A nova linha ferroviária estende-se por 277 km através da região de Fujian, perto do Estreito de Taiwan, e liga as cidades costeiras de Fuzhou, Zhangzhou e Xiamen, ambas na província do sudeste da China.
Também mundialmente conhecido, o Eurostar Class 373 interliga algumas das principais cidades europeias, como Londres e Paris, por meio do Eurotúnel, que passa sob o Canal do Mancha. O trem-bala também opera na Alemanha e Países Baixos, passando por cidades como Bruxelas e Amsterdã a uma velocidade máxima de 300 km/h.
Embora grande parte da rede sirva as regiões mais populosas de Honshu, a maior ilha do Japão, longos túneis marítimos permitem que trens-bala circulem por centenas de quilômetros até Kyushu, no extremo sul, e Hokkaido, no norte.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Sistema conhecido como hyperloop prevê túnel de 150 km de extensão e levitação eletromagnética. A China deu início aos estudos relacionados à criação da primeira linha ferroviária hyperloop do país. O trem de alta velocidade deve conectar as cidades de Xangai e Hangzhou em um túnel a vácuo de 150 km de extensão.
Os comboios de alta-velocidade Thalys, derivados do TGV já operam entre a Bélgica, França, Alemanha e os Países Baixos. O alemão ICE também opera na linha Amesterdão-Frankfurt (indo algumas vezes até à Suíça) e entre Bruxelas e Frankfurt. A linha holandesa HSL-Zuid está actualmente em construção.
A nova linha marca também a superação da meta de construção de ferrovias de alta velocidade que estava prevista para 2030. Segundo informou o Conselho de Estado da China no começo deste ano, o país já possui os 45 mil km de linhas de trem-bala.
O cronograma do projeto estabelece que o trem deverá estar em operação em um prazo de 10 anos. A primeira etapa é a realização dos estudos de viabilidade técnica, econômica e social, com duração de dois anos que terminam no final de 2024.
Um trem de alta velocidade (TAV), informalmente conhecido como trem-bala, é um comboio para transporte público que se locomove em velocidades superiores à 210 km/h. Em sua maioria, os TAVs alcançam uma velocidade de cruzeiro de 250 à 300 km/h, podendo chegar à 320 km/h.
Outra grande vantagem dos trens de alta velocidade é que eles só utilizam eletricidade para se mover, enquanto as tradicionais locomotivas queimam carvão e fazem uma poluição danada. A eletricidade necessária para fazer os magnetos funcionarem pode vir de fontes não poluentes, como as usinas atômicas, por exemplo.
A partir de 1º de outubro de 2023, um passe normal para adultos, válido por sete dias, custa 50.000 ienes; desejar um pouco mais de luxo pode comprar um passe Green Car (primeira classe) por a partir de 70.000 ienes. O passe regular de 14 dias para adultos custa 80.000 ienes e o de 21 dias, 100.000 ienes.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Os conhecidos como “trens-bala” E5 da Japan Railways East (JR East) conseguem chegar a uma velocidade de 320 km/h. Com capacidade de levar até 731 passageiros, o trem JR East E5 possui 32 motores elétricos por indução e 12.900 cavalos de potência.
A partir da capital Lisboa, viaje em conforto para Coimbra, Porto e Braga, no norte, ou para Faro, no extremo sul. Com velocidades de até 220 km/h, os trens Alfa Pendular são o modo mais rápido de se locomover em Portugal. Além disso, contam com excelentes instalações, como Wi-Fi gratuito, snacks e bebidas a bordo.
No horário de pico, esses valores sobem para R$ 200 e R$ 325. Pelo estudo encomendado pela ANTT, o valor é menor que o das passagens aéreas do Rio para São Paulo que fica em R$ 400 no horário de pico e R$ 180 nos demais horários.
Segundo a China Railway, operadora ferroviária estatal, a velocidade máxima dos comboios neste percurso é de 350 km por hora e, entre outros detalhes, o percurso atravessa 84 pontes e 29 túneis.
Le Frecce conta com três trens - Frecciarossa (FR), Frecciargento (FA) e Frecciabianco (FB). Juntos, eles percorrem a maior parte da Itália, incluindo as principais cidades, como Roma, Milão, Veneza e Nápoles.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h! Com tecnologia alemã, o Maglev está em operação há mais de 10 anos na China.
A Brightline, que está prestes a construir a linha Brightline West de Los Angeles a Las Vegas, também opera uma linha de Miami a Orlando, com uma velocidade média de 111 km/h. A outra é a linha Acela da Amtrak, entre Boston e Washington, D.C., que só é considerada de alta velocidade em 80 km de sua rota de 735 km.
Se todos esses deslocamentos forem feitos no intervalo de uma semana, o valor dos bilhetes avulsos vai ser praticamente o preço do passe, em torno de ¥50.000. A vantagem de comprar tudo avulso nessa rota é poder usar o trem Nozomi, que chega mais rápido, parando em menos estações no meio do caminho.
Eurostar é o serviço exclusivo de trem de alta velocidade que liga Londres a Paris, Bruxelas, Amsterdã e o resto da Europa, a velocidades de até 320 km/h. Todos os trens Eurostar têm instalações modernas, confortáveis e muito espaço para bagagem, além de um vagão-restaurante.
Existem cerca de 3 trens por dia entre Lisboa e Roma, que geralmente levam 46 horas 35 minutos para fazer a viagem de 1861 km de distância. No entanto, é possível fazer o trecho em 40 horas 56 minutos com os serviços mais rápidos, se você quiser chegar em menos tempo.