A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.
A árvore viva mais alta do mundo fica no Parque Nacional Redwood, na Califórnia (EUA) e tem a altura equivalente a um prédio de 40 andares, com 116,07 m, e quase 5 m de diâmetro, dando o comprimento de dois carros.
Facilmente identificável pelas suas folhas persistentes e pela copa piramidal, a sequoia pode superar os 100 metros de altura, o equivalente ao tamanho de três edifícios de seis andares.
Escondida nas profundezas do Parque Nacional e Estadual de Redwood, no norte da Califórnia, EUA, está uma impressionante sequoia gigante (Sequoia sempervirens), que entrou para o Guinness World Records em 2006 como a árvore viva mais alta do mundo, com seus 115,92 metros de comprimento.
Pela visualização, é possível constatar que as árvores mais altas do mundo estão concentradas em florestas tropicais, próximas à linha do Equador: na Amazônia, na África Central e na Indonésia.
O aumento na devastação da Amazônia tem ameaçado cada vez mais a Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, onde está localizada a maior árvore já identificada no Brasil, um angelim-vermelho de 400 anos de idade, 88,5 metros de altura e quase 10 metros de circunferência.
Rússia, Canadá e Estados Unidos registram mais de metade do ganho de cobertura vegetal no mundo, por área, somando juntos 68 milhões de hectares. Os três países, porém, perderam mais árvores do que ganharam, acabando com um saldo negativo entre 2000 e 2020.
Apelidada de General Sherman, a árvore mais volumosa do mundo é também uma sequoia e foi reconhecida pelo livro dos recordes (Guinness). Ela apresenta 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas de massa.
1. Singapura (GVI: 29.3%) Graças às ações do Governo da Malásia, Singapura é considerada a cidade mais verde do mundo e a metrópole mais limpa da Ásia.
O que é uma sequoia? Sequoias são árvores de grande porte, que podem atingir mais de cem metros de altura. Algumas são tão famosas por seu tamanho que receberam apelidos, como a Hyperion, tem 115 metros de altura e é maior do que 19 girafas empilhadas.
A notável é da espécie angelim-vermelho, tendo 85,44 metros de altura, 9,45 metros de circunferência 3 metros de diâmetro. O achado é um marco e empolgou pesquisadores que a localizaram (assista no vídeo acima). Em 2019 foi descoberta a árvore mais alta da Amazônia, de 88 metros, na divisa entre o Amapá e o Pará.
A Karomia gigas, uma espécie pertencente à família Lamiaceae, é uma joia botânica descoberta nas regiões remotas do Quênia e da Tanzânia. Suas características únicas e sua raridade fazem dela uma das árvores mais ameaçadas na África.
É uma árvore que possui impressionantes 4.789 anos de existência. Um período tão longo que ela foi batizada de Matusalém, uma referência direta ao personagem bíblico conhecido por ter, supostamente, vivido por 969 anos. A Matusalém fica em uma área conhecida como a Floresta Nacional de Inyo.
O Estado tem duas sequoias lunares: a primeira foi colocada no Parque de Exposições de Santa Rosa, na região Noroeste, em 1981. A outra foi plantada em 1982, em Cambará do Sul, na Serra.
Com uma dureza de 4.500 na escala de Junka, a Guiacum lidera o ranking como a madeira mais resistente do mundo. Conhecido popularmente como ipê, pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo, esse é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.
Com mais de 1 milhão de árvores em seus 32 bosques e parques, Goiânia ganhou o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Uma monstruosidade em forma de árvore. Além disso, é esperado que ela tenha 2100 anos de idade nos dias atuais. Ela fica localizada no Parque Nacional das Sequoias, também na Califórnia, nos EUA.
Ela tem 200 km² de extensão e guarda múltiplas cópias do genoma em suas células. Em 2022, pesquisadores australianos encontraram a maior planta do mundo – uma erva marinha da espécie Posidonia australis.
Localizada na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, a jequitibá-rosa Também conhecida como “Patriarca da Floresta” com idade estimada de 600 anos, é considerada a árvore mais antiga do brasil.
A árvore mais alta do mundo é a Hyperion, uma sequóia gigante que existe no parque nacional de Redwood, na Califórnia, embora a localização exacta seja mantida em segredo para a proteger de possíveis danos e excesso de turistas.
Também conhecida como floresta boreal, ela abrange uma vasta área na Rússia. Com impressionantes 12 milhões de quilômetros quadrados, segundo o jornal El País em 2020, a Taiga é o lar de uma rica diversidade de vida selvagem e uma variedade de espécies de plantas coníferas.
O Haiti – que é o país mais pobre das Américas e tem tradição de desmatamento – tem mínimas 14 árvores por habitante. Mas uma das piores situações encontra-se no Iêmen com apenas 1 árvore para cada habitante.
Maior extensão territorial não abriga a maior densidade populacional global. O maior país do mundo é a Rússia — que é tão grande que se estende por dois continentes, Ásia e Europa.