Sina Weibo: a combinação de Twitter e Facebook da China Sina Weibo, ou Weibo, é o site mais popular da China e pode ser considerado como uma combinação do Twitter e do Facebook.
WeChat. Segundo a Folha de S. Paulo, No mercado chinês, o WhatsApp foi amplamente ultrapassado pelo WeChat, que além de ser um serviço de mensagens, permite realizar pagamentos e compras online, entre outras funções. O WeChat é utilizado diariamente por centenas de milhões de chineses como meio de pagamento.
O WeChat está para os chineses como o WhatsApp está para os brasileiros. É o aplicativo de mensagens mais usado por aqui e tem mais de um bilhão de usuários ativos globalmente. Só na China as estimativas indicam que sejam mais de 700 milhões de usuários ativos.
Xiaohongshu é considerado uma espécie de “Instagram” da China, pois é uma rede de fotos com o comércio eletrônico integrado. A rede é popular no país e possui alto volume de audiência dentro do aplicativo.
Sina Weibo, ou Weibo, é o site mais popular da China e pode ser considerado como uma combinação do Twitter e do Facebook. Por lá, usuários podem enviar vídeos, imagens e gifs, além de seguir pessoas e acompanhar suas linhas do tempo.
Mas, na maior parte da China, o YouTube simplesmente ficou inacessível. A China tem um histórico de bloqueio de sites que apresentem mensagens que o governo chinês considera politicamente inaceitáveis.
Assim como grandes sites como a Wikipedia, o TikTok é bloqueado no país por conta do Grande Firewall, que é o sistema de censura chinês que visa impedir que internautas da China acessem conteúdos ou sites não aprovados pelo governo. O TikTok não está disponível nem para download.
A China é um país seguro para estrangeiros. Porém, casos de pequenas delinquências, como batedores de carteira, em lugares movimentados são frequentes. A China é apontada como um dos 20 países com maior incidência de clonagem de cartões de crédito.
Vale ressaltar que a China é um dos países com a menor taxa de homicídio do mundo, 0,5 caso para cada 100 mil pessoas. Os crimes graves, como homicídio, estupro, roubo, incêndio criminoso e sequestro, entre outros, estão em uma tendência de queda há muito tempo.
Se estiver discando de um telefone fixo ou celular, insira o código de saída do seu país, os dígitos da operadora (se necessário), 86 e, por fim, o número que deseja chamar.
Além disso, mesmo que disponíveis na App Store, o WhatsApp ou Telegram só funcionam na China por meio de VPN, uma vez que o "grande firewall" do país impede o acesso aos servidores dos mensageiros. Comentando o assunto, a Apple apenas confirmou que seguiu as orientações do governo chinês.