Alfavaca: Alguns a têm como erva de Exu, outros como de Oxalá. Indepen- dente do Orixá, é uma planta atrativa, pois, ao mesmo tempo em que limpa nossa aura, também atrai bons fluidos de saúde e prosperidade.
O banho Exu Caveira tem ervas poderosas, inspiradas por um legítimo falangeiro dessa respeitada entidade: Hortelã, Sálvia, Anis Estrelado, Pau de Resposta, Carqueja, Manjericão e folhas de Laranjeira.
O Banho de PombaGira foi feito com um super mix de ervas selecionadas como: Anis, Artemísia, Poejo, Malva, Pitanga, Rosa, e Maçã para atrair autoestima, desejo da vida, intuição, paixão, realização e feminilidade.
Garra de Pomba Gira, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé. Planta que é muito conhecida nas casas de Candomblé pois é fundamental nos assentamentos do orixá Exú, e também dos chamados “catiços”, recebendo por isso os nomes de garra de exú, garra do diabo e unha de pomba-gira.
O culto de Exu no Brasil apresenta as seguintes características gerais: Dia da semana: segunda-feira. Elementos: fogo ou terra; Símbolo: ogó (bastão de madeira em formato fálico);
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
O símbolo de Exu é o ogó e sua saudação é Laroyê Exu. Existem diferentes tipos de Exu, variando conforme a diáspora africana, mas todos representam o mesmo Orixá.
A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.
Banho Exú auxilia você que está passando por dificuldades financeira, materiais e espirituais. Contém as seguintes ervas: aroeira, gengibre, hortelã, picão preto, pau tenente, limão e pitanga. Coloque as ervas em 2 litros de água, depois leve ao fogo e deixe ferver por no máximo 3 minutos.
As folhas sagradas de exu são maceradas com enxofre, mercúrio, carvão vegetal, inúmeros tipos de pimentas, não pode faltar (atarê, lelecum, begerecum, aridã e aberê). Pelo menos sete tipos de metais são colocados: Ouro, prata, cobre, zinco, ferro, níquel e estanho, depois de ser banhado em água sagrada.
Abre-caminho (Justicia gendarussa Burm.) é uma erva, também conhecida como quebra-demanda, vence-tudo e vence-demanda, de origem asiática, muito comum na Índia e no Leste da Ásia.
O banho Exu Caveira tem ervas poderosas, inspiradas por um legítimo falangeiro dessa respeitada entidade: Hortelã, Sálvia, Anis Estrelado, Pau de Resposta, Carqueja, Manjericão e folhas de Laranjeira.
axé e vibração brotassem do chão da terra. Ao fazer esse movimento, aciona inúmeras entradas de energia vital de Exu. em seu campo energético. Segunda, bater três vezes as costas das mãos no chão.
Ágil, elegante e astuto, o gato é um animal protegido pelo imprevisível Orixá Exu. Por ser um companheiro leal e afetuoso, o gato conquista facilmente as pessoas e se torna um encantador membro da família.
Qual Exu é o mais forte? Os exus mais evoluídos são chamados de “exus cabeças de legião”, que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu – serventia direta de Oxalá.
Exu não aceita pedidos de ajuda gratuitos, ou seja, exige uma oferenda - em sua maioria, alimentos como farinha de mandioca, azeite de dendê, galo, mel e cachaça. Ele é conhecido por comer de tudo e é o primeiro a ser servido nos rituais do candomblé.
Oferendas: as oferendas a Exú devem ser realizadas em encruzilhadas, ou seja, em cruzamentos de ruas ou lugares semelhantes. Isso porque estes lugares representam a conexão entre dois pontos diferentes. Cores: vermelho e preto são as cores que representam essa entidade e devem ser usadas em seus trabalhos.
Na Umbanda é tida como erva de Oxossi. Aliada a alfazema e alecrim, seu poder triplica, pois tira do ambiente onde for usada qualquer influência estranha ou negativa.