A geofagia é frequentemente associada ao transtorno alimentar denominado Pica, que pode ser perigoso porque o indivíduo viciado em substâncias terrosas não distingue as seguras das perigosas que podem conter elementos ou compostos químicos tóxicos e/ou microrganismos patogénicos (bactérias e fungos).
O fato da geofagia ser mais comum em países de clima tropical, onde patogênicos de origem alimentar são mais comuns, reforça tal teoria. Além disso, as pessoas costumam comer terra quando são afligidas por problemas gastrointestinais.
Comer terra e outras substâncias que não são alimentos podem causar distúrbios no estômago, no fígado, nos rins, nos intestinos, além de infecções e infestações por vermes. Embora muitas vezes as pessoas tenham dificuldade em falar sobre esses desejos com o médico, é importante que isso seja feito.
Essa mania de comer coisas estranhas, sem gosto e bem nojentas tem um nome: alotriofagia, também conhecida como Síndrome de Pica, é uma rara condição e se caracteriza por um apetite por substâncias não nutritivas, como terra, alimentos crus, palito de dente, esmalte, desinfetante, carvão, tecido e tijolo.
Vontade de comer barro, pedra, tijolo ou giz? • Casule Saúde e Bem-estar
O que significa querer comer tijolo?
A picamalácia, ou síndrome de pica, é o nome que se dá ao desejo de comer coisas que não fazem parte da alimentação, como tijolo, terra, sabonete, giz, dentre outros.
Solicite exames específicos aos médicos, faça psicoterapia para lidar com essa necessidade e prazer constantes de comer reboco, faça um tratamento para sensibilidade com o dentista, peça ajuda de um nutricionista para uma dieta mais balanceada.
A geofagia é frequentemente associada ao transtorno alimentar denominado Pica, que pode ser perigoso porque o indivíduo viciado em substâncias terrosas não distingue as seguras das perigosas que podem conter elementos ou compostos químicos tóxicos e/ou microrganismos patogénicos (bactérias e fungos).
Quais as causas de alotriofagia? As causas da alotriofagia são variadas. Geralmente, a alotriofagia acontece com pacientes que apresentam algum tipo de deficiência nutricional e a vontade de comer essas coisas incomuns seria uma forma de compensar e de ajudar o organismo a repor esses nutrientes.
O tratamento depende da causa do transtorno e pode incluir mudanças na dieta, suplementação de nutrientes - em casos de deficiência - e orientação psicológica e terapêutica, para desenvolver habilidades e estratégias para lidar com as questões relacionadas.
Alojado na hemoglobina, pigmento do glóbulo vermelho, o ferro possui nobre missão: a de transportar oxigênio aos tecidos do organismo. Sua deficiência implica em palidez, fadiga, sono excessivo e inapetência. O hábito de comer terra, sabão e até gelo também pode sinalizar a anemia ferropriva.
"Embora sua causa não seja totalmente compreendida, várias teorias sugerem a presença de fatores emocionais e deficiência de nutrientes, como ferro e zinco, como possíveis razões para o consumo de itens que não possuem valor nutricional.
O que pode ser quando a pessoa tem vontade de comer terra?
De acordo com a professora Roseli de Moura Espíndola, como algumas parasitoses levam à perda sanguínea, acredita-se que as pessoas que têm esse desejo podem apresentar uma deficiência de ferro e, por isso, a vontade de comer terra estaria associada à necessidade de repor o mineral, abundante no solo, perdido pelo ...
“Ao redor do mundo, mulheres e crianças são os consumidores mais comuns. A explicação mais contraintuitiva da geofagia é que o hábito serve para desintoxicar agentes patogênicos, já que ele absorve moléculas perigosas antes de elas entrarem na nossa corrente sanguínea.
A pessoa com alotriofagia repete o comportamento de ingerir essas substâncias por um período longo de tempo. Não é, portanto, apenas um acontecimento pontual. Entre as consequências do transtorno está o risco de intoxicação e infecção no aparelho digestivo.
Considerou-se como picamalácia a ingestão de substâncias não alimentares ou combinações atípicas de alimentos. A coleta de dados foi realizada por meio de consultas aos prontuários e entrevista.
Proteção contra toxinas: Em algumas culturas, a argila é consumida juntamente com alimentos que podem conter toxinas. Pensa-se que a argila pode neutralizar ou reduzir a absorção destas toxinas pelo organismo.
Quem tem anemia sente vontade de comer coisas estranhas?
Um sintoma incomum, mas que pode acontecer em alguns casos de anemia por falta de ferro é chamado de “alotriofagia”, que é sentir vontade de comer coisas estranhas (ex.: terra, tijolos, etc).
Picacismo: transtorno alimentar que causa desejo de comer cabelo, giz e terra. O picacismo, também conhecido como picofagia, é um transtorno alimentar raro e complexo caracterizado pela ingestão de substâncias não alimentares.
Há também quem defenda que a areia pode auxiliar na digestão ou oferecer cura para certas doenças, ou aliviar a fome, entre outros benefícios. Mas o consumo da referida areia não está isento de perigos, sendo por isso desaconselhado pelos profissionais de saúde.
Perversão do apetite é a ingestão compulsiva de substâncias não alimentares ou produtos considerados ingredientes de alimentos. A associação de perversão do apetite com deficiência de ferro está muito bem documentada na literatura médica.
O que é a síndrome de pica? A síndrome de pica é um transtorno alimentar que faz com que a pessoa coma coisas que não são alimentos como, por exemplo, papel, barro, lascas de tinta, terra ou cabelo. A maioria das coisas que as pessoas com síndrome de pica comem não é nociva.
A alotrifagia ou também denominada “PICA” é um transtorno alimentar em que o paciente sente uma vontade irresistível de comer, repetidamente, substâncias não alimentares como terra, tijolo, papel, tinta, sabão, cabelo, metal, entre outros.