O lado mais brilhante do papel alumínio costuma ser indicado para ficar virado para o alimento e o fosco, para cima. “Quando você embala o alimento, a parte opaca deve ficar para fora porque ela absorve o calor externo, do forno.
Qual o lado correto do papel-alumínio? Se você tinha o costume de colocar o lado fosco em contato com a comida, saiba que esse é o lado errado! O certo é colocar o lado brilhante para dentro!
O lado brilhante é mais liso e adere menos ao alimento, evitando que o dourado do assado grude no papel. Em contrapartida, se a intenção é manter algo na geladeira e frio por mais tempo, o lado fosco do papel-alumínio deve ser voltado para dentro.
Olha, o lado mais brilhante do papel alumínio é o ideal pra assar os alimentos, tá? Funciona assim: a parte com brilho do papel faz com que o calor se concentre por dentro e asse as carnes de um jeito bem mais rápido, deixando também o calor se espalhar por igual.
A resposta para o questionamento acima é: o lado brilhante deve sempre estar virado para a parte interna, ou seja, aquele que fica em contato com o alimento que está sendo coberto. Logo, o lado fosco do papel alumínio deve estar virado para a parte externa, exposto ao forno.
A parte espelhada (brilhosa) deve ficar direcionada para baixo, ou seja, para o fumo. Ela não permite que o calor que o fumo recebe do carvão seja perdido por irradiação. No momento que a essência é aquecida, libera calor e não passa pelo alumínio.
Qual o lado certo de usar o papel alumínio na Airfryer?
O jeito certo de usar o papel-alumínio na airfryer
Certifique-se de cobrir apenas o cesto interno, para não atrapalhar a circulação de ar quente. Também é importante utilizar o lado brilhoso do papel-alumínio que é o lado que deve entrar em contato com a comida.
Contudo, se você quer usar o papel-alumínio para cobrir um alimento que está gelado ou que deve se manter gelado, o lado brilhoso deve estar para fora e o lado fosco em contato com o alimento. Assim, a parte reflexiva recebe o calor externo e reflete, impedindo que a comida o absorva, mantendo fria por mais tempo.
Ao assar alimentos, o papel alumínio pode ajudar a agilizar o cozimento, evitar respingos, forrar assadeiras para evitar que a comida grude no fundo e preparar pratos em papillote, que são pacotinhos que concentram ingredientes e sabores. Para garantir os benefícios do material, é necessário usá-lo corretamente.
Ao fazer um assado, por exemplo, ele se torna fonte de calor. Com o lado brilhante voltado para o alimento, reflete mais calor no alimento, atingindo temperaturas altas mais rápido.
O correto é usar o lado brilhante para envolver a comida! Por ser antiaderente, esse lado do papel impede que os alimentos grudem e queimem. E ainda, os reflexos nessa parte ajudam a conduzir ondas de calor, diminuindo o tempo de cozimento.
O importante aqui é manter o lado brilhoso em contato com o alimento. Já no caso de guardar um alimento na geladeira, por exemplo, o lado fosco deve estar para dentro, ou seja, voltado para o alimento, pois assim, ficará mais frio e, consequentemente, melhor conservado por mais tempo.
O que fazer para a carne não grudar no papel alumínio?
O truque para soltar o papel filme grudado é bem simples: colocar o rolo na geladeira. Vale deixar ele guardado lá ou colocar uma meia hora antes de usar.
"Tecnicamente falando, o ideal é utilizar o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. O fato, porém, de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação", completa a ABAL.
Se a intenção é usar o papel de alumínio para embalar um alimento e mantê-lo fresco ou gelado, deixem o lado fosco voltado para dentro em contato com a comida, vai manter-se fresco por muito mais tempo.
Por esse motivo, esse lado brilhoso, ele tem uma película muito sutil, muito fininha, que impede esse contato direto do produto. com o metal alumínio. Então a dica certa é. o lado brilhoso vai entrar em contato com o cabelo, enquanto o lado fosco vai ficar pra parte externa.
Aqui vai a regra de ouro, guys: deixe o lado fosco do papel alumínio sempre virado para cima, assim você consegue manter o calor do carvão por mais tempo e não prejudica a qualidade da sua sessão. Contudo, não basta saber apenas isso para fazer aquele nevoeiro que todo fumeta gosta!
Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.
Qual o lado do papel alumínio que fica em contato com o alimento?
Gentile relembra ainda que o lado brilhante – justamente o que é indicado para ficar em contato com a comida – tem um pequeno ponto negativo: ele pode “grudar” mais no alimento do que o lado opaco.
Pode enrolar a carne no papel alumínio e colocar na airfryer?
Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.