Qual percentual do faturamento deve ser investido em marketing?
De acordo com relatórios como o Forrester Research e da eMarketer, empresas já consolidadas no mercado devem investir de 6 a 12% do faturamento em marketing digital. Enquanto isso, empresas menos conhecidas devem se preparar para um investimento um pouco maior: de 12% a 20% do faturamento.
Quantos por cento uma empresa deve investir em marketing?
Não existe um valor exato para investir, mas de acordo com estudos, o percentual investido tende a variar entre 5% a 20% do faturamento bruto anual. Isso porque empresas que já investem em marketing e já tem maturidade, os investimentos tendem a ser menores, ficando entre 5% e 12% do faturamento bruto anual.
Agora, se você está começando sua empresa agora ou possui pouca maturidade digital, a sugestão de investimento é em torno de 8% a 20% do faturamento bruto anual, dependendo também do seu objetivo, quanto mais agressivo for, maior deverá ser o investimento.
ROI de marketing = receita – investimento / investimento
Para ter uma ideia dos resultados, a empresa sabe que precisa esperar cerca de 9 meses a 1 ano de implementação da estratégia. Podemos dizer que o ROI de marketing é 5 ou multiplicar o resultado por 100 para ter um resultado em porcentagem.
O marketing digital, segmento que vou considerar, costuma ser mais enxuto. Segundo a pesquisa VanPro de 2021 (conduzida pelo Sinapro), a maioria das agências desse segmento tem faturamento de até R$ 1 milhão por mês.
Como DEFINIR PREÇO DE VENDA? 🤑 PASSO A PASSO pra PRECIFICAR seu PRODUTO ou SERVIÇO [PLANILHA GRÁTIS]
Qual a margem de lucro de uma agência de marketing?
No mercado de publicidade, marketing e relações públicas, a margem de lucro costuma ficar entre 12% e 15%. E as empresas, geralmente, estabelecem uma meta um pouco acima, de 20%. Se você atingiu este patamar, é sinal de que as coisas estão indo bem.
Ela inclui o salário base e a remuneração variável. O salário base médio do cargo de Sócio Proprietário na empresa Agência Make Marketing é de R$ 5 mil por mês. A remuneração variável média é de R$ 500 por mês, incluindo bônus, ações, comissões, participação nos lucros e/ou gorjetas.
Uma sugestão é você investir aproximadamente 8% do faturamento esperado para a sua empresa. Por exemplo, se você pretende faturar R$ 100 mil/mês é razoável sugerir um investimento de aproximadamente R$ 8 mil/mês.
ROI é a sigla em inglês para “Return on Investment”, traduzida como “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, quando pensamos em marketing digital, calcular o ROI significa saber o quanto de retorno a empresa teve com determinado investimento.
É possível ganhar dinheiro com Marketing Digital? Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro por meio do Marketing Digital. O caminho mais comum é iniciar a trajetória com a prestação de serviços e depois avançar para parcerias ou até mesmo para a criação dos próprios produtos ou serviços.
No geral, estima-se que o lucro deve ser de 30% a 20% para serviços, de 15% a 20% para comércios e de 8% a 12% para indústria, que têm variáveis muito específicas. No entanto, é preciso ter em mente que até mesmo empresas de um mesmo ramo têm margens de lucro diferentes.
Nesse sentido, é recomendado investir, em média, de 15% a 30% do lucro líquido do negócio mensal ou anualmente para que esse valor retorne futuramente.
ROAS no marketing digital é uma sigla para o termo em inglês “Return on advertising spend”, que significa “retorno sobre gasto com anúncios”. Enfim, indica quanto os gastos em mídia patrocinada estão promovendo vendas.
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar. Esse ROI será bom ou ruim dependendo do TEMPO que você precisou para obtê-lo: Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento!
O que se recomenda é um investimento entre R$ 500 e R$ 1.000 para pequenos negócios para a geração de impressões que tragam o mínimo de acessos necessários. Para empresas com bom faturamento recorrente, pode-se estabelecer uma porcentagem deste para aplicar em anúncios digitais, chegando até a casa dos 10%.
É impossível delimitar um número exato sobre esse investimento, mas se você quer ao menos uma noção de quanto custa um planejamento de marketing, saiba que o valor costuma ficar a partir dos R$ 2.000,00 por mês.