No caso de quem quer emagrecer, também é indicado optar pelo pão integral, que, segundo a especialista, possui mais fibras e, portanto, melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade.
As integrais são versões mais nutritivas por serem ricas em fibras. O modo de preparo também interfere na qualidade do produto, os pães de fermentação natural apresentam melhor digestibilidade e são mais naturais", diz Dalyla Formagine.
A nutricionista Mariana Melendez indica que o pão saudável para ser incorporado na dieta é aquele mais artesanal possível, feito com fermentação natural. Segundo ela, essa opção contém mais nutrientes, menos conservantes e componentes químicos, que são comumente adicionados aos produtos de supermercado.
Se quiser um pão com mais fibras, menos calorias e que está entre os melhores para a sua saúde mesmo sem ser necessariamente um pão integral, você precisa conhecer o pão de farinha de centeio! O centeio é um “primo distante” do trigo e da cevada e até a suas plantas são parecidas.
COMO INCLUIR O PÃO NA SUA DIETA E COMER COM PRAZER
Qual o melhor pão para não engordar?
Consumo ideal de pão para uma dieta saudável
Escolher pães integrais, ricos em fibras, é mais saudável. Combinações balanceadas, como sanduíches nutritivos, são recomendadas para uma dieta equilibrada.
O Pão 100% Integral Tradicional Wickbold ficou em primeiro lugar pois, além dessa característica, tem poucos conservantes e não contém gordura vegetal hidrogenada. O Pão Integral com Linhaça e Aveia, da Vale do Sol, se destacou devido ao elevado teor de fibra (8,4 g em cada 50 g).
O melhor pão é o feito em casa. Mas, se não é possível encarar uma produção caseira, é mais saudável optar pelos pães preparados em padaria sem aditivos conservantes. Os pães integrais (100% integrais ou com adição de variados grãos) também são uma boa opção porque contém maior quantidade de fibras.
Em relação a carboidratos, eles possuem uma diferença de cinco gramas entre si. e em relação as fibras, eles são bem similares. Em relação às calorias, a diferença é bem pouco significativa, eles possuem dezesseis calorias de diferença.
Pode ser com ovo, carne, frango desfiado, queijo branco ou patê de atum. Inclua vegetais. Fonte de fibras, que tornam mais lenta a absorção de carboidratos pelo organismo, eles ajudam a evitar os picos de açúcar no sangue. Você pode colocar alface, tomate, cenoura, pepino e outros de sua preferência.
Ou seja, o pão francês é permitido na dieta de emagrecimento desde que seja feito com moderação e em combinação com uma alimentação equilibrada e com a prática de exercícios físicos, garantindo que as calorias sejam queimadas.
As raízes e tubérculos são excelentes fontes de carboidratos e funcionam como uma ótima alternativa para variar o pãozinho. Essas opções são ricas em fibras, minerais e potássio, além de possuírem vitaminas do complexo A, B e C.
Qual é o melhor pão integral para dieta? Segundo a nutricionista, o melhor é sempre o pão 100% integral. “Hoje em dia essa informação já vem indicada na embalagem, mas é sempre bom ler os ingredientes nas informações nutricionais.
Procure pães integrais que tenham certificações de qualidade, como o selo "100% Integral". Essas certificações garantem que o pão é feito inteiramente de grãos integrais, sem aditivos prejudiciais. Certificações orgânicas também podem ser uma boa opção se você valoriza ingredientes naturais e sustentáveis.
O pão de centeio também ajuda a emagrecer — diferentemente dos pães mais tradicionais, como o francês. Um estudo realizado pelo Healthy But Smart revelou que o consumo do centeio promove maior saciedade, o que evita exageros alimentares ao longo do dia.
Encontramos essas substâncias nos dois pães entretanto, no pão integral as quantidades são mais significativas. Um engorda menos que o outro? Apresentam uma diferença no valor energético, uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco).
A linha Pullman SEM AÇÚCAR traz pães que vão te ajudar no cuidado com a sua alimentação. São pães integrais, que não contém açúcares e gorduras trans e ainda tem baixo teor de gorduras totais e saturadas.
O ideal é que não contenha farinha de trigo enriquecida, farinha branca; Quanto menor a adição de emulsificantes, espessantes, aromatizantes, conservantes, estabilizantes e edulcorantes, melhor a qualidade; Menor quantidade de ingredientes e fermentação mais lenta; Se for de fermentação natural melhor ainda.
Então, quanto a dúvida “como saber se o pão é realmente 100% integral?”, basta verificar na lista de ingredientes. Caso apareça “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”, significa que contém farinha branca, ou seja, o pão não é 100% integral.
A principal diferença está na redução percentual de qualquer componente do pão tradicional ou integral, como por exemplo menor quantidade de gordura ou açúcar. Esta mudança torna um determinado produto light e acaba refletindo no seu valor energético.
Sim, o pãozinho francês realmente engorda mais se comparado a alguns outros pães disponíveis no mercado, como o integral. O pãozinho francês com 50 g possui cerca de 140 kcal e 80% dessas calorias são derivadas de carboidrato de alto índice glicêmico.
Quantas fatias de pão integral devo comer por dia?
A nutricionista explica que o pão integral pode ser consumido diariamente dentro de uma alimentação balanceada. “A quantidade depende da composição corporal do indivíduo e do nível de atividade física, mas podemos dizer que varia de duas a quatro fatias por dia”, conta.
Torrada ou pão: o que tem menos calorias? Ao contrário do que imaginamos, as torradas são mais calóricas. A diferença é que a torrada tem menos água em sua composição do que o pão francês, assim os nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) ficam mais concentrados e, por consequência, com maior valor calórico.