Você pode usar um remédio – paracetamol ou ibuprofeno – para diminuir a dor e o inchaço. Use bolsas de água fria nas mamas após a mamada, para aliviar a inflamação. Pode-se também usar bolsas de água morna, para o leite sair mais facilmente. Tenha certeza de que a mama está vazia depois de cada mamada.
Nos casos mais brandos, apenas o esvaziamento correto da mama pode ser suficiente para o controle da mastite. Porém, quando há febre alta, mal-estar ou prostração, o uso de antibióticos costuma ser necessário. Os mais usados são as penicilinas e cefalosporinas, como dicloxacilina, cefalexina ou cefradina.
Massagens compressivas em movimentos circulares ao redor do seio podem ser muito eficientes. Ao perceber o endurecimento das mamas, insista nessa técnica várias vezes ao dia e tenha paciência. Os grumos levam algum tempo para se dissolver.
É importante também realizar massagem suave nos seios para ajudar a conduzir o leite pelos canais mamários e tornar-se mais fluido, evitando o leite empedrado. Além disso, o médico pode indicar o uso de paracetamol ou ibuprofeno para diminuir a dor e o inchaço da mama.
A terapia inicial consiste em tratar a dor e o edema com compressas frias e analgésicos, como paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como o ibuprofeno.
Considerado um dos remédios para secar leite materno mais usados, a aplicação de compressas geladas sobre as mamas também pode ser uma técnica para tratar o ingurgitamento mamário. Para não queimar os seios, coloque o gelo envolto de um pano ou outro material.
No recipiente utilizado para alimentar o bebê (que esteja em temperatura ambiente), o leite materno pode ficar por, no máximo, 2 horas. Este é o período seguro para evitar que micróbios tomem conta do alimento e prejudiquem o bebê.
O ingurgitamento mamário surge em decorrência da retenção e acúmulo de leite nas mamas. Esse leite acumulado torna-se mais viscoso que o normal, por isso o nome de leite empedrado. Essa situação frequentemente é acompanhada de dor nas mamas, que podem também ficar quentes, vermelhas, tensas e com pele brilhante.
Dor, inchaço, pele dos seios sensível e brilhosa, vermelhidão, nódulos doloridos, febre e calafrios. Se não tratada pode evoluir para mastite. Causas: Não amamentar em livre demanda, bastante leite, demora em iniciar a amamentação, pega incorreta, remoção de leite não frequente e restrição da duração das mamadas.
O Dostinex é um remédio indicado para secar o leite materno, pois contém cabergolina na sua composição, uma substância que age inibindo a produção de prolactina, que é o hormônio responsável por estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias.
Você pode usar um remédio – paracetamol ou ibuprofeno – para diminuir a dor e o inchaço. Use bolsas de água fria nas mamas após a mamada, para aliviar a inflamação. Pode-se também usar bolsas de água morna, para o leite sair mais facilmente. Tenha certeza de que a mama está vazia depois de cada mamada.
Existem muitas dúvidas sobre como tratar leite empedrado e se é possível aliviar o incômodo causado pelo ingurgitamento mamário. Algumas estratégias ajudam a aliviar as dores. O uso da bombinha para retirar o excesso de leite e o uso de compressas de água morna são dicas importantes.
O diagnóstico da mastite geralmente é bastante simples, feito por um mastologista (médico especialista na saúde das mamas) que avalia os sintomas e solicita alguns exames.
Beber menos água e outros líquidos porque eles são essenciais na produção de leite, e com a sua restrição, a produção naturalmente diminui; Colocar compressas geladas nas mamas, mas enroladas numa fralda ou num guardanapo para não queimar a pele.
Para parar a produção de leite já iniciada A dose recomendada de Dostinex é de 0,25 mg (metade de um comprimido de 0,5 mg) de 12 em 12 horas, durante 2 dias (1 mg de dose total).
O que fazer quando o leite empedrado não consigo tirar?
Quando perceber que as mamas estão ficando mais enrijecidas, seja no todo ou em partes específicas, massageie o local. As massagens devem ser compressivas e com movimentos circulares. Além disso, é preciso ter paciência até que o leite volte ao estado normal, e assim possa ser retirado.
O leite empedrado costuma ocorrer nos primeiros dias após o parto justamente pelo fato de os bebês ainda estarem aprendendo a se alimentar. Também pode acontecer se, por qualquer motivo, a criança não consegue fazer a sucção adequada.
Métodos farmacológicos: Os medicamentos mais conhecidos para inibir a lactação são os derivados do ergot (bromocriptina e cabergolina), são antagonistas da dopamina e atuam diminuindo os níveis plasmáticos da prolactina.
Infecções de mama são tratadas com antibióticos tais como dicloxacilina, cefalexina, clindamicina ou, às vezes, eritromicina. A dor e o inchaço são controlados com compressas frias e analgésicos tais como paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), inclusive ibuprofeno.
Como resultado disso, surgem métodos alternativos de tratamento de casos leves de mastite clínica – e um dos mais utilizados para o tratamento de casos de MC é o anti-inflamatório cetoprofeno.
Se você sentir nódulos nas mamas, pode fazer calor local (compressa aquecida na região) e massagem, inclusive durante a mamada. Algumas vezes por meio da massagem é possível extrair “o tampão”, um pequeno cilindro esbranquiçado composto principalmente por gorduras saturadas.