O campeão em tornados no mundo são os Estados Unidos. A região central do país é conhecida como Alameda dos Tornados, faixa que inclui Texas, Oklahoma e Kansas, que juntos registraram 15,3 mil tornados de 1950 a 2009.
Os Estados Unidos também são campeões em receber tornados. Segundo a Agência Oceânica e Atmosférica Americana (NOAA) e o Serviço Meteorológico Nacional, responsáveis por medir a intensidade, monitorar e emitir os alertas à população sobre as tempestades, são cerca de 1,2 mil tornados por ano.
Os Estados Unidos e países do sul da Ásia, como Bangladesh, concentram alguns dos piores e mais mortais tornados de toda a história. Elencamos abaixo quais foram os cinco piores tornados da história de acordo com o número de fatalidades que eles causaram.
Os tornados mais intensos costumam acontecer no centro-oeste dos Estados Unidos e na Austrália. O tornado se diferencia dos furacões por se formar sobre o continente. Os Tornados são medidos pela intensidade dos estragos que causam, e não pelo seu tamanho físico.
Os EUA, assim como o México e outros países da América Central, têm um papel especial porque o país é influenciado tanto pelo Pacífico quanto pelo Atlântico, e os furacões vêm de ambas as direções. As massas de ar quente com alta umidade atingem o continente vindas do oeste.
Base de dados oficial. De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
Os tornados no continente europeu ocorrem principalmente durante os meses quentes do ano, ou seja, no verão e na primavera. Países como Alemanha e França têm um logo histórico de tempestades severas com ocorrências de tornados durante os meses de verão.
Embora sejam raros, houve casos históricos de furacões atingindo o Brasil. Um dos exemplos mais notáveis é o Furacão Catarina, que atingiu a região sul do Brasil em março de 2004. O Furacão Catarina foi um evento único e surpreendente, pois foi o primeiro furacão registrado no Oceano Atlântico Sul.
Os tornados são observados em todos os continentes, exceto na Antártida. No entanto, a maioria dos tornados no mundo ocorre no "Corredor dos Tornados" ou, em inglês, Tornado Alley, uma região dos Estados Unidos, embora possam ocorrer quase em qualquer lugar na América do Norte.
Tornado é um redemoinho de ventos girando com muita velocidade que se forma em condições especiais num ambiente de tempestade muito forte. Diferente de um furacão ou de um tufão, tornados têm duração de 10 minutos a 1 hora e diâmetro médio de 2 km.
A maior parte dos tornados tem origem em grandes nuvens de origem convectiva, denominadas supercélulas[i]. Essas formações são assim nomeadas por serem caracterizadas pela presença de células convectivas de grandes dimensões[ii].
Itá e Seara, no Oeste, em 16 de novembro; Balneário Gaivota e Sombrio, no Sul, em 18 de novembro; Urupema, na Serra, em 18 de novembro; Rio das Antas, em 28 de novembro.
O Corredor dos Tornados ocupa uma grande área da América do Sul: seu núcleo central está localizado na Argentina (norte da província de Buenos Aires, centro e leste de Córdoba, sul e centro de Santa Fé, a oeste de Entre Rios), além todo o Uruguai.
MANTOVA, 17 MAI (ANSA) - Um tornado que atingiu a cidade de Villa Poma, na província de Mantova, derrubou ao menos sete vagões de trem que estavam parados em um terminal ferroviário.
O Tornado dos Três Estados de quarta-feira, 18 de Março de 1925 , foi o tornado mais mortal na história dos Estados Unidos. Ele também foi o mais forte durante uma grande onda de, pelo menos, 12 tornados significantes, abrangendo uma grande parte do centro-oeste e sul dos Estados Unidos.
No entanto, em casos de tornados mais fortes, o melhor a fazer é tentar se afastar utilizando cruzamentos perpendiculares à trajetória esperada do ciclone. Caso não haja rotas de escape, a ação recomendada pode parecer contraintuitiva.
Meteorologistas da Universidade do Estado do Colorado (CSU, em inglês) aumentaram a quantidade de furacões previstos para 2024. "O Beryl, um furacão tropical profundo categoria 5, é provável prenúncio de temporada hiperativa", segundo a previsão divulgada nessa terça-feira (9).
A previsão é que até 13 furacões sejam registrados este ano, com alertas de alta intensidade devido ao aquecimento dos oceanos. 🌀 Mas por que eventos do tipo são extremamente raros no Brasil? 📝 Até agora, só tivemos um caso registrado no país, que foi o furacão Catarina, em março de 2004.
A ventania que chegou a 151 km/h em Santos, no litoral de São Paulo, e causou destruição em diversas cidades da Baixada Santista, não pode ser classificada como furacão nível 1. A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).
O Círculo de Fogo, no oceano Pacífico, é a região do planeta mais suscetível à ocorrência de tsunamis, uma vez que consiste na área de maior instabilidade tectônica da Terra. No entanto, o fenômeno não se restringe somente a essa área. Conheça os 10 piores tsunamis já registrados.
Qual é o segundo país que tem mais tornados no mundo?
Brasil é segundo país com maior incidência de tornados no mundo, diz estudo. O Brasil ocupa o segundo lugar em uma lista de países com maior incidência de tornados no mundo. São Paulo é o Estado campeão, segundo pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (a 93 km de São Paulo).