Um óxido ácido e um óxido básico: forma-se um sal. Por exemplo: CO2 + CaO → CaCO. Os íons que formam os sais podem ser monoatómicos (como o ânion fluoreto, F-, ou o cátion cálcio, Ca2+) ou poliatómicos (como o ânion sulfato, SO42-).
Os óxidos apresentam a fórmula geral ExOy, em que “E” é um elemento qualquer (com exceção do flúor, pois esse é mais eletronegativo que o oxigênio) e “O” é, obviamente, o oxigênio.
O cloreto de sódio é um composto iônico de fórmula molecular NaCl, aplicado na culinária, para temperar e conservar carnes e texturizar queijos, e na medicina, para reidratar o organismo e repor os eletrolitos.
Os sais são formados por um cátion diferente do íon H+ e um ânion distinto do íon OH-. Os sais são formados na reação entre um ácido e uma base. Os óxidos são compostos binários formados por oxigênio e um outro cátion. Hidretos, carbetos e sulfetos são outras classificações para compostos inorgânicos.
Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Exemplo: monóxido de carbono (CO). Óxidos básicos: o metal presente em sua fórmula, geralmente apresenta “carga elétrica” +1 e +2, ou seja, possuem caráter iônico.
Bateu o Sinal #006 | Ácidos, bases, sais e óxidos - pra você não errar NUNCA MAIS!
Como saber se é um sal?
A principal forma de obtenção de um sal é por meio de uma reação de neutralização. Como característica principal, os sais apresentam alto ponto de fusão e ebulição. Podem, ainda, apresentar diversas cores, serem de natureza orgânica ou inorgânica, além de conduzirem corrente elétrica quando dissolvidos ou fundidos.
O óxido de sódio é um composto químico de fórmula Na2O. Ele é utilizado em vidros e cerâmicas. Quando tratado com água, resulta no hidróxido de sódio: Na2O + H2O → 2 NaOH.
Quimicamente, o Cloreto Férrico é composto por um íon de ferro na sua forma trivalente (Fe3+) e três íons de cloro (Cl-). A estrutura do FeCl3 permite que ele se dissolva facilmente em água, formando uma solução que é fortemente ácida devido à liberação de íons de hidrogênio (H+).
Por exemplo: H2O, CO2 , Fe2O3 , SO2 , P2O5 etc. Existem compostos binários com oxigênio onde ele não é o mais eletronegativo, então não pode ser considerado um óxido, são eles: OF2 e O2F2 que são considerados sais, pois nesse caso o flúor é o elemento mais eletronegativo, saindo assim da definição de óxidos.
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outro elemento em que o oxigênio é o mais eletronegativo. Os óxidos constituem um grande grupo na química, pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos.
Os sais podem se classificar em ácidos, básicos, neutros, mistos ou hidratados. O que irá determinar sua natureza é a forma como apresenta seus íons. Não pare agora...
Os principais óxidos presentes em nosso cotidiano são: óxido de cálcio, de magnésio, de silício, monóxido de carbono, dióxido de carbono e peróxido de hidrogênio. Ouça o texto abaixo! Os óxidos são compostos binários, isto é, formados por apenas dois elementos químicos, dos quais o mais eletronegativo é o oxigênio.
Os óxidos são compostos binários formados por oxigênio, e o outro elemento participante pode ser tanto um metal quanto um ametal. Dessa forma, eles podem ser formados por ligações iônicas (mais fortes) e covalentes (mais fracas).
Além disso, um sal é formado por uma reação de neutralização entre um ácido e uma base. O elemento que forma o cátion do sal vem da base, e o elemento que forma o ânion do sal é proveniente do ácido.
A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo.
O Ácido Difosfônico (Na2) é utilizado em formulações de detergentes, pois tem afinidade com metais e não metais, devido ao seu alto poder sequestrante. Fortemente utilizado na indústria de tingimento e alvejamento têxtil, utilizado também no segmento cerâmico, inibindo os metais e seus efeitos.
OF2 é um sal pq o oxigênio é menos eletronegativo que o flúor. Óxido é um composto binário (formado por dois elementos) dos quais o oxigenio é o elemento mais eletronegativo.
Óxidos neutros: eles não reagem com água, ácido ou base, são covalentes, ou seja, sua composição é de ametais. Óxidos anfóteros: pode se apresentar de dois modos. Em presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e na presença de uma base como óxidos ácidos.