Segundo @mndiaye_97, existe uma história macabra sobre a morte da mãe do pequeno peixe-palhaço. Para ele, a esposa de Marlin e os filhos não nascidos não morreram comidos por uma barracuda faminta - algo muito pior se desenrolou no passado.
Ocellaris, o peixe-palhaço. Assim como retratado em Procurando Nemo, o peixe-palhaço tem relação direta com as anêmonas, utilizando-as como lar. Por sua grande resistência e fácil manutenção, a espécie é uma das mais populares em aquários de todo o mundo.
Por que o Nemo tem que se escovar na anêmona-do-mar?
A camada de muco do peixe-palhaço protege o peixe da picada da anêmona-do-mar por meio de imunidade inata ou adquirida. O peixe-palhaço e as anêmonas-do-mar têm uma relação complexa e mutuamente benéfica.
Procurando Nemo (2003) - Cena em que o Bruce ataca Dory & Marlin [PT-BR]
Qual é a deficiência do Nemo?
O trecho a seguir apresenta o primeiro dia de aula de Nemo e a insegurança de seu pai, que é extremamente protetor. Nemo, que tem uma nadadeira menor, percebe que seus novos colegas de classe também possuem diferenças.
Seus olhos seguem os pontinhos azuis brilhantes e o nado elegante de dois cirurgiões-patela adultos do Pacífico — espécie à qual ele vem dedicando grande parte de sua vida profissional desde 2012. O cirurgião-patela é uma espécie popular e de alto valor para aquários.
Quanto tempo vive uma anêmona na natureza? Sem que seja morta pelo homem ou por algum predador faminto como borboletas o tempo de vida é de 100 anos para cima, muito acima.
Existem mais de 30 espécies de peixes-palhaço no mundo, sendo que a mais conhecida delas é a Amphiprion ocellaris, que é a espécie do Nemo. Dentre essas 30 espécies, os peixes podem apresentar variadas cores e padrões de listras. Os peixes-palhaço vivem em grupos no meio das anêmonas.
Via Wikimedia Commons. A Dory sofre desta condição por provavelmente ter tido uma falta de oxigenação no cérebro quando saiu do ovo, sofrendo a lesão no hipocampo.
No filme, Nemo é o único sobrevivente de um ataque de peixe barracuda, que devora sua mãe, Coral, e as ovas de seus irmãos. O peixe é criado pelo pai, que promete proteger o filho restante de todas as formas que conseguir. Teoria afirma que Nemo não existe.
Mas, você sabe qual é a verdadeira espécie da Dory? A personagem se trata de um Paracanthurus hepatus, conhecido popularmente como cirurgião-patela. Essa espécie é normalmente encontrada no Oceano Pacífico e, curiosamente, nem sempre são azuis como aparece no filme.
Mais conhecido como peixe-palhaço, peixe-das-anêmonas ou simplesmente nemo. Com coloração alaranjada e listras brancas, habita águas calmas e pouco profundas dos oceanos Pacífico e Índico. Todos os peixes-palhaços nascem machos e têm a capacidade de se tornarem fêmeas de acordo com a necessidade durante a reprodução.
“Dory tem amnésia anterógrada, ela não consegue registrar as coisas", explica Paulo Mattos, neurocientista do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR).
Muita gente já sabia que um peixinho com deficiência física (Nemo) consegue fugir de um aquário e atravessar o mundo. Mas e quando o problema é cognitivo?
Nemo é um peixe-palhaço jovem e aventureiro, que anseia por explorar o oceano e viver grandes aventuras. Seu nome, Nemo, significa “ninguém” em latim, refletindo sua natureza curiosa e destemida.
No mar, Marlin é um pai solo, cuidando de seu único filho peixe, Nemo, um curioso peixe-palhaço que quer desbravar o oceano. Porém, por conta dos inúmeros predadores e o trauma que Marlin enfrentou, o peixe acaba prendendo seu filho demais, até que um dia Nemo é capturado por um mergulhador.