O professor Jorge Visca é considerado o pai da psicopedagogia no Brasil. Ele foi um dos responsáveis pela difusão da psicopedagogia tanto em nosso país quanto no mun- do. Ele desenvolveu a epistemologia convergente, modelo formulado para a atuação psicopedagógica.
Quais são os principais teóricos da Psicopedagogia?
Continuando o estudo das teorias de aprendizagem que influenciaram a psicopedagogia, vamos abordar neste módulo o construtivismo, numa perspectiva dos três autores que mais contribuíram para seu desenvolvimento: Piaget, Vygotsky e Wallon.
Foi o divulgador da Psicopedagogia no Brasil, Argentina e Portugal e o criador da Epistemologia Convergente, que propunha uma atividade clínica voltada para a integração de três frentes de estudo da psicologia: Escola de Genebra (Psicogenética, de Piaget), Escola Psicanalítica (Freud) e Psicologia Social (Enrique ...
Jorge Visca (1987) alega que o objeto de estudos da Psicopedagogia é “o processo de aprendizagem - e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.” Esse objeto de estudos adquire características distintas dependendo do tipo de trabalho: o clínico ou apenas de prevenção.
Sua origem deu-se na Europa no séc. XX onde foram verificados os problemas de aprendizagem. Neste século tínhamos o avanço do capitalismo industrial e com ele os ideais burgueses de igualdade e fraternidade, o que ficava mais distante a possibilidade de uma sociedade fraterna e igual para todos.
Onde foram fundados os primeiros centros psicopedagógicos?
De acordo com a literatura, os primeiros núcleos psicopedagógicos foram fundados na Europa por J Boutonier e George Mauco, em 1946, com direção médica e pedagógica, unindo conhecimentos das áreas de Psicanálise, Pedagogia e Psicologia, tendo por objetivo readaptar crianças que possuíam comportamentos considerados ...
Quais são as cinco áreas de atuação da Psicopedagogia?
Planos de Intervenção: Desenvolve estratégias personalizadas. Acompanhamento Individual: Oferece suporte direto aos alunos. Orientação aos Educadores: Colabora para adaptar o ensino. Orientação Vocacional: Auxilia na escolha de carreiras.
A psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.
É um teste idealizado por Jorge Visca que avalia a aprendizagem. A pesquisa iniciou devida uma tarefa solicitada pela disciplina de psicopedagogia de tema sobre aplicação de instrumentos psicopedagógicos.
Com esta visão de uma formação independente, porém complementar, destas duas áreas, o Brasil recebeu contribuições, para o desenvolvimento da área psicopedagógica, de profissionais argentinos tais como: Sara Paín, Jacob Feldmann, Ana Maria Muniz, Jorge Visca, dentre outros.
A Psicopedagogia surge para atender a uma demanda específica de auxílio à superação das dificuldades de aprendizagem, atuando de forma preventiva e terapêutica2. A Psicopedagogia se divide em três processos: prevenção, diagnóstico e intervenção.
Quais são os três fundamentos teóricos da Psicopedagogia?
Na contemporaneidade, observa-se que a psicopedagogia pauta-se, em três fundamentações teóricas, na psicanálise, no associacionismo e no construtivismo.
- Didática: estuda os métodos e as técnicas de ensino. - Avaliação educacional: aborda os processos de avaliação da aprendizagem. - Psicopedagogia clínica: aborda os problemas de aprendizagem, como a dislexia, a discalculia e a disgrafia.
Onde foi a criação do primeiro curso de graduação em Psicopedagogia?
Criou-se em São Paulo no ano de 1979 o primeiro “curso regular de Psicopedagogia, no Instituto Sedes Sapientiae, iniciativa de Maria Alice Vassimon, pedagoga e psicodramatista, e de madre Cristina Sodré Dória, diretora do Instituto” (RUBINSTEIN; CASTANHO; NOFFS, 2004, p. 229).
Qual é o mais importante fundamento da Psicopedagogia?
Ela se baseia em várias áreas como psicanálise, associacionismo e construtivismo. Os psicopedagogos atuam na clínica, em instituições e na pesquisa para apoiar a aprendizagem. O documento discute os fundamentos da psicopedagogia, incluindo sua história, objetivos, abordagens e teorias sobre o processo de aprendizagem.
Essa área destaca-se por sua importância em garantir a efetividade do processo de ensino e aprendizagem. Em um primeiro momento, o foco da psicopedagogia é a prevenção e, posteriormente, a resolução de questões vinculadas à aquisição de conhecimento.
Quais são as duas áreas de atuação da Psicopedagogia?
Após concluir o curso de pós-graduação em Psicopedagogia, o profissional pode escolher atuar em diferentes locais dedicados às questões relacionadas ao processo de aprendizagem. O profissional pode trabalhar tanto com psicopedagogia clínica quanto com psicopedagogia institucional.