A competição substituiu os antigos torneios: a Liga Mundial, no vôlei masculino, e o Grand Pix, no feminino. Entre os homens, o Brasil é o maior campeão da Liga Mundial, com nove títulos.
Quantos Mundiais a seleção brasileira de vôlei tem?
Um dos favoritos para conquistar o ouro, o Brasil venceu o Mundial Masculino de Vôlei em 2002, 2006 e 2010. Já a Polônia ficou com o título em 2014 e 2018, enquanto a Itália foi campeã em 1990, 1994, 1998 e 2022.
Itália. Primeira campeã da Liga Mundial de Voleibol, a Itália entra em nossa lista por ser muito fã dessa modalidade esportiva. Em seu país há diversos torcedores que acompanham a seleção e torcem avidamente por ela.
O voleibol foi criado em 1895 por William G. Morgan, diretor de Educação Física da ACM Holihoke, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Morgan nasceu na pequena cidade de Lckport, no condado de Niágara, em 23 de janeiro de 1870.
Assim como ocorreu nos Jogos de Tóquio, o ponteiro Earvin Ngapeth foi eleito pela Federação Internacional da modalidade o MVP da competição. Essa é apenas a segunda vez que um jogador é escolhido o principal atleta do torneio masculino de vôlei por duas olimpíadas em sequência, desde que o prêmio foi criado, em 1984.
Com a criação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em 1954, houve um fortalecimento do desenvolvimento do esporte no país. A partir daí, as competições se tornaram populares. A primeira participação da Seleção Brasileira de Vôlei em um campeonato mundial ocorreu em 1956.
Em Tóquio, as seleções protagonizaram um 39 a 37, em 50 minutos de partida. A França venceu e empatou os sets em 1 a 1. Curiosamente, no Pré-Olímpico do Japão, a França também esteve envolvida no set mais longo da história do vôlei. Diante da Austrália, o placar ficou em 44 a 42 para os franceses em 1h43.
O maior vencedor da competição é o turco Vakifbank, com quatro títulos, além de duas pratas e dois bronzes. Logo atrás vem o Eczacibasi, que tem dois troféus e pode diminuir a diferença em relação ao compatriota.
Entre os homens, o Brasil é o maior campeão da Liga Mundial, com nove títulos. Além disso, a equipe nacional também venceu a Liga das Nações em 2021. A VNL serve também como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O polo aquático, inclusive, já ganhou o título de esporte mais difícil do mundo diversas vezes, por exigir uma combinação de força, resistência, velocidade, agilidade, habilidade e fisicalidade.
O veterano Bruno Rezende, conhecido no Brasil como Bruninho, é o grande líder da seleção e um dos levantadores mais respeitados do mundo. O medalhista Olímpico de ouro e prata segue na função de distribuir jogadas para o Brasil aos 37 anos.
Central. O central costuma ser um dos atletas mais altos em um time de vôlei. Ele ataca pelo meio da rede e também é um dos principais encarregados do bloqueio. Além disso, o central é o principal responsável pelas chamadas bolas rápidas, que são lançadas pelo levantador com bastante velocidade e baixa altura.
Início. Registros dão conta que a primeira vez que o vôlei foi praticado no Brasil foi em 1915, no Colégio Marista de Recife, mas que começou a tornar-se um pouco mais notório entre 1916 e 1917, por iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo.
O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.
5 º - Para a categoria sub 14 e sub 16 feminina a altura da rede será de 2,20m, para a categoria adulto feminina a altura da rede será de 2,24m, categoria sub18 e adulto masculino a altura será de 2,43m.