Ele anunciou a saída do Estúdios Flow 1 dia depois de sua declaração a respeito da eventual existência de um partido nazista no Brasil ser interpretada majoritariamente como apologia ao nazismo. Depois do seu desligamento, Monark criou um podcast chamado “Monark Talks”, na plataforma Rumble.
Atualmente, o podcast mora na Flórida, nos Estados Unidos, e se mantém ativo com o Monark Talks, no Rumble, demonstrando uma mudança estratégica para manter sua presença online.
Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark, teve seus canais e vídeos banidos do YouTube, na quinta-feira (4/01). A plataforma confirmou a medida e informou que a decisão foi tomada por violações das regras de comunidade da empresa, apesar de não ter dado mais informações.
Monark está morando nos Estados Unidos desde setembro de 2023, quando disse à Gazeta do Povo que precisou deixar o Brasil por ter se tornado um “perseguido político”.
No início, Monark e Igor bancavam todos os custos do Flow Podcast, mas, a partir de fevereiro ou março de 2020, o programa começou a se pagar. Nesta época, ambos viviam apenas do Flow Podcast, ganhando dinheiro a partir de patrocínios, AdSense e Twitch.
Banidos das redes sociais sob a acusação de disseminar notícias falsas, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos e o podcaster Bruno Aiub, conhecido como Monark, conseguiram espaço no Spotify, plataforma de streaming (reprodução pela demanda do usuário) de músicas e podcasts.
Já Monark, que junto ao Igor 3K apresenta o podcast mais popular do YouTube na atualidade, o Flow, afirmou que seu salário é fixo e que recebeu 50 mil reais em setembro.
"O Brasil virou uma ditadura do Judiciário, não existe mais lei. Eu sou um perseguido político e, infelizmente, temendo pela minha segurança e também para continuar com o meu trabalho, me vi obrigado a vir para os Estados Unidos, que é um país que tem liberdade de expressão.
A partir do dia 23, o canal apareceria na aba de parceiros do Globo Esporte, e o canal ganhou o direito de transmissão da série B do campeonato brasileiro. No mesmo mês, todas as mídias do Flow passaram a ser geridas pelo Grupo Flow, cuja CEO é a Sarah Buchwitz, ex-CMO da Mastercard.
Para obter maiores informações sobre nossa rede de serviços autorizados, ou esclarecer quaisquer dúvidas com relação à nossa linha de produtos, favor entrar em contato com a Central de Informações Monark (CIM), através do telefone: 0800 015 50 15.
Monark já havia sido desmonetizado pela plataforma em fevereiro de 2022 e mantinha o canal com mais de 3 milhões de inscritos, apesar de ter sido banido das redes sociais por ordem do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A capitalização de mercado atual do Flow é de R$ 7,48 bi. Uma capitalização de mercado elevada indica que o ativo está altamente valorizado no mercado.
Monark teve contas bloqueadas no âmbito do inquérito que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro – quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas. Em abril, Moraes proibiu o influencer de espalhar fake news sobre a atuação do Supremo ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na ocasião, Monark chegou a ser demitido do Flow após a empresa perder patrocínios e recebeu duras críticas por sua fala que ia contra os princípios básicos da Constituição. Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 18h57.
Ele perdeu 7,6 mil seguidores na plataforma entre 9 e 15 de fevereiro e, quando esta reportagem foi produzida, no dia 16, tinha 1,208 milhão de seguidores.
Já o canal Flow Podcast, no qual o apresentador não faz mais parte, a perda acabou sendo de 60 mil inscritos. A produção tinha 3,6 milhões de seguidores, então significa que houve uma queda de público de 1,6%.
Para liderar essa jornada, o Grupo Flow trouxe Sarah Buchwitz, até então VP de marketing da Mastercard, para a cadeira de CEO. Em entrevista ao propmark, a executiva contou que a ideia de um ecossistema de mídia mostra ao mercado a expansão da empresa.