recaídas. Contudo, ela não está isenta de efeitos colaterais importantes. Inclusive, o uso indiscriminado sem supervisão médica contribui para causar reações adversas.
Predsim® deve ser tomado de acordo com as instruções fornecidas pelo seu médico, respeitando as doses, os horários e a duração do tratamento. As necessidades posológicas são variáveis e devem ser individualizadas, tendo por base a gravidade da doença e a resposta do paciente ao tratamento.
PREDNISONA para que serve ? Que horas devo tomar a Prednisona ? Dr.Renato Ponte Otorrino
Qual a forma correta de tomar Predsim?
O Predsim xarope 3 mg/mL deve ser tomado por via oral e a dose deve ser medida com a seringa dosadora fornecida na embalagem. As doses normalmente recomendadas para adultos variam de 5 e 60 mg por dia.
Predsim® pode ser administrado em dias alternados a pacientes que necessitem de terapia prolongada, de acordo com o julgamento do médico. A exposição do paciente a situações de estresse não relacionadas à doença básica sob tratamento, podem necessitar de aumento da dose de Predsim®.
Conclusões. A prednisona é uma droga poderosa, muito útil no tratamento de doenças graves, como vasculites, cânceres, doença do colágeno ou situações de grande inflamação. O seu uso, entretanto, deve ser muito criterioso, principalmente se o tempo estimado de tratamento for maior do que 2 a 3 semanas.
Seu médico irá lhe prescrever uma dosagem individualizada, com base na sua doença específica, gravidade e sua resposta ao medicamento. A dose inicial de prednisona para adultos pode variar de 5mg a 60mg diários, dependendo da doença em tratamento. Caso a doença não melhore após um certo tempo, procure seu médico.
» Dose alta: doses diárias de prednisona acima de 20 mg são geralmente consideradas altas. Em muitos casos, doses de 40 mg a 60 mg por dia são usadas para tratar condições graves ou agudas.
O Prednisolona 40mg Genérico Althaia é um glicocorticoide indicado em diversas doenças que requeiram ação anti-inflamatória e imunossupressora. Deverá ser utilizada de acordo com as orientações médicas, respeitando as doses, os horários e a duração do tratamento. A embalagem contém 7 comprimidos.
Quanto tempo leva para o corticoide sair do corpo?
Os efeitos do corticoide no organismo duram, em média, 30 dias, sendo necessário esse período após a última dose para ser eliminado do organismo. É importante lembrar que, de acordo com o tempo de uso do medicamento, dose e metabolismo, a substância pode levar mais tempo para ser eliminada.
A dose inicial de prednisolona para adultos pode variar de 5 a 60mg diários, dependendo da doença em tratamento. Em situações menos graves, doses mais baixas poderão ser suficientes, enquanto que determinados pacientes necessitam de doses iniciais mais altas.
O que acontece se tomar prednisona de 8 em 8 horas?
O uso prolongado de prednisona pode causar: Catarata subcapsular posterior (especialmente em crianças); Glaucoma com risco de lesão do nervo óptico e aumento do risco de infecções secundárias nos olhos por fungos ou vírus.
A retirada lenta e gradual deverá ser feita após duas semanas de uso diário de corticoide, sobretudo se for uma dose superior a 20mg de Prednisona (ou equivalente) durante o dia ou superior a 5mg dessa medicação à noite.
Tomar remédios além do tempo estipulado pode ser perigoso. “É importante seguir à risca o que foi prescrito. Tratamentos desse tipo não costumam ultrapassar os 10 dias de medicação. Em emergências, alguns médicos receitam o corticoide para aliviar sintomas rapidamente.
Para tomar o prednisona 20 mg, basta administrar o comprimido com um pouco de líquido logo pela manhã. A dosagem indicada será prescrita pelo seu médico.
O que acontece se parar de tomar corticoide de uma vez?
A diminuição rápida ou a retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses pode causar três problemas: insuficiência adrenal secundária (supressão do eixo HHA), síndrome de retirada ou deprivação dos corticóides e reativação da doença de base para a qual eles foram introduzidos5,18-20.
O que acontece se eu tomar prednisona de 12 em 12 horas?
Em uso prolongado, podem ocorrer efeitos mais graves como osteoporose, diabete, e infecções recorrentes devido à supressão do sistema imunológico. Monitore esses efeitos com o acompanhamento regular de um médico.
recebendo dose diárias totais maior ou igual a 10 mg de prednisona (ou outro corticoide em dose equivalente) por mais de 3 semanas; recebendo dose noturna maior ou igual a 5 mg de prednisona por mais de 3 semanas; em uso de corticoide e aparência cushingoide.
Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia. Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre. Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.
O uso da prednisolona deve ser sempre feito de acordo com a recomendação do médico, pois o uso prolongado e indevido deste medicamento pode levar ao aparecimento de efeitos secundários, como aumento do colesterol e triglicerídeos, por exemplo.
Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!