Sem pensar nas extremidades, cabelos e unhas, só a córnea não tem sangue. Ela é uma membrana que fica nos olhos e ajuda a dar foco na visão, não é vascularizada, é muito fininha e sua manutenção é feita por líquidos dos olhos, como a lágrima e o humor aquoso.
Quando a perda de sangue é rápida, a pressão arterial cai e as pessoas podem ficar tontas. Quando a perda de sangue ocorre gradualmente, as pessoas podem se sentir cansadas, com falta de ar e ficam pálidas.
Após a cirurgia, algumas pessoas ficam em dúvida se é possível ter uma vida normal sem o baço. E a resposta é sim, é possível viver normalmente sem ele. Porém, é necessário ter em mente que a capacidade do organismo em combater infecções, será menor.
Considerado o tipo sanguíneo mais raro do mundo, estima-se que o RH nulo ou, como é conhecido, sangue dourado, acomete menos de 50 pessoas em todo o mundo. No Brasil, há conhecimento de pelo menos dois casos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Fato interessante: Sabia que cada um de nós pisca cerca de 12.000 vezes por dia e que a córnea é a única estrutura no nosso corpo que não tem vasos sanguíneos? O nosso sangue fornece oxigênio às partes do nosso corpo, mas a córnea recebe-o diretamente do ar.
A perda rápida de 1 litro de sangue pode colocar o indivíduo em risco de vi- da. Quando a perda de sangue é lenta, o organismo desenvolve mecanismos de compensação, suportando melhor a situação. A hemorragia externa, por ser visualizada, é facilmente reconhecida.
As orelhas e o nariz são formados por um tipo de cartilagem que, ao contrário das que existem no restante do corpo, não se ossifica à medida que o corpo humano cresce. Os ossos começam a se formar a partir do segundo mês da gestação.
A regeneração do corpo é uma das capacidades mais incríveis do ser humano, assim como diversas outras espécies de animais. Porém, existe uma única parte que não é capaz de se auto regenerar: os dentes.
Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.
Os tipos mais raros que vêm em seguida são o B- (2%), AB+ (3%) — cujos portadores são considerados receptores universais —, A- (6%) e B+ (9%). Os mais comuns são os da categoria A+ e o O+, que aparecem em 36 e 37% dos brasileiros, respectivamente.
AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo. Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B.
O sangramento nasal é sério? Embora ver sangue saindo do seu nariz possa ser alarmante, a maioria dos sangramentos nasais não são graves e podem ser tratados em casa. Alguns, no entanto, devem ser verificados pelo seu médico. Por exemplo, se você tem hemorragias nasais frequentes, consulte o seu médico.
Infecções no trato urinário, próstata (prostatite) ou epidídimo (epididimite) podem levar a este sintoma. Inflamações ou infecções podem causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, resultando na presença de sangue. Outra possível causa é a traumatismo na região genital ou pélvica.
O coração é, sem dúvida, um dos órgãos vitais mais conhecidos, porém, além dele, podemos citar o cérebro, os rins, o fígado e os pulmões. Já como exemplo de órgãos não vitais temos o baço, os órgãos reprodutores e a vesícula biliar.