Quem comunica o óbito ao INSS?

A responsabilidade de comunicar o óbito ao INSS é do cartório. "Não queremos que permaneçam como vivas pessoas falecidas e, muito menos, que pessoas mortas sejam consideradas vivas”, explica José Cechino, secretário executivo do Ministério da Previdência Social.
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Como o INSS fica sabendo que o aposentado faleceu?

A comunicação se dá pelo Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – SIRC (art. 177 da IN 128/2022). Portanto, quando a pessoa morre a aposentadoria é cancelada automaticamente pelo INSS, tendo em vista a comunicação entre os órgãos.
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Como informar ao INSS falecimento?

O requerimento deverá ser realizado pelo serviço “Pagamento de Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário” de forma online pelo site e aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.
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O que acontece com o INSS de uma pessoa falecida?

Os dependentes solicitantes da pensão por morte do INSS têm direito a receber 50% do valor da aposentadoria mais 10% para cada dependente, com limitação de 100% do que era pago ao aposentado.
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Quem informa o óbito?

O Médico responsável deve preencher integralmente A DECLARAÇÃO DE ÓBITO (DO) (LEI Nº 11.976, DE 7 DE JULHO DE 2009), que é documento oficial do Sistema Único de Saúde para atestar a morte de indivíduos, pacientes e não pacientes.
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Certidão de Óbito Para Benefícios - INSS | Dra Liliana Delfino

Quem comunica o óbito à Receita Federal?

Atualmente, a comunicação dos óbitos é obrigatória apenas entre os diversos cartórios e para a Justiça Eleitoral.
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Tem que levar atestado de óbito no INSS?

Para comprovar a morte do segurado, é preciso apresentar a certidão de óbito ou o documento emitido pela Justiça alegando o óbito presumido.
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Qual o prazo para dar baixa no INSS por morte?

O prozo para solicitar o benefício após o óbito do segurado é de 90 dias. Nos últimos tempos, a pensão por morte no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem passado por significativas mudanças em seus critérios, afetando prazos para solicitação e a duração do benefício.
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É crime receber benefício de pessoa falecida?

Os valores não recebidos em vida pelo segurado serão pagos após a análise dos requerimentos. A pessoa que recebe indevidamente o pagamento de segurado falecido pode vir a responder pelo crime de apropriação indébita.
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Quanto tempo leva para bloquear a conta de um falecido?

Após o falecimento, as contas bancárias do falecido não são automaticamente bloqueadas, porém este bloqueio pode ocorrer após o cartório comunicar o óbito aos órgãos competentes. Assim, é comum que, por questões de segurança, o banco seja informado do falecimento e tome medidas para evitar movimentações indevidas.
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Para quem fica a aposentadoria depois que a pessoa morre?

Nessa sistemática, a cota familiar é de 50% do valor da aposentadoria recebida pelo segurado, ou da aposentadoria por incapacidade permanente que faria jus na data do óbito, acrescida de 10% a cada dependente, até o máximo de 100%.
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Pode retirar dinheiro da conta de falecido?

Sim! Assim que uma pessoa falece, suas contas bancárias são bloqueadas. Isso significa que ninguém pode movimentar o dinheiro até que se resolva o processo de inventário. O inventário é um processo legal que reúne todos os bens do falecido, incluindo o saldo bancário, para que possam ser divididos entre os herdeiros.
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Qual o valor do auxílio funeral do INSS?

Caso seja custeado por familiares, conforme dispositivo legal, o valor será equivalente a um (01) mês da remuneração ou provento. Se custeado por terceiros, será indenizado o valor custeado, devidamente comprovado, até o limite do valor da última remuneração ou provento do(a) falecido(a).
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Quando morre tem que avisar o INSS?

Qual o prazo para informar o falecimento ao INSS? Não há um prazo específico, mas é recomendável informar o quanto antes para evitar complicações e recebimentos indevidos. Para mais informações, consulte os procedimentos oficiais do INSS.
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Como comunicar um óbito no INSS?

LOC 2 ACS:Mas quem quiser pode avisar ao INSS? Os dependentes ou familiares do segurado falecido podem comunicar o óbito, mas não é obrigatório. Pode ser feito através do MEU INSS, acessando o serviço "SOLICITAR DESISTÊNCIA, ENCERRAMENTO OU RENÚNCIA DE BENEFÍCIO", ou pode comunicar também pela Central 135.
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Pode sacar o último benefício do falecido?

É importante esclarecer que, após a morte do segurado, não se deve sacar os valores relativos a benefícios recebidos do INSS. Essa regra vale mesmo para os casos em que o falecimento gera direito à pensão por morte.
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Como cancelar o benefício do INSS por morte?

Ou, pedir encerramento do benefício de pessoa falecida.
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “solicitar desistência”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;
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Quando um aposentado morre, tem direito a auxílio funeral?

O auxílio funeral do INSS pode ser solicitado, quando a pessoa falecida atende os requisitos aqui já descritos. Os familiares ou pessoa responsável podem solicitar após o falecimento, levando o comprovante dos gastos com o funeral. Os valores serão reembolsados mediante o pagamento na conta bancária apresentada.
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Como transferir INSS de falecido?

Importante!
  1. Entre no Meu INSS.
  2. Informe seu CPF e senha.
  3. Clique em Novo Pedido.
  4. Digite: Pensão por morte urbana.
  5. Escolha o benefício.
  6. Leia e avance conforme instruções.
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Como o INSS descobre que a pessoa morreu?

A comunicação oficial do falecimento do segurado é de responsabilidade do cartório que processou a certidão de óbito, sendo facultativo a indicação por parte de familiares de dependentes. Caso seja de interesse da família, pode-se informar ao INSS através do portal Meu INSS e pelo canal 135 o ocorrido.
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Quando a pessoa morre, o CPF é cancelado automaticamente.?

Desde 2017, o CPF da pessoa falecida é cancelado automaticamente após a emissão da certidão de óbito em 15 estados brasileiros (SP, SC, PR, RJ, ES, MS, DF, GO, PE, CE, PI, AP, RR, MG e AC). Entretanto, nos estados onde o sistema ainda não foi adotado, é necessário solicitar o cancelamento do CPF.
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Quanto tempo após o óbito pode pedir pensão por morte?

Com relação ao prazo para pedir a pensão, os dependentes do segurado que faleceu têm de solicitar o benefício em até 90 dias após a morte, para ter direito a receber desde a data do óbito. O prazo é maior para os filhos menores de 16 anos, que têm até 180 dias para fazer a solicitação.
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Quem deve comunicar o óbito à família?

Os Esclarecimentos de cunho técnico, que envolvem o óbito, devem ser prestados por médico”.
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Como solicitar o auxílio funeral do INSS?

A solicitação do Auxílio-funeral deve ser feita por meio do SOUGOV.BR, pelo aplicativo ou na versão web: www.gov.br/sougov. Clique aqui para saber como requisitar o Auxílio-funeral. O auxílio-funeral é um benefício concedido pelo DECIPEX em razão do falecimento do servidor aposentado.
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Quando uma pessoa morre, a aposentadoria fica para quem?

Pode receber a pensão por morte a viúva, ou o viúvo. Isso ocorre independente do falecido ser ou não aposentado, portanto, se o marido já era aposentado, a viúva poderá requerer a sua pensão por morte.
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