A praia de Piedade, em Jaboatão de Guararapes, em Pernambuco, já teve mais de 20 ataques de tubarão desde 1990. O estado do Pernambuco é o recordista de ataques deste animal no Brasil.
O litoral do Recife é o ponto que mais sofre de ataques de tubarão em toda a América do Sul. Uma das praias mais perigosas é também uma das mais frequentadas: trata-se da praia de Boa Viagem, onde diversos cartazes indicam aos turistas a presença destes animais.
Em junho, turistas na Praia de Melenara, na costa leste de Gran Canaria, foram orientados a ficar longe do mar depois que um drone da polícia avistou um tubarão-martelo. Aparição foi a segunda em apenas dois dias e ocorreu depois que a praia foi considerada segura para reabrir ao público.
Os Estados Unidos lideram o ranking de ataques não-provocados de tubarões ao redor do mundo, com 36 casos registrados, mais da metade do total global. Em segundo vem a Austrália, com 15 casos.
Não entrar no mar se tiver consumido bebida alcoólica ou se estiver com algum sangramento. E o brilho de joias e acessórios com cores chamativas também pode atrair tubarões.
Tubarão flagrado na Praia de Boa Viagem em Recife-PE
Quais praias de Pernambuco têm tubarão?
Pernambuco: o estado com mais presença de tubarões em praias
Topografia do litoral pernambucano, especialmente no trecho entre a Praia do Pina, na Zona Sul do Recife, e a Praia do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho. ...
Escassez de comida devido à degradação ambiental nos canais para onde os tubarões são atraídos.
🌊 topografia do litoral pernambucano, com canal profundo perto da costa e antes dos recifes de coral, o que facilita a passagem dos tubarões quando a maré sobe; 🦈 escassez de comida, devido à degradação ambiental, nos canais para onde os tubarões são atraídos; 💩 construção de complexos portuários e o esgoto na região.
Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).
Afasta-se de frente e bem lentamente, sem bater braços e pernas. Se ele vier para cima, reaja e grite para afugentá-lo e atrair pessoas. Acerte seus pontos fracos: ponta do nariz, guelras e olhos.
O maior tubarão-baleia já registrado pesava incríveis 34 toneladas. Apesar de ser um animal gigantesco, o tubarão-baleia não é um grande predador dos oceanos. Ele alimenta-se de pequenos organismos, tais como pequenos crustáceos que formam o chamado plâncton. Eles também comem alguns peixes e moluscos, como as lulas.
São atraídos por navios: Na área, eles acabam atraídos pelas embarcações que vão em direção ao Porto de Suape. Relevo das praias: O canal paralelo à faixa de areia condiciona o tubarão a nadar junto às praias, evitando o seu afastamento em direção ao mar alto.
É recomendado nadar sempre perto da faixa de areia e nunca ultrapassar os recifes. Na orla, há um calçadão de oito quilômetros com ciclovia, equipamentos de ginástica e quiosques, onde você pode petiscar e tomar água de coco enquanto pega um sol.
Ao todo, desde 1992, foram 67 ataques com 26 mortes na Região Metropolitana do Recife —que concentra os registros. Dos três casos deste ano, nenhuma das vítimas morreu ou corre risco. Para especialistas ouvidos pelo UOL, ainda não é possível afirmar por que houve uma sequência de ataques nas últimas semanas.
O agressivo tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier), responsável pelos ataques a banhistas em praias de Recife, frequenta as águas costeiras da região durante o primeiro ano de vida, especialmente entre janeiro e setembro.
Pernambuco tem 187 quilômetros de litoral e num trecho de 33 quilômetros na Região Metropolitana do Recife (RMR) há risco de acidentes com tubarões: entre os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, até a Praia do Farol, em Olinda.
Ele confirma que a região conhecida como "igrejinha", na praia de Jaboatão dos Guararapes, e a praia de Boa Viagem, no Recife, são os locais sob maior risco de ataques. Surfistas também estão temendo os ataques.
A Praia de Candeias é uma das praias urbanas mais conhecidas de Recife. As suas águas tranquilas, claras e mornas são um convite para tomar um banho de mar e recarregar as energias. Por ficar perto do centro de Recife, ter boa infraestrutura e ser bastante segura, a praia é ideal para levar as crianças.
Ver um tubarão nadando em águas alagoanas não é um cenário comum aos banhistas, ainda mais se for em um trecho de água rasa, podendo causar medo em quem está próximo. E, no último final de semana, um desses raros avistamentos aconteceu na Praia de Antunes, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas.
Fernando de Noronha, conhecido por suas paisagens paradisíacas, abriga a Praia do Sueste, um lugar onde o turismo é proibido. A razão? O local é refúgio para diversas espécies de tubarões, como o tubarão-tigre e o tubarão-limão, que estão sob ameaça.
Algumas espécies de tubarões podem ser vistas com frequência em Santa Catarina, principalmente no verão, quando os animais chegam mais perto da costa. Isso aumenta as chances de a população presenciar tubarões nadando no litoral catarinense.