Qual refrigerante faz mais mal com açúcar ou sem açúcar?
O ideal mesmo é apostar em itens mais naturais, como água, chás, água saborizada ou até mesmo sucos de frutas. Resumindo, os refrigerantes sem açúcar têm menos malefícios por conta da sua redução de açúcares e de calorias.
Mito: Embora os refrigerantes zero sejam geralmente considerados uma opção mais saudável em comparação com os refrigerantes tradicionais devido à redução de açúcar, eles não são isentos de preocupações em relação à saúde. Eles contêm adoçantes artificiais que podem ter efeitos negativos em algumas pessoas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera seguro o consumo diário de até 40 ml de aspartame por quilo de peso corporal, mas a sua moderação é essencial. O consumo exagerado de qualquer refrigerante, mesmo os sem açúcar, é prejudicial à saúde.
Sacarina, ciclamato de sódio, sucralose, acessulfame de potássio e aspartame estão entre os adoçantes artificiais que podem ser encontrados nos refrigerantes zero açúcar.
Açúcar e calorias: A Coca-Cola Zero é uma opção sem açúcar e sem calorias, pois usa adoçantes artificiais para obter um sabor doce. Por outro lado, a Coca-Cola Tradicional contém açúcar e calorias provenientes desse açúcar.
Segundo os CDC, o consumo frequente de bebidas adoçadas com açúcar está associado à obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, doenças renais, doenças hepáticas não alcoólicas, cáries e gota (um tipo de artrite).
As cinco marcas de refrigerante que apresentaram maiores teores de sódio, por ordem decrescente foram: Fanta Laranja®, com 77mg; Schweppes Citrus®, com 50mg; Sprite Ice Mint®, com 38mg; Kuat Zero®, com 35mg; e Fanta Guaraná Zero®, com 33mg.
O que é pior para a saúde cerveja ou refrigerante?
Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml. Esses números são equivalentes a 3 fatias de pão de forma!
Refrigerante pode ser tão prejudicial ao corpo quanto o cigarro, aponta estudo. Uma nova pesquisa americana apontou que refrigerantes e bebidas ricas em açúcar podem acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.
Qualquer tipo de refrigerante pode potencializar o risco do desenvolvimento de diabetes – quando falamos em excessos. E também de acordo com os médicos, suco (néctar) de caixinha é uma escolha menos prejudicial ao organismo do que qualquer refrigerante. Mesmo que tenhamos as observações sobre açúcar e conservantes.
Coca Cola zero (zero açúcar, zero calorias) e Coca Cola zero zero (zero açúcar, zero calorias, zero cafeína) são adequados para diabéticos. Ambos os produtos contêm edulcorantes em sua composição em substituição ao açúcar.
O que o refrigerante zero pode causar no corpo humano?
Os malefícios da Coca Zero
No caso do aspartame, o órgão recomenda até 40 mg por quilo corporal. Segundo três estudos avaliados pela OMS, esse aditivo tem potencial de causar um tipo de câncer no fígado.
Aposte em versões naturais, bem geladas e com poucas calorias, como o suco de melancia. A água de coco, além de refrescar, ainda é uma bebiba rica em sais minerais. O chá gelado é uma boa opção para substituir o refrigerante, pois refresca e melhora a saúde.
O zero, porém, tem maior quantidade de sódio, para mascarar o gosto dos aditivos edulcorantes. São 70 mg a cada meio litro, contra 25 mg do normal. A OMS recomenda um consumo máximo diário de 2 g (2.000 mg).
O que é mais saudável suco de laranja ou uma Coca Zero?
Bom… Falando em emagrecimento, é melhor o refrigerante zero. O refrigerante zero tem 0 calorias. Já 100ml de suco de laranja tem mais ou menos 50 calorias.
Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.
Mantém os rins saudáveis. Isso mesmo! De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.
Uma cerveja pode conter até 4g de açúcar por cada 100ml, enquanto um refrigerante chega a 10g por cada 100ml. Portanto, a quantidade é maior na segunda bebida. De qualquer forma, a recomendação dos especialistas é escolher bebidas naturais para acompanhar nossas refeições.
Sempre verifique o rótulo e escolha as variedades que não contêm açúcares adicionados, adoçantes artificiais, cafeína ou sódio. Especialistas destacam que a melhor opção para saciar a sede é mesmo a água.
Essa bebida tem em sua composição o Benzoato de Sódio. Composto que é inofensivo em sua forma padrão e liberado para utilização na indústria. No entanto este mesmo composto ele forma o Benzeno ao entrar em contato com Vitamina C ou E.
Coca Cola, Pepsi, Trina, 7Up, Schweppes Limão, Fanta Laranja, Nestea Limão, Lipton Limão e Sprite. Esta é a ordem de refrigerantes com a maior quantidade de açúcar no mercado português atualmente.
Quanto tempo o açúcar do refrigerante fica no sangue?
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular). 40 minutos: A absorção de cafeína está completa.
“Ao parar de tomar refrigerante, se alcança um rejuvenescimento cutâneo, pois o açúcar deixa o colágeno mais rígido em vez de flexível, o que favorece a uma pele mais desidratada, opaca e sem vida”, explica.
Quantas vezes por semana posso tomar refrigerante?
Qual o máximo de refrigerante por dia? A recomendação da OMS é ingerir, no máximo, 50g de açúcar por dia. No entanto, o ideal para a saúde seria consumir apenas 25g de açúcar diariamente. Um copo de 200ml de refrigerante tem entre 10g e 22g de açúcar.