O rei da Inglaterra Henrique 8º (1491-1547) ficou famoso pela sua determinação para cortar a cabeça de quem quer que se opusesse a ele, incluindo uma série de ex-amigos e pessoas íntimas – como duas das suas seis esposas.
Para conseguir se casar com ela, ele se separou de Catarina, rompeu com a igreja católica, que não abençoou sua separação e então ele criou a igreja anglicana. Porém Ana também não trouxe herdeiros ao rei, foi rainha durante apenas 3 anos, sendo depois presa acusada por usar bruxaria e morta por decapitação.
Como Henrique VIII conseguiu se divorciar de sua primeira esposa?
O interesse de Henrique VIII era casar com Ana Bolena, uma dama da corte da Inglaterra, e com ela poder ter um filho que o sucederia. Como não foi aceito o pedido pelo papa, o rei inglês declarou seu divórcio da rainha através de um tribunal nacional, em 1533.
O monarca ficou tão apaixonado por Ana que anulou o casamento com a primeira esposa, Catarina de Aragão, filha dos Reis Católicos Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela. O ato foi rejeitado pela Igreja Católica e deu origem ao anglicanismo.
Após um ano da morte de Artur, a rainha Isabel de Iorque morreu no parto de um bebê natimorto, aos 37 anos. Em abril de 1509, o próprio rei Henrique VII faleceu, tornando seu filho o novo rei da Inglaterra, Henrique VIII. Ele decidiu que se casaria com Catarina rapidamente.
Joana tinha 28 anos e Henrique 44. Como Rainha, Joana era conhecida pela sua natureza pacífica. Ela conseguiu reparar a relação tensa entre Henrique e a sua filha Maria. Quase um ano e meio depois do casamento, Joana deu à luz um herdeiro masculino, Eduardo VI, mas morreu doze dias depois de complicações pós-parto.
Após sua morte, seu único filho homem herdou a coroa como rei Eduardo VI. Já que Eduardo tinha apenas nove anos de idade, ele não podia exercer o poder. O testamento de Henrique nomeou dezesseis executores para servirem em um conselho regencial até Eduardo completar dezoito anos.
Henrique VIII também investiu em alguns romances fora desse eixo. Dois desses casos são particularmente conhecidos por nós: Elizabeth Blount e Maria Bolena — irmã de Ana. Elizabeth Blount foi a primeira amante do rei. Ela nasceu em Shropshire, na Inglaterra, em 1502.
Ana não era uma mulher bonita e tinha a cara coberta de cicatrizes de varíola, prontamente disfarçadas no retrato. Henrique VIII ficou desconsolado com a escolha da noiva desde o primeiro momento, mas apesar disso se casou com Ana em 6 de janeiro de 1540, em Greenwich.
O que aconteceu com o rei Henrique depois da morte de Ana?
Tanto que um dia depois que Ana Bolena foi decapitada, Henrique 8º anunciou seu noivado com Jane Seymour, a única de suas seis esposas que lhe deu o filho homem que ele tanto buscava.
Apesar disso, Catarina ficou grávida pela primeira vez, após quatro casamentos, e morreu de complicações relacionadas com o parto da sua filha Maria Seymour, que não sobreviveu por muito tempo. Foi sepultada na Capela de St. Mary, Castelo de Sudeley, Gloucestershire na Inglaterra.
No dia 19 de Maio de 1536, após ter sido presa no dia 2 e sujeita a julgamento sumário no dia 15, a rainha Ana Bolena, mulher de Henrique VIII, morreu no cadafalso na Torre de Londres, acusada de traição, adultério, incesto e feitiçaria.
Em 19 de Maio de 1536 a rainha Ana Bolena, 2ª mulher de Henrique VIII, foi decapitada na Torre de Londres, acusada de traição, adultério, incesto e feitiçaria. Dois dias antes tinham sido supliciados cinco cortesãos igualmente condenados por traição ao rei, entre os quais o irmão da rainha.
Henrique VIII se casaria mais quatro vezes, mas apenas uma mulher lhe daria o filho tão cobiçado – Jane Seymour, dama de companhia de Ana Bolena. Através da série de TV 'The Tudors', é possível acreditar que Henrique VIII amou Ana Bolena até o fim de sua vida e lamentava a sua execução.
O que aconteceu com Catarina de Aragão depois do divórcio?
Com o casamento anulado eAna Bolena prestes a se tornar rainha consorte, Catarina de Aragão passou a viver no Castelo de Kinbolton, localizado em Cambridgeshire, localizado na Inglaterra. Ela faleceu em janeiro de 1536, sendo sepultada na Abadia de Peterborough.
Impossibilitado de ter o apoio papal na sua demanda pelo divórcio, iniciada em 1530, o rei inglês Henrique VIII decidiu-se por romper definitivamente seus laços com a Igreja Católica, vista por ele como um estado dentro do estado.
Jane Seymour, por sua vez, pertencia à facção católica, apoiava Catarina de Aragão e Maria Tudor. Apesar de não ser considerada muito bonita, Chapuys a descreveu como 'um pouco arrogante', pálida e muito formosa, na sua opinião ela tinha 'mais de 25 anos' – ou seja, era uma solteirona para a época.
Quanto tempo durou o casamento de Ana Bolena e Henrique VIII?
Ana de Cleves (1540) cujo casamento com Henrique VIII durou apenas seis meses sendo anulado para que o rei se casasse com a jovem de 15 anos Catarina Howard.