Qual profissional pode fazer a gasometria arterial?
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a Resolução 703/22 que trata da execução, pelo enfermeiro, da punção arterial para gasometria e/ou instalação de cateter intra-arterial para monitorização da pressão arterial invasiva (PAI).
Assim sendo, esse procedimento pode ser realizado pelo Técnico de Enfermagem desde que habilitado, sob supervisão e orientação do Enfermeiro, vez que o acesso arterial já se encontra estabelecido, não sendo necessária realização de punção, apenas a manipulação do transdutor.
O que diz a resolução – No âmbito da equipe de enfermagem, a punção arterial tanto para a coleta de sangue para gasometria, quanto para a instalação de cateter intra-arterial para a monitorização da PAI, é procedimento privativo do enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.
Quem é responsável por fazer a gasometria arterial?
A coleta da gasometria arterial é realizada por meio de uma punção arterial, normalmente na artéria radial, braquial ou femoral. É uma técnica asséptica, a fim de prevenir infecções, e deve ser realizada por profissional treinado.
Segundo a Resolução RESOLUÇÃO COFEN Nº 703/2022, determina que no âmbito da equipe de enfermagem, a punção arterial tanto para a coleta de sangue para gasometria, quanto para a instalação de cateter intra-arterial para a monitorização da pressão arterial invasiva (PAI), é procedimento privativo do Enfermeiro, ...
QUEM COLETA A GASOMETRIA ARTERIAL? TÉCNICO DE ENFERMAGEM PODE?
Que médico faz gasometria arterial?
Qual médico faz o exame? O exame é realizado por meio de punção de ramo arterial, em geral da artéria radial, por um enfermeiro, com coleta subsequente de uma amostra de sangue.
Trata-se de um exame que deve ser realizado em laboratório de análises clínicas devidamente licenciado, com responsável técnico (RT). A responsabilidade técnica pelo laboratório de análises clínicas pode ser realizada pelo farmacêutico, biomédico ou médico.
Diante do exposto, conclui-se que cabe privativamente ao enfermeiro a realização da punção arterial periférica para a coleta de sangue e para a cateterização intra-arterial.
4.44.1- De nível superior: médicos e enfermeiros; farmacêuticos e biomédicos e, ainda, biólogos e químicos […] 4.44.2- De nível técnico: técnicos de enfermagem, assim como técnicos de laboratório, técnicos em patologia clínica e profissionais legalmente habilitados que concluíram curso em nível de ensino de 2° grau […]
De acordo com o Art. 7º da Res. N.º 78 de 29/04/2002, o profissional Biomédico está apto a realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas, como a coleta arterial.
De acordo com o portal Lab Tests On-Line, o exame de Gasometria é solicitado quando há problemas respiratórios, como falta de ar ou alterações na frequência de respiração, e distúrbios metabólicos, que causam o desequilíbrio ácido-base no sangue.
Qual o papel do técnico de enfermagem na gasometria?
Para a efetivação da análise amostral sanguínea, o enfermeiro deve garantir a segurança e a qualidade, desde o preparo até a coleta e o transporte da amostra, e possuir conhecimento para interpretar os resultados dos gases avaliados.
O biomédico habilitado em Biologia Molecular está apto para realizar coleta de material e análise de sua composição molecular. Além disto, este profissional está capacitado para desenvolver perícia, emitir e assinar laudos e elaborar pareceres técnicos.
A quantidade de oxigênio no sangue pode ser monitorada sem coleta de amostra de sangue, por meio de um sensor colocado em um dedo ou no lobo de uma orelha – procedimento chamado oximetria de pulso.
O exame de gasometria arterial é rotineiramente utilizado em ambientes hospitalares, especialmente em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Qual profissional pode colher gasometria arterial?
O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) aprovou a Resolução 703/22 que trata da execução, pelo enfermeiro, da punção arterial para gasometria e/ou instalação de cateter intra-arterial para monitorização da pressão arterial invasiva (PAI).
Ele é geralmente realizada por um Médico Ultrassonografista e tem como objetivo coletar amostras de células do nódulo, que serão analisadas em laboratório por um Médico Patologista. “A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom.
Quais veias o técnico de enfermagem pode puncionar?
Esta comissão conclui que o profissional enfermeiro possui competência para realizar acesso venoso, acesso intraósseo e cricotireoidostomiaq O técnico de enfermagem, na ausência do enfermeiro, poderá realizar punção para acesso venoso periférico, exceto de veia jugular.
Em se tratando de consultas, recomenda-se que a aferição da pressão arterial seja realizada pelo profissional de saúde que realizou a consulta (médico, enfermeiro ou cirurgião-dentista).
“Art. 1º No âmbito da equipe de Enfermagem, a punção arterial tanto para fins de gasometria como para monitorização da pressão arterial invasiva é um procedimento privativo do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão”.
A punção arterial pode ser realizada pelo profissional médico, e no âmbito da enfermagem, é um procedimento privativo do enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão.
Pela legislação do COREN, os enfermeiros estão habilitados a realizar a coleta de gasometria arterial, a venosa os tecnicos podem coletar , pois é uma coleta comum.
A análise de gases arteriais envolve a obtenção de uma amostra de sangue por meio da coleta realizada em uma artéria localizada no braço ou perna do paciente.