Rússia, Canadá e Estados Unidos registram mais de metade do ganho de cobertura vegetal no mundo, por área, somando juntos 68 milhões de hectares. Os três países, porém, perderam mais árvores do que ganharam, acabando com um saldo negativo entre 2000 e 2020.
De acordo com o relatório “Global Forest Resources Assessment 2022“, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Finlândia é o país com maior densidade de árvores do mundo, com 6.423 árvores por hectare.
O estudo da Embrapa indica que, apesar do desmatamento dos últimos 30 anos, o Brasil é um dos países que mais mantém sua cobertura florestal. Dos 100% de suas florestas originais, a África mantém hoje 7,8%, a Ásia 5,6%, a América Central 9,7% e a Europa, o pior caso do mundo, apenas 0,3%.
Há cerca de 64 mil espécies de árvores identificadas, desse total, mais de 9 mil são encontradas no Brasil, sendo 8.341 espécies nativas, segundo dados do Programa Reflora Brasil.
O Haiti – que é o país mais pobre das Américas e tem tradição de desmatamento – tem mínimas 14 árvores por habitante. Mas uma das piores situações encontra-se no Iêmen com apenas 1 árvore para cada habitante.
Com mais de 1 milhão de árvores em seus 32 bosques e parques, Goiânia ganhou o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Catar, que tinha 0 km2 de florestas em função do clima desértico, promoveu um florestamento nas suas áreas mais férteis durante a década de 1990 e hoje tem 0,1 % de seu território florestado.
Ainda de acordo com os dados do relatório, o Brasil figura como terceiro país com o maior número de árvores do planeta (301,8 bilhões), perdendo apenas para Rússia (641,6 bilhões) e Canadá (318,2 bilhões), respectivamente primeiro e segundo lugares em número de árvores.
A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.
É verdade que a Amazônia é a maior floresta do mundo?
A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com extensão total de ~7,4 milhões de km² e ocupando territórios em nove países, sendo 60% de sua área no Brasil, 13% no Peru e partes menores na Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Está situada ao norte da América do Sul e seu território se estende por 9 países, que são: Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador e a maior parte no Brasil. Aqui em nosso pais essa área se estende para os estados do Amazonas, Amapá, Rondônia, Acre, Pará e Roraima.
Goiânia se destaca como a cidade mais arborizada do Brasil, ostentando notáveis 89,3% de arborização em suas vias públicas. Esse índice excepcional não apenas embeleza a paisagem urbana, mas também reflete um compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida dos cidadãos que vivem na cidade.
Entre elas, a maior já criada no país, a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, e a terceira maior, a Floresta Estadual do Paru, com 3,6 milhões de hectares. Três dessas unidades são Florestas Estaduais (Flotas) que admitem usos econômicos como a exploração sustentável de madeira.
O Brasil abriga mais de 8.700 espécies de árvores nativas, 14% das 60.065 que existem no planeta, segundo o estudo realizado pela Botanical Gardens Conservation International (BGCI).
1. Singapura (GVI: 29.3%) Graças às ações do Governo da Malásia, Singapura é considerada a cidade mais verde do mundo e a metrópole mais limpa da Ásia.
Na rota do mercado internacional de madeira, todos os olhos dos países estrangeiros estão voltados para três árvores nativas brasileiras: o ipê, o mogno e o jacarandá.
A Karomia gigas, uma espécie pertencente à família Lamiaceae, é uma joia botânica descoberta nas regiões remotas do Quênia e da Tanzânia. Suas características únicas e sua raridade fazem dela uma das árvores mais ameaçadas na África.
A Philodendron spiritus sancti está na na Lista Vermelha do Centro Nacional de Conservação da Flora, principal instituição brasileira a monitorar as espécies de plantas ameaçadas. Pertence à categoria "em perigo", que se aplica às espécies sob "risco muito elevado de extinção na natureza".
Embora responda 30% das florestas do mundo, o Brasil foi responsável por 43% do desmatamento global no ano passado, permanecendo na liderança do ranking das nações que mais perdem florestas no mundo.
Os estados com maior proporção de floresta estão Amazonas (93%), Acre (85%) e Amapá (82%). O estado do Amazonas também apresenta a maior área de floresta com 145 milhões de hectares, quase um terço das florestas do país (29%), seguido do Pará (93 milhões de hectares) e Mato Grosso (47 milhões de hectares).