Utilize o rolo de espuma maior nas áreas maiores e o rolo menor nas áreas menores. Os pincéis devem ser usados em acabamentos e cantos. Retire o excesso de verniz do rolo ou do pincel para evitar que escorra.
- O Rolo de Espuma da Condor é 100% poliéster e ideal para superfícies metálicas e madeiras lisas com tintas látex, óleo, esmalte, acrílica e vernizes.
As ferramentas necessárias para aplicação do verniz são: rolo de espuma, pincel de cerdas macias ou pistola de aplicação, bandeja ou caçamba, aguarrás, lixa para madeira 150 e 220, fita crepe e plástico, jornal ou lona para proteger áreas que não serão pintadas.
Em primeiro lugar, é necessário lixar a porta. Isso é importante para tirar todas as imperfeições do material, que podem atrapalhar no momento da aplicação do verniz. Comece com a lixa mais grossa, fazendo os movimentos sempre no sentido da textura da porta.
O selante melhora a fixação da madeira de modo que a cor ou o verniz sejam muito mais facilmente impregnados na madeira e por muito mais tempo. A qualidade do acabamento da madeira tratada com selante antes da pintura ou envernizamento, é melhor em termos de textura e maciez.
Se a tinta a ser utilizada na pintura for à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água. Se a tinta for à base de solventes, umedeça o rolo com o solvente de acordo com a tinta a ser pintada. Isso evitará pelos e fará com que o rolo absorva melhor a tinta.
Para superfícies lisas, use um rolo de lã de pelos curtos ou um rolo de espuma. Já para superfícies rugosas, use um rolo de lã de pelos longos. Por sua vez, para acabamentos suaves e uniformes, use um rolo de microfibra.
O Pincel Atlas de Cerdas Brancas com duas polegadas é o mais indicado para pinturas com verniz, pois as suas cerdas macias contribuem para o fino acabamento que o verniz exige. Também pode ser usado na aplicação dos demais produtos de acabamento, como óleos e ceras.
Cerda Preta. Os pincéis de cerda preta são ideais para situações em que você for usar tinta a óleo. Sendo geralmente utilizado para acabamento em madeira e em pinturas decorativas.
Os rolos de espuma ou poliéster possuem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina. Por conta disso, eles retêm mais tinta e, consequentemente, proporcionam maior propagação das tintas acrílicas e sintéticas. No entanto, diferente dos rolos de lã, estes são indicados apenas para superfícies lisas.
Para a primeira pintura sobre massa acrílica ou corrida, drywall ou gesso, o ideal é usar rolo de lã com pelos curtos de 9 mm ou trincha. Já para a repintura de blocos de concreto, fibrocimento, textura e reboco, o recomendado é usar rolo de lã com pelos médios de 22 mm.
Pro verniz funcionar bem, é importante preparar a superfície da forma certa antes de aplicar. Primeiro, use uma lixa pra tirar manchas, marcas e imperfeições. Depois, tire todo o pó usando um pano úmido. Aí, é só passar o produto, usando um pincel, pistola ou spray.
O verniz não deve ser aplicado diretamente na madeira. Antes disso existem algumas etapas de preparação que devem ser feitas. A aplicação do verniz será a última etapa de todas.
Para remover grandes quantidades de material, como vernizes antigos ou camadas grossas de tinta, opte por lixas com granulação mais baixa, como 80 ou 100. Para suavizar a superfície e prepará-la para acabamentos, escolha uma lixa com granulação média, geralmente entre 120 e 150.
O rolo de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro) é indicado para tintas PVA e acrílica. Já o rolo de espuma deve ser usado para aplicar esmaltes, tinta óleo e vernizes. Enquanto o rolo de espuma rígida ou borracha é recomendado para dar efeito em texturas.
E o rolo e a pistola, servem para aplicar verniz? A resposta correta para essa pergunta é: talvez. Neste caso, é preciso verificar a indicação de aplicação conforme informações da embalagem. Isso porque o tipo de matéria-prima utilizada na fabricação do produto pode exigir uma aplicação diferente.
O que é melhor para pintar madeira, pincel ou rolo?
O pincel é uma das principais ferramentas para pintar uma superfície por sua facilidade de uso e acabamento mais rápido. Como é um instrumento menor em relação ao rolo, também é uma opção que garante uma precisão maior.
Se você for utilizar a tinta à base d'água, o rolo de pintura deve ser molhado com água também. Entretanto se a tinta for à base de solventes, o rolo deve ser umedecido com um solvente, como aguarrás. Isso é recomendado pois fará com que o rolo não solte nenhum pelo e absorva melhor a tinta.
Coloque as ferramentas em solvente até que a tinta amoleça. Isso pode levar algumas horas. Em seguida, esfregue com jornal velho para remover resíduos de tinta. Após essa etapa, tente lavar com água e sabão e deixe secar.
Quando chegar a hora de limpar os pincéis e rolo de pintura, experimente misturar meia xícara de amaciante e acrescentar água morna em um balde. O amaciante de roupas reduz a tensão superficial entre líquidos e sólidos, tornando a água “mais úmida”. Deixe o rolo de molho por um tempo e o amaciante de roupas irá agir.
Antes de envernizar a madeira, é recomendado aplicar um selante próprio, que tem a função de selar os poros da madeira, reduzindo a absorção do verniz e proporcionando uma superfície mais uniforme e preparada para receber o acabamento final.
Quantas mãos de verniz é o ideal? O número de camadas de verniz pode variar muito, principalmente devido à madeira utilizada e ao ambiente em que ela se encontra. A principal recomendação, porém, é a seguinte: Ambientes internos = 3 a 4 demãos.
Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento. 4) Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos.