Como tal, flexiona-se em gênero e número (má: forma feminina singular; más: forma feminina plural; mau: forma masculina singular, e maus: forma masculina plural).
Assim, o plural de mau é maus. Já o plural de mal é construído com o acréscimo das letras es, pois a palavra termina com a consoante l. Desta forma, o plural de mal é males.
Para usarmos corretamente essas duas palavras, basta fazer a oposição entre seus antônimos. Observe: Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Mal é advérbio, antônimo de bem.
A noção de “ma” é imprecisa, abstrata e antiga. Ela remonta ao espaço vazio demarcado por quatro pilastras destinado a estabelecer uma conexão com o divino. Essa conformação simbólica pressupõe, simultaneamente, uma divisão e uma união, criando uma zona de ambiguidade e tensão.
40 Exemplos de MASCULINO/FEMININO - Não confunda mais!
Quando se usa o mal?
“Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom.
O termo mal (com a letra “l”) é utilizado como um substantivo, advérbio ou conjunção. Já o termo mau (com a letra “u”) é utilizado como adjetivo que transmite uma “qualidade”.
Foi mal ou foi mau? Foi mal é a forma correta da expressão muito usada como pedido de desculpa. Essa expressão popular foi mal é sinônimo de: desculpa, perdão, sinto muito e lamento.
7) De modo específico para o verbete considerado, o plural de má-fé é más-fés. 8) Pelas regras de uso do hífen, deve ele ser empregado no caso, como, aliás, confirma o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras.
M.A. Essa sigla significa “Master of the Arts”, ou “mestre das artes”. É atribuída a quem conclui o mestrado nas áreas que chamamos de Humanas. Em geral, quem conclui a graduação, recebe o grau de “B.A.” e segue estudando em sua área recebe em seguida o grau de “M.A.”
O uso de má com substantivos masculinos (linguagem popular) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. A palavra má pode ser usada no feminino e masculino? A forma má é o feminino do adjetivo mau, pelo que poderá ser usada em associação com substantivos apenas do género feminino («mau homem», mas «má mulher»).
Má resposta foi definida como a obtenção de menos de quatro oócitos por ocasião da aspiração folicular, ou o cancelamento do ciclo devido ausência do crescimento folicular (menos de três folículos).
É a característica própria de pessoas manipuladoras, não confiáveis e que não se importam com os sentimentos ou interesses de outras pessoas. Essa turma do mal é completada pelo "maquiavelismo".
Pode haver muitas razões que levam a esse comportamento: baixa autoestima e inteligência emocional, ciúmes, senso de superioridade, falta de empatia, problemas de saúde ou financeiros.
“Mal” é usado como antônimo de “bem” e pode ser um substantivo, advérbio ou conjunção. Exemplo: “Ela se sente mal com a situação”. “Mau” é antônimo de “bom” e é um adjetivo.