Rolos de espuma poliéter e poliéster – São recomendados para aplicação em superfícies lisas. A espuma poliéster tem densidade maior e estrutura celular mais fina. Ela retém mais tinta e proporciona melhor alastramento e acabamento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética.
Para superfícies lisas, use um rolo de lã de pelos curtos ou um rolo de espuma. Já para superfícies rugosas, use um rolo de lã de pelos longos. Por sua vez, para acabamentos suaves e uniformes, use um rolo de microfibra.
Para aplicação da Textura Lisa em uma única demão - aplicar previamente selador ou tinta acrilica na mesma cor que será aplicada a Textura e transferir a quantidade mínima para duas demãos indicada pelo fabricante para efeito de garantia e resistência.
A textura lisa tem uma composição mais leve e tem como principal função dar mais elegância e sofisticação ao ambiente. Escolhida principalmente para ambientes internos, geralmente aplicada em uma única parede,os desenhos formados pela textura lisa dão a sensação de conforto e fluidez no local.
MODO DE APLICAÇÃO: Aplicação com rolo - Diluir o produto com, no máximo, 5% de água. - Aplicar com rolo de nylon (encharcar o rolo e deslizar sobre a parede).
A principal diferença entre o grafiato e a textura é o visual da parede. Enquanto o resultado do grafiato é um aspecto rústico, de ranhuras eminentes, a textura se apresenta de formas variadas, com círculos, xadrez, projetado, envelhecido, arrepios e outros efeitos.
Esta é a opção mais prática e econômica para alisar texturas de baixíssimo relevo para que a cobertura fique fina e delicada sem comprometer o nivelamento da parede. Depois de aplicada, é só lixar e pintar.
Depois da limpeza e antes de aplicar a textura ou o grafiato, você pode utilizar uma camada de selador ou um fundo preparador de paredes, ele ajuda a garantir uma maior durabilidade do revestimento e aumenta ainda mais a uniformidade da superfície e resistência a umidade.
RENDIMENTO: 15 a 31m² /galão de 25kg/ demão. O rendimento é variável de acordo com a irregularidade e absorção da superfície, espessura, método, técnica e condições de aplicação.
As melhores opções de Rolo para textura você encontra aqui, na Leroy Merlin. Além de comprar 120 produtos de diferentes modelos, você ainda pode aproveitar os menores preços em ofertas exclusivas e todas as facilidades para fazer suas compras!
Os rolos de espuma ou poliéster possuem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina. Por conta disso, eles retêm mais tinta e, consequentemente, proporcionam maior propagação das tintas acrílicas e sintéticas. No entanto, diferente dos rolos de lã, estes são indicados apenas para superfícies lisas.
2. Posso diluir o revestimento? Sim, caso haja a necessidade de diluir para que o produto fique mais homogêneo, é possível acrescentar uma certa quantidade de água, conforme orientação do fabricante descrita na embalagem.
Em caso de paredes com textura mais rugosa, recomendam-se rolos com fios maiores de lã, por exemplo, que possuem alta capacidade de reter a tinta. Além disso, por conta dos desníveis, é indicado passar de duas a três demãos de tinta na textura para a solução alcançar toda a extensão.
Para superfícies lisas, recomenda-se o uso de rolos de lã ou espuma. Para superfícies rugosas, recomenda-se o uso de rolos de lã de maior altura. Para tintas à base de água, recomenda-se o uso de rolos de lã ou espuma. Para tintas à base de solvente, recomenda-se o uso de rolos de lã natural.
Os rolos de pintura são utilizados para aplicar a massa corrida ou a tinta de base na parede antes de realizar a textura. Eles ajudam a cobrir grandes áreas com rapidez e eficiência.
Superfícies com textura irregular, com gesso mal-aplicado ou reboco áspero, também têm uma resistência limitada para a tinta, podendo descascar futuramente. Rachaduras na superfície em que a tinta será aplicada ou nas estruturas próximas também podem levar ao esfarelamento e ao descascamento.
Grafiato tende a ser mais resistente do que muitos tipos de textura, especialmente em ambientes externos. Ele é conhecido por sua durabilidade e capacidade de ocultar imperfeições, além de proporcionar uma proteção adicional contra umidade e variações climáticas.
Textura Lisa: É a mesma massa da textura rústica porém sem o quartzo ("areia"). Faz efeitos mais lisos, ondulados e com mais profundidade. Pode ser aplicada com rolo para texturas, gerando infinitos efeitos diferentes.
“A superfície tem que estar reta, sem buracos fundos ou infiltração”, afirma Isaac. Às vezes, é necessário um pouco de massa corrida niveladora e depois uma leve lixada para deixar a superfície homogênea. A norma NBR 13245 recomenda que a parede esteja limpa, firme, coesa, sem gorduras e sujeiras.
As texturas com grãos maiores são as mais resistentes e, por isso, as mais usadas nas fachadas. Não existem limitações para o uso da solução nos ambientes externos, porém, nos internos, a textura com tintas deve ser aproveitada com cuidado.