No Brasil, além do estado da Paraíba, a pedra existe no Rio Grande do Norte. Os outros locais que abrigam essa raridade estão na África, nos países Moçambique e Nigéria. Essas foram algumas das inúmeras pedras preciosas encontradas no Brasil, que é tão diversificado e abriga inúmeras belezas naturais.
1. Ametista. Conhecida por muitos como a pedra preciosa brasileira, mais cobiçada pelo quartzo. Essa pedra apresenta uma cor que pode variar, tanto roxa quanto violeta, além de transparente ou semitransparente.
A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou projeto (PL 5.978/2019) que confere ao município de Soledade, no Rio Grande do Sul, o título de Capital Nacional das Pedras Preciosas. O senador Lasier Martins (Podemos-RS), relator do projeto, argumentou que as pedras são importantes na economia da região.
O município de Cristalina, em Goiás, localizado a 130km do Distrito Federal, tem a maior reserva de cristais de pedra de todo o mundo, ostentando uma incrível variedade de gemas preciosas.
A cidade gaúcha de Ametista do Sul é conhecida como a capital mundial da pedra ametista. Hoje, as principais atrações, além das belíssimas pedras, são as visitações às minas, restaurantes e vinícolas subterrâneas.
Capital Mundial das Pedras Preciosas, Teófilo Otoni encanta turistas do mundo todo com o brilho de suas gemas coradas, verdadeiras preciosidades comercializadas no centro da cidade.
Ametista do Sul é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Conhecido como a capital mundial da pedra ametista o município leva esse nome por causa das atividades envolvendo essa pedra preciosa.
Quartzo. O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta. Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil.
Ele destaca os locais onde se concentram os minérios mais valiosos, que são: o Oeste de Roraima, onde pode ser extraído ouro e diamante; no Alto Rio Negro, que apresenta ouro e tantalita; no Sul do Amazonas, no igarapé Preto existe a cassiterita.
A rocha possui uma tonalidade clara, que remete ao tom do mar, motivo responsável pela nomenclatura. É considerada a pedra mais popular do Brasil, afinal, é encontrada em grandes quantidades sobretudo em Minas Gerais, Ceará e Espírito Santo.
Um mineral natural raramente tem uma cor ideal, uniforme e perfeita. A luz que atravessa uma pedra preciosa se divide, e pode piscar, ou criar um brilho, ou difratar – isto é, espalhar ou dispersar – a cor. Pedras artificiais ou zircônias se distinguem pelo fato de que a luz do sol passa facilmente por elas.
Com pouco mais de 1% do território brasileiro, Santa Catarina abriga verdadeiros tesouros em seu território. Há minas de ouro em Gaspar e Ilhota e no Litoral Norte, mina de diamante em Lages, de rubi em Barra Velha, mármores e granitos em Jaraguá do Sul, bauxita em Correia Pinto, e muitos outros minerais.
Segundo SVISERO (1995), diamantes aluvionares são amplamentes distribuidos em todo o território nacional, sendo encontrados desde o Rio Uraricoera (Roraima) no norte, até o Rio Tibaji (Paraná) no sul, e do Rio Pardo (Bahia) a leste, ao Rio Madeira (Ácre) no oeste.
Onde fica a maior mina de Ametista do Sul do Brasil?
Ametista do Sul fica a 90 km de Chapecó-SC e a 450 km de Porto Alegre-RS e está em crescimento socioeconômico devido à riqueza mineral e ao fortalecimento da produção de vinho. O Ametista Museu Parque conta com a mais valiosa coleção de minerais e cristais de rocha de toda a América do Sul.
As principais áreas de ametista concentram-se nas regiões de Taquaruçu e no Bairro da Igrejinha, município de Itariri. No município de Pedro de Toledo são encontradas ocorrências de berilo, e segundo informações verbais, de água-marinha.
A cidade de Ametista do Sul está localizada ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, a 438 km da capital, Porto Alegre, e a cerca de 90 km de Chapecó/Santa Catarina. Pertence à Mesorregião do Noroeste Rio-grandense e à Microrregião de Frederico Westphalen.
O estado com a maior produção foi Minas Gerais, com mais de mil de toneladas. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), o Brasil possui uma diversidade de 108 gemas.
Qual é a maior pedra preciosa encontrada no Brasil?
Com quase 400 kg, a pedra era tão colossal que os garimpeiros não conseguiram estimar seu valor exato. Mas tinham uma certeza: estavam diante de uma verdadeira fortuna. Batizada de Esmeralda Bahia, ela rapidamente despertou a cobiça de muitos.
“Viajar pela região do Circuito Turístico das Pedras Preciosas é uma experiência única no Brasil! É muito fascinante ver tamanha quantidade e variedade de pedras preciosas que são comercializadas em Teófilo Otoni!
Qual a cidade de Minas Gerais que tem pedras preciosas?
Minas Gerais é o maior produtor de pedras preciosas do país, segundo o Departamento Nacional de Produção Mineral. Os principais polos mineradores são os municípios de Ouro Preto, Itabira, Nova Era, Guanhães, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Araçuaí, Turmalina, Malacacheta, Corinto e Diamantina.