O conceito de trem-bala surgiu no Japão no final dos anos 1950, com o objetivo de conectar Tóquio a Osaka de forma rápida e eficiente. Em 1964, o primeiro trem-bala, o Shinkansen, foi inaugurado, revolucionando o transporte ferroviário.
A primeira locomotiva a vapor (imagem do post), que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos, foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales (Gales).
A nova linha ferroviária estende-se por 277 km através da região de Fujian, perto do Estreito de Taiwan, e liga as cidades costeiras de Fuzhou, Zhangzhou e Xiamen, ambas na província do sudeste da China.
Criada em fevereiro de 2022, a TAV recebeu o aval da ANTT em fevereiro deste ano. A sociedade é dividida entre três partes. Um terço da TAV pertence ao advogado Marcos Joaquim Gonçalves Alves. O outro, ao ex-diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo Oliveira.
Em poucos anos, China se torna a terra do trem-bala
Quem construiu o trem-bala?
Os primeiros comboios Shinkansen, as Séries 0 - Shinkansen, foram construídos pela Kawasaki Heavy Industries - muitas vezes chamado de "trens-bala" por conta do nome original em japonês Dangan Ressha (弾 丸 列車?) - ultrapassou os primeiros trens rápidos comerciais em serviço.
Os dois principais pontos de partida dos trens da Thalys são Paris e Amsterdã (Holanda). Assim, você consegue chegar a destinos como Bruges (Bélgica) e Colônia (Alemanha).
Tecnologia Hyperloop permite atingir velocidades assustadoras. A tecnologia por trás de tamanha velocidade se chama Hyperloop. O sistema de magnetismo impulsiona o trem para frente, sem que ele toque nos trilhos, diminuindo o atrito e aumentando a velocidade máxima. É quase como se o trem chinês voasse rente ao chão.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h!
Após os primeiros desenvolvimentos na segunda metade de 1700, em 1804, uma locomotiva a vapor construída pelo inventor britânico Richard Trevithick alimentou o primeiro trem a vapor.
As primeiras ferrovias construídas e o propósito original do transporte. O entrevistado lembra que a primeira ferrovia de passageiros começou a funcionar em 1807, com o nome Oystermouth Railway, na Inglaterra, com a utilização de tração animal.
Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
O trem português Alfa Pendular conecta todas as principais cidades de Portugal. A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal.
Em março de 2020 o Trem Bala deixou de ser exibido por medidas de prevenção em meio à pandemia de COVID-19, voltando ao ar em agosto. No mês seguinte Renilson Sousa deixou o programa, retornando um ano depois; neste período Osvaldo Azin ingressou na bancada de comentaristas.
Entretanto, os trens de alta velocidade ganharam o apelido de trem-bala no Japão, por causa do formato do trem e de sua rapidez. A frente é alongada, lembrando uma bala (munição para armas de fogo). A primeira ferrovia para trens de alta velocidade deste país ficou pronta em 1964, em tempo para as Olimpíadas de Tókio.
Inglaterra foi o país natal da locomotiva a vapor, que é essencialmente uma máquina a vapor usada para impulsionar um veículo sobre os trilhos. A primeira locomotiva a vapor foi construída em 1804 por Richard Trevithick para a Penydarrem Iron Works em Wales.
O ICE (InterCity Express) é um trem de alta velocidade que liga todas as principais cidades da Alemanha. Chegando a até 300 km/h, é um dos meios mais rápidos de viajar entre cidades como Berlim, Hamburgo e Colônia. O ICE oferece conexões internacionais para os Países Baixos, a Bélgica, a França, a Suíça e a Áustria.
Nos trens da Alemanha não é obrigatório a reserva de assento, com exceção dos trens noturnos e de alta velocidade. Você pode fazer a reserva de assento antecipadamente no ato da compra do bilhete (diretamente conosco) ou se preferir na estação de trem, nos guichês ou nas máquinas de bilhetes.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
Ao serem percorridas por corrente elétrica, as bobinas enfileiradas ao logo da pista, chamada de linha guia, criam campos magnéticos que repelem os grandes imãs situados embaixo do trem, permitindo que flutue entre 1 cm e 10 cm sobre os trilhos.