“Existem dois lados, o brilhante e o não tão brilhante. Lembre-se sempre disso: lado brilhante virado para o alimento, para refletir o maior calor possível. Desta forma, [o alimento] cozinha de maneira mais eficiente”, explica o chef britânico Tom Kerridge em vídeo da BBC.
Qual o lado correto do papel-alumínio? Se você tinha o costume de colocar o lado fosco em contato com a comida, saiba que esse é o lado errado! O certo é colocar o lado brilhante para dentro!
Qual a parte do papel alumínio que fica para fora?
Olha, o lado mais brilhante do papel alumínio é o ideal pra assar os alimentos, tá? Funciona assim: a parte com brilho do papel faz com que o calor se concentre por dentro e asse as carnes de um jeito bem mais rápido, deixando também o calor se espalhar por igual.
Isso acontece porque o lado brilhante. reflete muito mais as ondas de calor. Ou seja, aí dentro da sua travessa, as ondas de calor ficarão muito mais potentes. com o lado brilhante.
Lembre-se sempre disso: lado brilhante virado para o alimento, para refletir o maior calor possível. Desta forma, [o alimento] cozinha de maneira mais eficiente”, explica o chef britânico Tom Kerridge em vídeo da BBC.
Em outros termos, podemos dizer que a face opaca do papel alumínio é melhor absorvedora e emissora de radiação térmica que a face brilhante. Logo, para cozinhar/assar um alimento embrulhado com papel alumínio em menos tempo, o lado brilhante do papel deve ficar virado para dentro e, consequentemente, o opaco para fora.
Contudo, se você quer usar o papel-alumínio para cobrir um alimento que está gelado ou que deve se manter gelado, o lado brilhoso deve estar para fora e o lado fosco em contato com o alimento. Assim, a parte reflexiva recebe o calor externo e reflete, impedindo que a comida o absorva, mantendo fria por mais tempo.
A resposta para o questionamento acima é: o lado brilhante deve sempre estar virado para a parte interna, ou seja, aquele que fica em contato com o alimento que está sendo coberto. Logo, o lado fosco do papel alumínio deve estar virado para a parte externa, exposto ao forno.
O jeito certo de usar o papel-alumínio na airfryer
Certifique-se de cobrir apenas o cesto interno, para não atrapalhar a circulação de ar quente. Também é importante utilizar o lado brilhoso do papel-alumínio que é o lado que deve entrar em contato com a comida.
A manteiga pode ser usada entre o papel e a forma, isso vai aumentar ainda mais suas chances de tudo desgrudar com facilidade na hora de retirar do forno, por exemplo. E, como falamos, lembrar que o lado correto é sempre o mais liso e mais brilhante virado para dentro da receita.
A parte espelhada (brilhosa) deve ficar direcionada para baixo, ou seja, para o fumo. Ela não permite que o calor que o fumo recebe do carvão seja perdido por irradiação. No momento que a essência é aquecida, libera calor e não passa pelo alumínio.
O que fazer para a carne não grudar no papel alumínio?
O truque para soltar o papel filme grudado é bem simples: colocar o rolo na geladeira. Vale deixar ele guardado lá ou colocar uma meia hora antes de usar.
"Tecnicamente falando, o ideal é utilizar o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. O fato, porém, de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação", completa a ABAL.
Use a broca certa. A broca certa para furar perfil de alumínio é a broca HSS com o diâmetro do furo que você deseja realizar. Com essa broca, as chances de acontecer danos ao alumínio ou erro no processo são muito menores. Alguns profissionais usam brocas de madeira para realizar o furo de maneira mais simples.
Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.
Você já se perguntou por que algumas pessoas usam papel alumínio em cortes com osso? A dica é colocar o papel alumínio para evitar que o osso queime no braseiro, deixando a apresentação do corte mais bonita.
Você pode usar o papel-manteiga para diversas funções. No forno, uma opção é cortar o papel no tamanho maior do que a forma e, dessa forma, colocar a comida para assar. Outra forma é colocar um bolo em cima do papel para ele esfriar. Ele também pode ser usado para evitar sujeiras na cozinha.
O item é ótimo para assados e, quando adotado para embrulhar alimentos durante a cocção, o lado brilhante deve ser voltado para dentro. Desta maneira, mantém a temperatura concentrada e ajuda a cozinhar a comida por completo e mais rapidamente.
Se tiver preparado a comida no mesmo dia e precisar mantê-la quente, opte por marmitas de vidro, pois conservam melhor a temperatura. Antes de montar as marmitas, encha o recipiente de vidro com água quente e aguarde alguns minutos. Após aquecido, descarte a água, monte as marmitas e guarde em bolsa térmica.
O que acontece se usar o lado errado do papel alumínio?
Além disso, a cobertura irregular feita com papel alumínio pode resultar em diferentes textura para um mesmo preparo, já que uma parte pode ficar mais molhadinha e a outra mais seca.
A parte brilhante deve ficar para dentro, já que possui um tratamento que impede que o alumínio contamine a comida e que ela grude no papel. Esse lado também reflete as ondas de calor. Por isso, caso fique virado para fora, dificulta o cozimento ao invés de acelerá-lo.
Como usar o papel alumínio para conservar o alimento quente?
Para alimentos que vão ao forno, o papel de alumínio deve sempre ficar com o lado brilhante voltado para dentro, ou seja, em contato com o alimento, pois vai refletir o calor gerado internamente e devolve-lo ao alimento, acelerando assim o processo.