Utilização de dar ou dá - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual a diferança de utilização de "dar" e "dá"? Dar é o verbo no infinitivo, enquanto dá é a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.
Como na pronúncia dificilmente há a distinção, pois o "r" velar oclusivo final, normalmente, não é pronunciado em "dar", é natural que na escrita surja essa dúvida. Na prática, basta trocar o verbo "dar" por outro verbo.
Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.
Dá ou Dar? Qual Está CORRETO? Aprenda em 9 Minutos! Não erre NUNCA MAIS! (VERBOS)
Qual é o radical de dar?
Na palavra dar, o r é a desinência do infinitivo, e o a é a vogal temática. Chegamos à conclusão de que o radical de dar é d, tal como o radical de amar é am. Nestas duas palavras, o radical e a raiz têm a mesma forma.
5 O VERBO “DAR” NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA TRADICIONAL
Cegalla (2009), quanto à predicação, classifica-o como transitivo direto e indireto, isto é: um verbo que se usa com dois objetos (um objeto direto e um objeto indireto).
Dá é usado para expressar a conjugação do verbo “dar” na 3ª pessoa do singular no tempo presente do indicativo. O pai dá doces aos filhos todos os dias. Dar é usado para expressar a forma infinitiva do verbo, ou seja, o nome do verbo sem conjugação. É importante dar as coisas que não te servem mais!
D) O verbo dar é transitivo indireto, por isso é regido por um complemento sem preposição. Comentário: No contexto acima, o verbo “dar” é transitivo direto e indireto, exigindo dois complementos: o objeto direto “o salto” e objeto indireto “à prática”.
Finalmente, no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, «dar a palavra» significa «comprometer-se; obrigar-se; assumir a responsabilidade».
Dá-se é a forma pronominal da 3. ª pessoa do singular do verbo dar-se, que significa «sentir-se; estar de acordo; realizar-se; acontecer; ocorrer; render-se; entregar-se; dedicar-se; procurar passar por; prestar-se», in Dicionário Aurélio – Século XXI.
Se você gostaria de dizer que irá olhar alguma coisa, o correto é "dar uma olhada". Se você se refere ao fato de alguém está olhando algo, o certo é "(ele) dá uma olhada". Entretanto, se você pede para que uma pessoa olhe alguma coisa, utilize "dê uma olhada".