Dessa forma, queimaduras de primeiro e segundo graus, pela estimulação às terminações nervosas, são mais dolorosas quando comparadas às de terceiro grau, em que há destruição parcial ou total dos receptores periféricos.
A queimadura de segundo grau afeta as duas primeiras camadas da pele: a epiderme e a derme, gerando inchaço e dor intensa. A pele pode ficar vermelha, branca ou manchada, além de apresentar bolhas.
Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
As de 3° grau são as mais graves. Elas atingem todas as camadas da pele e podem chegar até aos ossos. Normalmente o organismo reage a esse tipo de queimadura das seguintes formas: Pouca ou nenhuma dor: nesse caso, a lesão pode afetar até as terminações nervosas que são responsáveis por comunicar a dor ao cérebro.
Qual a diferença entre queimadura de 1o, 2o e 3o grau?
Queimaduras de primeiro grau afetam apenas a epiderme. Queimaduras de segundo grau afetam a epiderme e parte da derme. Queimaduras de terceiro grau afetam epiderme, derme e estruturas mais profundas.
Os sintomas da queimadura de primeiro grau são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas. Geralmente melhoram após 3 a 6 dias, podendo descamar, e não deixam sequelas.
Quantos dias demora para cicatrizar uma queimadura de 2o grau?
A queimadura de 2º grau superficial também envolve só a epiderme e os sintomas são também semelhantes, porém nesse ocorre o aparecimento de bolhas e uma aparência úmida da lesão. Sua cura pode demorar em torno de 3 semanas e elas também não costumam deixar cicatriz, se cuidar da forma correta.
A queimadura de 2º grau se divide em superficial e profunda. A superficial acomete epiderme e camada papilar da derme, muito dolorosas, tem superfície rosada e são úmidas, há a presença de bolhas. A profunda acomete epiderme e a camada reticular da derme, secas com coloração rosa pálido e a dor é moderada.
Os sintomas são dor intensa e vermelhidão no local, com palidez ao toque. As queimaduras de primeiro grau costumam melhorar entre cinco e sete dias, não causam bolhas e a pele pode descamar, porém, não haverá cicatriz permanente.
Use água fria (à temperatura ambiente) a correr, ou aplique no local compressas frias humedecidas com água ou soro fisiológico; Faça esta operação durante uns 10 minutos ou até a dor aliviar; Se a zona queimada estiver suja, limpe-a com cuidado ao mesmo tempo.
Quantos dias de atestado para queimadura de 2o grau?
As queimaduras de 2º grau podem levar de 7 a 21 dias para cicatrizar completamente, dependendo da extensão de pele atingida e da profundidade geral do ferimento. No caso de infecções na pele, o tempo de recuperação pode aumentar.
Segundo RUSSO (1967), a dor terá início quando houver a excitação direta das terminações nervosas da pele pelo calor, devido a destruição das camadas superficiais da pele e, conseqüentemente, exposição das terminações nervosas sensitivas.
As queimaduras causam vários graus de dor, bolhas, inchaço e perda de pele. As pessoas que sofrem queimaduras pequenas e superficiais podem apenas precisar limpá-las e aplicar uma pomada de antibiótico. As queimaduras profundas e extensas podem causar complicações sérias, tais como choque e infecções graves.
O tipo de lesão considerado mais grave, a queimadura de 3º grau afeta os tecidos subcutâneos, além da derme, gerando destruição de nervos, glândulas sudoríparas, capilares sanguíneos, estruturas ósseas e pode levar à morte, dependendo da extensão das feridas e da idade do paciente.
Colocar o local debaixo de água corrente, com jato suave, por pelo menos 20 minutos ou até que a pele deixe de queimar, pois ajuda a reduzir a dor e o inchaço, além de impedir que a queimadura se torne mais grave.
A receita é simples: logo após o acidente, a queimadura deve ser resfriada com água corrente em temperatura ambiente e protegida com um pano limpo para que não tenha nenhuma infecção. Depois disso, é essencial buscar o atendimento de saúde.
Como a pele está muito exposta devido à queimadura, o uso desses produtos pode agravar ainda mais a situação do paciente”, explicou a médica. Pomada, pasta d'água, borra de café, clara de ovo, manteiga, creme dental, entre outros artifícios devem ser evitados.
As queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais.
É melhor cobrir o machucado ou deixar ele respirar?
E já adiantamos que deixar o ferimento “respirar” não acelera em nada a cicatrização. Pelo contrário. Isso pode atrasar o tempo de cura, além de a área ficar mais dolorida e exposta a infecções.
Use Nebacetin, a pomada ideal para queimadura! O medicamento contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas.
A queimadura de primeiro grau compromete somente a epiderme, causando eritema e dor, e geralmente melhora entre 5 e 7 dias. Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.