Sabonetes para tratamento da acne ou shampoos anticaspa com ácido salicílico merecem atenção redobrada. Assim como o retinol, o ácido salicílico causa irritação na pele, que é prejudicial para as grávidas; em casos extremos, quando há uma superdosagem, pode induzir má formação e tumores no bebê.
Estou grávida e Usei sabonete com ácido salicílico?
Utilizado principalmente para o tratamento de acne, o uso do ácido salicílico não é totalmente proibido durante a gravidez. No entanto, por ser absorvido em grande quantidade pela pele, o seu uso deve ser limitado a pequenas áreas e sempre em baixa concentração.
O retinol, um dos derivados do ácido retinóico, é outra substância a ser evitada. Ele costuma estar presente em cremes anti-idade ou tratamentos clareadores de manchas da pele, promovendo a renovação celular por meio da descamação, o que pode causar problemas.
A oleosidade tende a ser menor nos últimos meses da gestação, podem ser usados eventualmente sabonetes a base de enxofre, mas não é recomendado o uso de remédios para tratamento da acne, eles só devem ser usados sob orientação médica, porque alguns podem ser teratogênicos e causar sérios danos ao feto mesmo quando ...
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), produtos solares com ureia devem ser evitados durante o período gestacional, principalmente em concentrações superiores a 3%.
– Ácido salicílico (salicylic acid ou ingredientes que contenham salicylate) – geralmente usado para tratar acne, o uso é desaconselhado pela possibilidade de malformação fetal.
A higiene íntima durante a gestação não exige nada complicado. Lavar a região íntima uma vez por dia, na hora do banho, já é o suficiente. Não é recomendado usar a ducha higiênica, nem mesmo quando não se está grávida, porque o jato pode facilitar que microrganismos do meio externo entrem na vagina ou mesmo no útero.
Optar por um desodorante natural e suave, como o desodorante cristal Alva, é uma maneira simples de evitar a exposição a esses compostos indesejados. O desodorante cristal da Alva é formulado com ingredientes naturais, sem o uso de produtos químicos como: parabenos, álcool ou fragrâncias sintéticas.
Sempre que possível, evite produtos que contenham hidroquinona, retinoides, disruptores endócrinos (como ftalatos, parabenos e triclosano), fragrâncias e metais pesados.
Sim! É considerado seguro usar perfumes durante a gravidez já que os ativos químicos contidos nos perfumes não se infiltram na pele, permanecendo apenas na superfície cutânea.
Antes de tingir as madeixas, observe se a coloração é livre de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados. Essas substâncias são totalmente proibidas! Vale lembrar que xampus matizadores ou desamareladores devem ficar guardados até o nascimento da criança.
Entre eles estão o ácido salicílico, a ureia, a cafeína e o ácido retinóico. “Os ativos não liberados durante a gravidez são à base de retinóides, porque já existem estudos que os ligam à má formação fetal.
A etapa de limpeza da pele continua fundamental, mas é importante optar por formulações de sabonetes suaves que evitem fragrâncias sintéticas e fortes na formulação e ácidos. Também é recomendado evitar produtos que tenham derivados de petróleo na formulação, pois são disruptores endócrinos.
Não se espera efeitos durante a gravidez, tendo em vista que a exposição sistêmica a Peróxido de benzoíla é muito limitada. Entretanto, o Peróxido de benzoíla deve ser utilizado durante a gravidez somente se o benefício esperado justificar o potencial risco para o feto.
Por que utilizar um sabonete de enxofre na pele? O enxofre é um mineral com propriedades anti-inflamatórias, adstringentes e anti-bacterianas. Por isso, sabonetes à base de enxofre são muito indicados para auxiliar no tratamento da pele acneica, pois diminuem a oleosidade e aliviam inflamações.
Estou gestante posso continuar usando o sabonete líquido Actine Darrow o da embalagem laranja ? Boa tarde, não deve continuar o uso. Esse sabonete possui ácido salicílico em sua composição, devendo ser evitado durante a gestação.
Além de substâncias tóxicas como o álcool e o excesso de açúcar, alimentos como peixes crus, frutas e legumes mal lavados devem ser evitados, pois podem estar contaminados com microrganismos que podem provocar alterações congênitas do bebê e aborto espontâneo.
Quais doenças na gravidez podem afetar o bebê? Entre as doenças preexistentes, destacam-se o diabetes e a hipertensão arterial. Já entre aquelas que surgem na gravidez (não, necessariamente, em função dela), pode-se citar a anemia e diversas infecções.
A gestante que não possui contra-indicações para atividade física pode continuar fazendo suas atividades domésticas como varrer, cozinhar, lavar e passar roupas. As restrições a serem observadas são para atividades que apresentam risco de queda, como subir em escadas e móveis.