Celebração a Ogum Entre os orixás, está Ogum que, no sincretismo religioso, está associado a São Jorge, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A relação entre o orixá e o santo católico está em elementos como a batalha, a espada e a coragem.
O Orixá Ogum, rege o trono masculino da Lei e da Ordem em um dos 7 tronos sagrados na Umbanda, o polo magnético positivo é ocupado por Ogum e o polo magnético negativo feminino é ocupado por Iansã neste trono. O elemento de Ogum é o ar, por tanto, na linha pura do ar elemental só temos Ogum e Iansã como regentes.
Na umbanda, como uma série de entidades, aparece como Beira-Mar/Marinho (quiçá de mariuô), Malê, Dilê (Oggun Nile da santeria), Nagô, Iara (em iorubá: yára; lit. "rápido", "ativo"), Matinada, Metá, Naruê, Oiá, Rompe-Mato, Xoroquê, Mejê ou Mejejê (Ògún méjeje).
Ogum é um Orixá que representa a coragem, a guerra, a tecnologia, o trabalho árduo, o ferro, a caça e a agricultura. Ogum teria sido criado com os outros Orixás quando Olodumarê criou os Orixás, o mundo e a humanidade. Ogum descobriu o segredo do ferro, da agricultura e compartilhou com os humanos.
Mundialmente, é considerado protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. É padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia. Aqui no Brasil, um dos times de futebol mais populares do país, o Corinthians, escolheu o Santo Guerreiro como seu padroeiro.
No Candomblé, São José é sincretizado com Aganju, ou Xangô Aganju, sendo tratado como uma entidade primordial, associada à terra (em oposição à água) e às montanhas e vulcões.
Ogum é o orixá guerreiro cultuado na umbanda e no candomblé. Seu símbolo é a espada e seu dia de semana é terça-feira. O dia desse orixá é ideal para fazer oferendas e celebrar o poderoso guerreiro. Por isso, separamos os rituais do Dia de Ogum para renovar sua proteção com a ajuda do Orixá guerreiro.
Além disso, o orixá protege os agricultores, os soldados, artesãos e seus filhos e todas as pessoas que lhe pedem ajuda nas lutas, para fazer justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.
Ogum: A cor da vela associada a Ogum é o vermelho, simbolizando a força, a coragem, a determinação e a proteção. Ogum é um guerreiro e protetor, sendo reverenciado com velas vermelhas.
Segundo a tradição católica, Jorge, o santo, nasceu na Capadócia, na Turquia. Já Ogum, originalmente, era cultuado no território que atualmente corresponde à Nigéria – a mais de 7 mil quilômetros da Península da Anatólia. Na África, Ogum é o ferreiro dos orixás, ligado à guerra e à agricultura.
No ano de 303, o imperador publicou um edito considerado o marco da mais sangrenta perseguição aos cristãos. Jorge teria então doado todos os seus bens aos pobres e, apresentado-se a Diocleciano. Ali declarou sua fé em Cristo, rasgando o decreto. Acabaria torturado e morto por decapitação, segundo o texto do Vaticano.
Zeca Pagodinho, Jorge Benjor, Regina Casé, Giovanna Antonelli, entre outros, celebram o santo em seu dia. São Jorge, Ogum, Jorge da Capadócia, Santo Guerreiro. São muitas as denominações, mas o santo celebrado neste 23 de abril, feriado estadual no Rio de Janeiro.
Ogum é o orixá da guerra, da tecnologia e da coragem. Ele é associado à força, determinação e luta. É considerado um guerreiro e um protetor. As cores de Ogum são azul escuro e verde, ou vermelho dependendo da religião.
Saudação: "Ogunhê". Cores: azul-escuro, vermelho e preto. Em uma terça-feira, após limpar as contas, monte sua guia e coloque-a para secar ao ar livre.
Mostram se líderes, natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e às vezes rudes. Alguém por sua vontade e ideias, arrependem se quando veem que erraram. Assim, tornam se abertos a novas ideias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas.
Aqui o Orixá Ogum é abordado como Divindade, jamais dissociado de Deus, como o Orixá manifestador da Lei, da ordenação e do direcionamento do Divino Criador. Ogum é o Guardião dos Mistérios da Natureza, regula toda a evolução dos seres e da Criação.
1 Lata de cerveja clara (elemento etílico da força de Ogum, dinamiza o que esta sendo pedido e os elementos que estão sendo utilizados); 1 Charuto (para trazer Axé, positividade e limpar sua jornada); Incenso (da sua preferência); Azeite de dendê (para brandar os problemas e acalmar os caminhos)